sexta-feira, 17 de maio de 2013

REJANE SOUZA: UMA EXPLOSÃO DE DOMINIOS SOBRE LEITURA NO RN

 

CURRICULUM VITAE 

 

I. DADOS PESSOAIS

 
NOME COMPLETO: Rejane de Souza
ENDEREÇO RESIDENCIAL: Rua da Integração, 2309 - Nísia Floresta/RN.
TELEFONES PARA CONTATO: 9112-5019

II. FORMAÇÃO ACADÊMICA

a) GRADUAÇÃO
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa; Literaturas brasileira, portuguesa e anglo-americana.
b) PÓS-GRADUAÇÃO
Mestra em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.
Tema de estudo: Luiz Gonzaga: poesia do canto e canto da poesia.
Doutoranda em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. (Texto pronto, em fase de defesa)
Ex- Membro da base de pesquisa: Grupo de Pesquisa Ponte Literária de Estudos hispano-brasileiros da UFRN.
c) Graduanda do Curso de Língua e Literatura Espanhola da UFRN.

III. ATUAÇÃO PROFISSIONAL


ÁREA DOCENTE
Atuação como professora de Redação e Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do RN.
Atuou como professora de Língua Portuguesa e Redação na Escola Estadual Fco Ivo Cavalcanti.
Professora do 5º a 8º série durante 13 anos na Escola Estadual Dr Manoel Villaça
Atuação como professora-substituta de Literatura Portuguesa pelo Departamento de Letras da UFRN entre 2006 - (Período 1 e 2) e 2007- (Período 1 e 2).
Ministrou Curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa para os profissionais de Rádio, TV e Jornalismo, coordenado pelo Sindicato de Rádio, Televisão e Publicidade do RN-SINTRTP/RN. (2003 e 2005).
Professora da UVA (prestação de serviços)- Ministrante de módulos de Produção Textual, Gestão Educacional, Ateliê de Novas Tecnologias, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ateliê de Literatura Infanto juvenil, Metodologia de Língua Portuguesa, Metodologia do Trabalho Científico e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - para alunos de Pedagogia e de Português da UVA - Universidade Vale do Acaraú. IBRAPES (Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior).
Atuou em Cursos de Formação no Brasil Alfabetizado e Oficinas Pedagógicas (SEMANA PEDAGÓGICA) na área de Linguagem nos seguintes Municípios: Natal, Rodolfo Fernandes, Guamaré, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Japi, Monte das Gameleiras, Lagoa Dantas, Monte Alegre, Brejinho, Tibau do Sul, Pipa, Espírito Santo, Alto do Rodrigues, Mossoró, Assu, Ipanguassu, Lajes, Angicos e outros.
Atuação como professora formadora nos Cursos de Formação Continuada para Professores da Rede Estadual que atuam na Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD/RN, de 2004 a 2006.
Ministrou cursos de Língua Portuguesa para funcionários da clínica médica do Dr. Gutemberg Nóbrega, para Empresa ECOCIL, como também para concursos do Tribunal de Justiça entre outros.
ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Atuação como orientadora dos trabalhos de conclusão de cursos (TCC) nas turmas de Pedagogia da UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Exerceu a função de Orientadora do TCC de Literatura e Ensino à Distância pelo IFRN (UAB), entre agosto de 2010 a fevereiro de 2011, pelo sistema de bolsa do Programa Formação de Professores do MEC/FNDE.
Orientação do TCC do Curso de Especialização da Educação Infantil da FIP – 2011.
Orientação do TCC do Curso de Especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem FIP – 2012.
Exerce a função de Orientadora do TCC de Literatura e Ensino à Distância pelo IFRN (UAB) em curso.

ÁREA DE REVISÃO
Atuou como revisora de textos jornalísticos da Redação da Tribuna do Norte, (de 1992 a 2001). Assumiu, também, a Supervisão do setor de Revisão.
Prestou serviços de revisão para o Jornal Cosern sob a responsabilidade da Companhia de Energia Elétrica do RN-COSERN/RN entre 2001 a 2005. E para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Parnamirim entre 2005 a 2008 e Dois A Publicidade.

SERVIÇOS DE REVISÃO PRESTADOS A MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Atuou como revisora do Manual da Cidadania para Educadores, coordenado pela Promotora Gilka da Mata, 2002.
Atuou como revisora do Estatuto do Idoso - Comentado – coordenado e organizado pela Promotora Naide Maria Pinheiro, 2007.
Atualmente, presta serviços de revisão para a Revista Impressa Deguste, onde também assina a coluna Gastronomia e Cinema.
Autora da elaboração do Documento Base do Plano Estadual do Livro e da Leitura do RN – em processo.
OUTROS
Técnica pedagógica da  Suave – Subcoordenadoria de Avaliação Escolar– Proinfo- TV Escola- RPTV/SEEC/RN. E, atualmente, na CODESE – PROLER/FBN =SEEC/RN.
O PROLER atua na área de fomento à leitura, ao livro e à organização de arquivo, normatização de documentos e acervo para Bibliotecas.
Membro do Comitê do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/ SUAVE/CONSED em 2010.
Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Arte e Literatura Barroca do CCHLA/UFRN, em 2010.
IV ATIVIDADES DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

1-   CONGRESSOS

·Participou do VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, em Campina Grande - no período de 14.09 a 20.09.86, organizado pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários J. Pessoa/Paraíba.
·Participou do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA E LITERATURA, em Campina Grande - no período de 18.09 a 24.09.88, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba.
·Participou do X CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA E LITERATURA, em Campina Grande/PB - no período de 16.09 a 21.09.90. organizado pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários da Paraíba.
·Participou do IV Congresso Científico da Universidade Potiguar – UnP, no período de 05 a 07 de novembro de 2002, apresentando a Comunicação : Estilo Poético em Asa Branca e o Auto Morte e Vida Severina”. No mesmo Congresso, freqüentou o Minicurso: Cinema Espanhol: por uma poética do desejo. Discutindo a linguagem do texto científico, promovido pela Universidade Potiguar.
·Participou do X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, realizado no período de 16 a 20 de setembro de 2003, no CEFET em Natal, Rio Grande do Norte.
V.CURSOS

·Participou da 34ª Reunião Anual da Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação com carga horária de 48 horas. Centro de Convenções – Ponta Negra – Natal – RN. Nesse evento, participou do Minicurso: “Potencialidades pedagógicas do erro do aluno no contexto educativo” – 4h/a. na UFRN.
· Participou do Curso de Actualizacíon para Profesores de Español – realizado pela Consejería de Educacíonda Embajada da Espanha e a Secretaria de Educação e Cultura do RN, no período de 30 de julho a 3 de agosto de 2012.
·Participou do Curso de Atualização em Literatura Comparada: “Construção e Desconstrução do épico, Ulisses na Travessia do Grande Sertão”, no período de 09.05 a 10.06.98, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do Curso de Língua e Literatura Populares, no período de 04 a 13.02.1987, promovido pelo Museu Câmara Cascudo.
·Participou do Curso sobre “A Pragmática Lingüística: Introdução à Teoria dos Atos de Linguagem, no período de 15 a 19.08.1988, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do Curso de Leitura e Literatura, no período de 02 a 10.04.1990, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Durante o X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, realizado no período de 16 a 20 de setembro de 2003, participou do minicurso: Poesia y narrativa españolas contemporâneas, ministrado por Sagrario Ruiz y Enrique Rodríguez, promovido pelo CEFET-RN.
·Participou da XI Semana de Humanidades, no período de 19 a 23 de maio de 2003, como aluna do minicurso: Literatura Ibero-americana, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou da XII Semana de Humanidades, no período de 12 a 16 de julho de 2004, como aluna do minicurso: Três poetas españoles, três lecciones de poesía, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou da XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, realizada na Universidade Federal do Ceará, no período de 04 a 06 setembro de 2002, apresentando a Comunicação: O Estilo Poético em Luiz Gonzaga e João Cabral de Melo Neto.
Participou da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, realizada na Universidade Federal da Paraíba, no período de 07 a 10 setembro de 2004, apresentando a Comunicação Individual: “Saudade, meu remédio é cantar”.
VI SEMANAS, ENCONTROS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS

· Participou do XIII Encontro da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada no período de 10 a 12 de outubro 2012, apresentando o trabalho: “A estética (neo) barroca que verte o sertão” – na Universidade Federal de Campina Grande – PB.
· Participou da XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste GELNE – apresentando ao trabalho: “ A estética (neo) barroca que reveste o sertão” – realizada pela UFRN, no período de 04 a 07 de setembro de 2012.
· Participou do VII COLÓQUIO DE ESTUDOS BARROCOS no período de 19 a 20 de setembro de 2011, na condição de apresentadora do trabalho “Riobaldo e Diadorim: o gosto pela incerteza” na mesa-redonda Teses Barrocas na UFRN, com carga horária de 4h/a.
· Participou da X Semana de Letras, realizada na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, no período de 11 a 14 de novembro de 2002, apresentando a comunicação: “As Imagens Poéticas no universo musical de Luiz Gonzaga”, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba.
·Participou do I Encontro Potiguar de Estudantes de Letras, apresentando a comunicação: “A Eterna Travessia”, no período de 13 a 12.12.90, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do I Encontro de Leitura do Proler, no período de 23 a 25.09.99. promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, na Universidade Federal da Paraíba/CCHLA, no período de 07 a 10.09.2003, apresentando a comunicação: “Travessia do ‘Nonada’ pelo Grande Sertão”, promovida pela Universidade Federal da Paraíba.
·Participou do IV Encontro Potiguar de Adolescentes e do I Encontro Regional de Adolescentes do Nordeste, ministrando a oficina Literatura de Cordel, no período de 25 a 27.07.2003, promovida pela OnG Canto Jovem.
·Participou do I Seminário: “Educação e Leitura”, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 07 a 10 de novembro de 1995.
·Participou do II Seminário: “Educação e Leitura”, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 03 a 07 de novembro de 1997.
·Participou do V Seminário Nacional Mulher & Literatura, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 1 a 03 de setembro de 1993.
·Participou do X Seminário de Letras e VI Encontro de Iniciação Científica promovidos pela Universidade Potiguar, apresentando a comunicação: “A Linguagem Poética e suas singularidades nas Veredas do Grande Sertão, no período no dia 29 de novembro de 2002.
·Participou do I Seminário de Literatura Ibero-Americana com o tema: “A Carta de Caminha e seus ecos, ministrado pela professora-doutora do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra, Maria Aparecida Ribeiro, no dia 30 de junho de 2004, na cidade de Natal, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no dia 30 de junho de 2004.
·Participou do Simpósio de Leitura do Rio Grande do Norte como aluna do minicurso: Poesia: prazer em conhecer, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 12 a 13 de setembro de 2002.

ORIENTAÇÕES DE TRABALHO E CONCLUSÃO DE CURSO –TCC

·Orientadora do TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O papel da Literatura Infantil na Sala de aula, apresentado pelo especializando Darcílio Carlos de Souza, no dia 12 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Caraúbas- RN.

·Orientadora do TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O Estímulo e Desenvolvimento da leitura através dos Contos de Fada, apresentado pela especializanda Luiza Maria de Souza Alves, no dia 14 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Grossos- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O Hábito de ler: Uma Prática Indispensável no Processo de Construção da Leitura, apresentado pela especializanda Maria Edineide de Queiroz da Silva, no dia 13 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Marcelino Vieira- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado Literatura Infantil: O Gênero Poesia e sua Contribuição na Construção do Imaginário, apresentado pela especializanda Jadete Rodrigues de Lima, no dia 13 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Marcelino Vieira- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado: A importância da Literatura Infantil: O Gênero Poesia e suas Contribuições para o Desenvolvimento da Criança, apresentado pela especializanda Fabrícia Élida Dantas do Vale, no dia 12 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Caraúbas- RN
VII.PUBLICAÇÕES

Já publicou vários artigos ligados à literatura nos principais jornais da cidade, como o Jornal Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e o Mossorense. E tendo, ainda, um ensaio literário publicado no segundo número da Revista PreÁ da Fundação José Augusto, além de resumos em Anais.
Ensaio sobre “Saudades, meu remédio é cantar”: cantares do amor perdido num trovador sertanejo”. Texto publicado na Revista Parlare – Revista da Pós-graduação da UVA v1.n.1 jan/dez 2008 .ISSN 1983-9383.
Artigo “A pérola irregular do sertão” Publicado no livro “Estudos Barrocos”, organizado por Francisco Ivan da Silva. Natal/ RN- Edfurn, 2008.
É colunista do site http://www.gostodeler.com.br e da Revista Deguste:
Sites onde publica textos ligados à literatura, educação e atualidades.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A VOZ POETICA DE JOSE RAMON SANTANA VASQUEZ


...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
GERALDA




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

INFORMATIVO DO CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM POS GRADUAÇÃO E PESQUISA

CURSOS DE EXTENSÃO NO IFESP - KENNEDY - NATAL/RN

 
Atenção,
Início do curso de extensão em Yôga.
Dia 07 de maio, 3ª feira, às 17 horas iniciaremos nosso curso de extensão em Yôga e Qualidade de Vida.

Agende-se e venha participar. Ioga (em sânscrito e páli: योग, IAST: yoga, AFI: [joːgə]) ou yôga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.
fonte: por e-mail

ATENÇÃO PROFESSOR (A) QUE ESTA EM SALA DE AULA! OPORTUNIDADE IMPERDIVEL.




            Prezados, vejam essa oportunidade 

   A Câmara dos Deputados lançou a terceira edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Trata-se de uma capacitação em educação para democracia exclusiva para professores de escolas públicas, dos Ensinos Fundamental e Médio, e totalmente gratuita.  
É destinada a professores que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. O período de inscrição vai até 26 de maio.
O programa conta com carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de agosto; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância.
   A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial.
Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.
  O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no processo seletivo, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e DF, por ordem de inscrição. Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para participar do programa. Outras informações podem ser obtidas em  www.camara.leg.br/edulegislativa.

  Oportunizem -se!
  Abraço,

 Qualquer informação extra segue abaixo o endereço!

Missão Pedagógica no Parlamento
Câmara dos Deputados
Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – CEFOR
Tel.: (61) 3216-7618/7619 (tratar com Alice e Ana Paula)




segunda-feira, 13 de maio de 2013

A LITERATURA DO ESCRITOR CIRO JOSE TAVARES - BRASILIA/RN



UMA FAMÍLIA CHAMADA RIBEIRA III
                    

Amanheceu o domingo na Ribeira e dentro do silêncio, povoando ruas vazias, tudo parecia adormecido. O dobre do sino da Igreja do Bom Jesus das Dores, anunciando a missa das 10 horas, suspendia a quietude e nos poucos calçamentos existentes, o barulho dos sapatos marcava como um tambor o ritmo da fidelidade cristã de um rebanho reduzido que célere avançava na direção do templo. As senhoras com seus vestidos bem talhados, véus rendados sobre os ombros e nas mãos terços e missais. Os cavalheiros e suas cuidadas fatiotas, barbas aparadas, marchavam a passos largos admoestando a alegria das crianças.
Terminada a celebração, havia cumprimentos à porta e depois o regresso pelos caminhos que voltavam a ser silenciosos. Por inexistir o luxo das serviçais, que nos dias de hoje, se ocupam da cozinha e da limpeza das casas, as famílias estavam organizadas para a execução dos serviços, dividindo tarefas Depois a vida espartana ensinou-lhes que as mesas deveriam ser frugais, mas de boa qualidade. O almoço era cedo, porque, feita a sesta obrigatória, pelo meio da tarde iam às visitas ou as recebiam. Essas aconteciam nos generosos quintais, amplos, limpos, sombreados pelos caramanchões. Cadeiras num círculo e no centro a mesa, coberta por toalhas brancas, engomadas de fazer inveja, pratos, talheres e guardanapos arrumados. Logo vinham os fumegantes bules de café, as leiteiras de louça, os bolos e as jarras de sucos de frutas regionais. Esse era, para as crianças, o momento culminante, quando paravam a algazarra e vinham disciplinados provar dos acepipes.
Anoiteceu o domingo na Ribeira, quando o sol, além do Rio Potengi, corria a deitar nos lençóis da noite, deixando atrás de si um rasto vermelho que parecia fogo incendiando o céu.

sábado, 11 de maio de 2013

O QUE E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

republico na integra

Órgão Responsável: Ministério da Educação

Para que serve? O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Até o fim deste ano, o Mais Educação estará em mais de 30 mil escolas públicas e atenderá, aproximadamente, 5 milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive na área rural.

Como o Programa se insere no Plano Juventude Viva: As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo da escola, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Educação em Direitos Humanos; Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Cultura Digital; Promoção da Saúde; Comunicação e uso de Mídias; Investigação no Campo das Ciências da Natureza; Educação Econômica/Economia Criativa; Agroecologia; Iniciação Científica e Memória e História das Comunidades Tradicionais. São obrigatórias as atividades do macrocampo de Acompanhamento Pedagógico, especificadas nas áreas de Alfabetização/Letramento, Matemática, Ciências, História e Geografia e Línguas Estrangeiras.

Parceiro: secretarias de educação municipais e estaduais

Contato:
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Coordenação Geral de Educação Integral
Esplanada dos Ministérios Bloco L - Anexo I Sala 416 CEP 70047-900 Brasília - DF
Tel.: (61) 2022-9187
Email: educacaointegral@mec.gov.br

Acesse: Mais Educação

fonte:  fonte: juventude viva - secretaria  de  promoção de igualdade racial - governo federal - por e-mail