sábado, 28 de setembro de 2013

EVOLUÇÃO MAIS FORTE NA TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 A 5 ANOS.

Pnad 2012


No Brasil, 98,2% das crianças de seis a 14 anos frequentavam a escola em 2012, conforme apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira, 27. Os números indicam ainda que a taxa de escolarização das crianças de cinco e seis anos atingiu 92%, enquanto em 2002, apenas 77,2% de crianças nessa faixa etária estavam na escola.
O número de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos fora da escola no Brasil caiu 4,8% de 2012 em relação a 2011.

De acordo com a pesquisa, em 2012 o país tinha um total de 44,8 milhões de pessoas de quatro a 17 anos, idade correspondente aos ciclos da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Desse total, 41,5 milhões estavam matriculadas na escola, o que significa que 92,6% das crianças e jovens estão na escola.

O percentual de jovens de 15 a 17 anos frequentando a escola em 2012 foi de 84,1% da população nessa faixa etária. Dos 10,4 milhões de jovens dessa idade, 8,7 milhões estão na escola.

Os números refletem o esforço que o Ministério da Educação tem feito para consolidar ações estruturantes na área de educação. Para a educação infantil, o governo federal tem investido na ampliação do número de creches, firmando parcerias com as prefeituras e utilizando metodologias inovadoras, como os modelos pré-moldados. No ensino fundamental, o governo federal ampliou o número de escolas em tempo integral. Atualmente, já são mais de 49 mil unidades com jornada diária de sete horas. A meta para 2014 é chegar a 60 mil escolas.

Para garantir a permanência dos estudantes do ensino médio, o MEC está formulando juntamente com o Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) a proposta do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, com adesão de todos os estados brasileiros. Atualmente, 86% da oferta do ensino médio é feita nas redes estaduais de ensino.

Entre as ações estruturantes que o MEC vem realizando, investimentos em programas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o recém-criado Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), bem como a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, ajudaram a impulsionar melhorias consistentes nesta etapa da educação básica, oferecendo mais oportunidades e estímulo aos estudantes. Com a meta de atingir oito milhões de matrículas até 2014, o Pronatec oferece cursos técnicos e profissionalizantes de forma concomitante ao ensino médio. Desde o início do programa já foram realizadas 4,2 milhões de matrículas. Já o Sisutec ofereceu em sua primeira edição mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos de 800 a 1200 horas para alunos já formados no ensino médio que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além de ampliar as escolas em tempo integral e investir na melhoria da infraestrutura das escolas, o MEC também investirá no programa Ensino Médio Inovador, por meio da ampliação da carga horária, de 2.400 horas para 3 mil horas, acrescidas, portanto, de 600 horas a serem implantadas de forma gradativa, e ampliação da adesão, visando alcançar a totalidade dos estados. A meta para 2013 é de 5 mil escolas e 10 mil para 2014.

Mesmo com este conjunto de ações, o MEC reconhece que o ensino médio ainda é um grande desafio. Por isso, o MEC continuará trabalhando intensamente, em parceria com as redes de ensino, para superar gargalos históricos, como a adequação idade-série para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no ensino fundamental, bem como a busca ativa de mais de 900 mil jovens de 15 a 17 anos que ainda estão fora da escola.


Assessoria de Comunicação Social

Leia mais:
Analfabetismo no país cai de 11,5% para 8,7% nos últimos oito anos
Palavras-chave: educação infantil, educação básica, educação profissional, analfabetismo
site do mec

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ESCOLA PÚBLICA DO RN ESTÁ ENTRE AS SEIS MELHORES GESTÕES DO PAÍS

A Escola Estadual Terezinha Carolino, de Jaçanã, é uma das seis escolas estaduais de melhor gestão do país, segundo o Comitê Nacional de Avaliação do Prêmio Gestão Escolar 2013, do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed. Além da escola potiguar, outras cinco escolas do país receberão um prêmio de R$ 10 mil e o diploma de “Escola Destaque Nacional”. Dentre elas, sairá a grande vencedora, que receberá R$ 30 mil e o título de ”Escola Referência Brasil”, no dia 31 de outubro, em Brasília.

Essa é a segunda vez consecutiva que uma escola do Rio Grande do Norte se classifica para a final do prêmio de Gestão Escolar. Em 2012, a escola estadual Presidente Kennedy, de Natal, também ficou entre as seis melhores do país e conquistou destaque nacional. Feliz com o resultado, a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, parabenizou o diretor da escola, Oton Mário, e a equipe da unidade. “Não há segredo para uma escola conseguir bons resultados. Quando o diretor e os professores trabalham juntos, com o acompanhamento da comunidade escolar, os alunos sempre saem ganhando.”

Ligada à 7ª Diretoria Regional de Educação, a escola Terezinha Carolino apresenta um prédio bem conservado, possui sete salas de aula, salas administrativas bem organizadas, grêmio estudantil e um serviço de rádio que permite a comunicação entre as salas de aula. Entre as ações desenvolvidas em parceria com o grêmio, a equipe gestora e docente articula a realização de atividades temáticas e passeios ciclísticos, envolvendo a comunidade. Além disso, dispõe de materiais, como globos, mapas, dicionários, revistas, paradidáticos, moldes, projetores, TV , jogos matemáticos, tela digital e videoteca, para as práticas pedagógicas.

De acordo com o presidente da comissão estadual do Prêmio de Gestão Escolar, Edmilson Simplício, um dos critérios usados para a participação no prêmio é o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica - IDEB. “Nos últimos anos, a Escola Estadual Terezinha Carolino, aumentou seu índice de 3,2 para 4,3. Sem falar do crescente índice de aprovação e diminuição da reprovação, que também contaram para a conquista na final nacional.”

O diretor da escola, professor Oton Mário de Araújo, relaciona o resultado aos projetos pedagógicos e científicos realizados em conjunto com os professores e alunos. “Todos estavam bastante empolgados com a possibilidade de realizar um bom trabalho na escola, tanto que a comunidade também nos ajudou, de forma voluntária, a manter a escola bem cuidada”, disse ele. Em novembro, Oton Mário irá participar de um intercâmbio nos Estados Unidos, onde passará 22 dias conhecendo escolas e trocando experiências de políticas públicas em educação.

fonte: assecom da educação
republicado na íntegra

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROGRAMA MAIS PROFESSORES DO MEC SERÁ NOS MOLDES DO MAIS MÉDICOS


A proposta é levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos para melhorar o desempenho dos alunos

O Ministério da Educação (MEC) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O Mais Professores faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado na quarta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.

Segundo Mercadante, o compromisso ainda está em fase de desenvolvimento e depende do orçamento disponível. Entre as ações do programa, está a proposta de levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos ou muito baixos e que tenham um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - índice calculado a partir do fluxo escolar e o desempenhos dos estudantes em avaliações nacionais.


A intenção é que, mediante o pagamento de uma bolsa, professores se disponham a reforçar o quadro dessas escolas. Para as escolas com baixo rendimento, a pasta quer atrair bons professores para melhorar o ambiente acadêmico. Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula.

Segundo Mercadante, as áreas com as maiores carências de professores são matemática, física, química e inglês. O ministro diz que as disciplinas representam cerca de 3% das matrículas de ensino superior, índice que tem se mantido constante. O Mais Professores, esclarece o ministro, ainda é uma proposta em aberto.

Além de atrair professores para áreas carentes, o compromisso propõe o aperfeiçoamento da formação continuada dos docentes, com o desenvolvimento de material didático específico e a criação da Universidade do Professor, uma rede que vai concentrar todas as iniciativas voltadas para a formação docente. Pretende-se que em um mesmo portal o professor possa acessar todos os cursos e programas disponíveis.

A proposta prevê também um redesenho curricular do ensino médio, para que as disciplinas ensinadas tenham uma maior integração entre si. Para que o ensino seja melhorado, a pasta aposta na educação integral. Para 2013, segundo o ministro, está prevista a adesão de 5 mil escolas no ensino de dois turnos. No ano que vem, serão 10 mil centros de ensino.

Faz parte do compromisso a ação Quero ser Professor, Quero ser Cientista, com a oferta de 100 mil bolsas de estudo para jovens que queiram ingressar na área de exatas. Além disso, o ministério desenvolveu, em conjunto com pesquisadores, um kit para estimular o interesse pelas ciências. "Vamos distribuir os kits de ciências para alunos de toda a rede. Ele vai poder manipular, usar. É inspirado em alguns brinquedos, mas mais sofisticado e barato", explicou Mercadante.

Mercadante diz que o ensino médio é uma fase que precisa de atenção. "Andamos muito nos anos iniciais (do ensino fundamental), melhoramos nos anos finais e simplesmente atingimos a meta (do Ideb) no ensino médio. O que é pouco. Ainda precisamos de um salto de qualidade", disse.

Em 2012, 8.376.852 alunos estavam matriculados regularmente e 1.345.864 cursavam o ensino médio pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com o Censo Escolar. A maioria das matrículas do ensino médio está na rede estadual de ensino (84,9%). As escolas privadas ficam com 12,7% das matrículas, as escolas federais com 1,5% e as municipais com 0,9%.

A defasagem idade-série ainda é alta, segundo o MEC, em 2012, dos estudantes matriculados no período, 31,1% têm idade acima do esperado para a série que cursam.



fonte: Agência Brasil
republicado na íntegra 

domingo, 22 de setembro de 2013

E PRIMAVERA!


Primavera cruza o rio
Cruza o sonho que tu sonhas.
Na cidade adormecida
Primavera vem chegando.
Catavento enlouqueceu,
Ficou girando, girando.
Em torno do catavento
Dancemos todos em bando.




,

 Dancemos todos, dancemos
Amadas, Mortos, Amigos,
Dancemos todos até
Não mais saber-se o motivo…
Até que as paineiras tenham
Por sobre os muros floridos!

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Poema de Mário Quintana para Érico Veríssimo, em 1946


 fonte:Mário Quintana
veja também em: Portal luiz Nassif

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COMO SURGE UM DELINQUENTE



LITERATURA DE CORDEL

Entre os retalhos da vida
Quero lhes fazer ciente,
Com sugestibilidade
De mulher inteligente,
Explicando como é fácil
Produzir um delinquente.

Primeiro, eu vou explicar:
Deixar seu filho dizer
Tudo o que ele desejar,
Também o satisfazer
Em tudo que ele quiser
E ainda o defender;

Consentir que o filho faça
O que não é necessário
Sem educação moral,
Sem estilo doutrinário;
Que ele, sem instrução,
Seja um correligionário.

Ou mesmo, pelo contrário,
Com certa indignidade,
Passar a repreendê-lo
Criando-lhe má vontade,
Revolta, ressentimentos
Para a criminalidade.

Perante a sociedade
Ele descarregará!
O que ouviu em criança
Ele não esquecerá,
Depois que estiver crescido
Aos pais envergonhará.

E lógico, o filho terá
O direito de sentir!
Se o casal não tem respeito,
Brigando pra o filho ouvir,
Este julgará conforme
O que aprendeu discernir.

Castigar severamente
Sem seu filho merecer
Ou expulsá-lo de casa,
Negar-lhe roupa e comer;
Ter raiva,  menosprezá-lo,
E, dele, a face esconder,

Como também não querer
Que desfrute a mocidade:
Brincar, amar, passear...
Não gozando a liberdade.
Realmente o jovem vive
Repleto de má vontade.

Falar com austeridade
Sem definir com prudência,
Com falta de estilo e calma,
Fugindo, assim, à decência,
É a instrução que carece
Para a desobediência.

No caso de mais carência,
Privar seus objetivos
Dirigindo-se ao jovem
Com assuntos negativos,
Pois a repressão não traz
Resultados positivos.

Um tratamento abusivo,
Importuno, e negligência,
É mesmo a forma melhor
E de maior influência
Para um jovem praticar
Os atos de delinquência.

Um jovem adolescente
Vivendo a degenerar
Com seus pais nada fazendo
Que o possa recuperar,
Das ações desvirtuadas
Não poderá se safar.

Os conselhos não lhe agradam
Nem a luz do mau juízo,
Antes, nega-lhe atenção,
Para viver indeciso.
Sem o olhar no futuro,
Terá grande prejuízo.

Deixar o filho andar liso,
Malcheiroso, maltrapilho,
Depois de bem pervertido,
Analfabeto e andarilho,
Seus pais escondem-lhe os hábitos
Porque o mesmo é seu filho.

É seguindo esse mau trilho
Que realmente estará
Perdido, irrecuperável!
Isso tudo o levará
A uma vida incapaz
E na mesma viverá.

Assim, continuará
Imoral, sem reajustes,
A família perturbada
Pelos ilícitos embustes
Com os quais o jovem atua
Sem ter jeito e continua
Na senda dos desajustes.

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Guardo no meu coração
Escolhas feitas por mim
Raramente esqueço alguma,
Até mesmo a mais ruim.
Lembranças sempre marcantes
Dos atos itinerantes...
Até das dores sem fim.

Eu escolhi este assunto
Falando do adolescente
Imaginando a carência
Geral que o jovem sente.
Ele, quando é bem amado,
Não necessita o cuidado
Indispensável ao coitado
Abandonado e carente.