terça-feira, 1 de junho de 2010

UNIÃO DE JOVENS SOCIALISTA DO RN ELEGERÁ NOVA DIRETORIA SÁBADO 05/06

Neste sábado a UJS elegerá a sua próxima direção e as ações que desenvolveremos nos próximos dois anos. É um momento fantástico para o amadurecimento da nossa organização e da qualificação de nossa intervenção nos espaços onde existimos.

Envio a vocês um balanço desses quase dois meses de mobilização. Embora ainda longe da meta de filiados, temos diversas fichas que ainda deverão ser cadastradas na rede e, portanto, esses são números parciais sobre o processo.

Até o momento, 18 cidades possuem ao menos um filiado à organização. Esse é um aspecto positivo do ponto de vista do potencial, tendo em vista que há direções municipais consolidadas apenas nas cidades de Areia Branca, Apodi, Caicó e Grossos, além de Natal, que deverá organizar-se em breve.

O título de maior UJS de todo o Rio Grande do Norte, até o momento, cabe à cidade de Areia Branca, que tem - cadastrados à rede - 64 jovens, sendo 57 filiações novas. É importante lembrar que cidades como Apodi e Caicó ainda não registraram todos os filiados na Rede UJS. Todavia, Areia Branca já está bem à frente da capital, representando 38,78% do total de filiados da UJS no Rio Grande do Norte.

No quesito gênero, nenhuma disparidade. 47,87% da UJS é composta por mulheres, sendo essas, em sua grande maioria, militantes do movimento estudantil. São 38 militantes na frente secundarista e 4 na frente universitária. Importante destacar lacunas em informações que deverão ser sanadas nas próximas semanas para termos um panorama mais completo.

Outro fator importante é o interesse mais diversificados dos jovens da UJS por novas e importantes frentes que não a do binômio secundarista e universitário. Houve o interesse pela áreas de esporte (3), cultura (5), ambiental (4), mulheres (2), jovens trabalhadores (6), movimento comunitário (1) e novas tecnologias e democratização da mídia (2). O grande desafio é transformar esses interesses em discussões presentes nas resoluções e atividades da UJS no Estado. A direção estadual deverá estimular o estudo e o interesse de novos jovens a essas áreas que ganham mais espaço e importância entre a juventude.

22,42% dos cadastrados na rede declararam estar em alguma graduação ou já terem se graduado. 1,21% declaram estar concluindo ou ter concluído uma pós-graduação. 34,54% estão cursando ou já concluíram o ensino médio, 21,21% declararam estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e 20,60% dos cadastrados não responderam a esse quesito, embora grande parte tenha mencionado a escola onde estuda. Essa é característica de avaliação fundamental para nós que devemos ocupar importantes espaços da máquina pública. Mudar conscientemente o Estado brasileiro exigirá a formação de jovens progressistas e capazes, intelectualmente, de dirigir esse processo. A UJS deve estimular - constantemente - o estudo e o aprimoramento educacional de seus filiados.

Neste grupo de e-mails saltamos de 70 cadastrados até ontem para mais de 170 hoje, o que nos permite um importante avanço na quantidade de jovens que debate nesta lista e que se orienta por este espaço.

Este é o primeiro balanço desse processo congressual, mas deveremos atualizá-lo até o sábado, de modo a inserir as informações de todas as cidades e, só assim, teremos como fazer uma análise mais completa sobre o saldo desse período de mobilização.

Um grande abraço, nos vemos no sábado. Lembrem-se de seguir o twitter da UJS/RN: http://www.twitter.com/ujspotiguar.

Ramon Alves
(84) 8862-6952
fonte: por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário