A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura por
meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio – SUEM, chega até as escolas com estas
orientações que servirão para nortear a
prática pedagógica dos que compõem a escola noturna do Rio Grande do Norte
(portaria nº 1221/2009)
A presente cartilha além de se configurar com um
guia prático, visa simplificar o que está posto nas Orientações Curriculares do
Ensino Médio Noturno, ao mesmo tempo em que é considerada a referência da
proposta nas escolas noturnas da rede estadual de educação.
ENSINO MÉDIO NOTURNO DIFERENCIADO – O QUE É...
É uma
proposta curricular com identidade própria, que contempla as especificidades do
trabalhador estudante na busca por uma
educação que possibilite a permanência do estudante na escola, assim como o seu
desenvolvimento e a sua formação para a vida e, para o trabalho. A proposta
enfatiza a reformulação curricular para este turno de ensino, com foco nas
peculiaridades dos estudantes do turno noturno, conforme previsto no Art. 4º,
inciso VI da LDB nº 9.394/96 que assegura como dever do Estado a “oferta de ensino noturno regular, adequado
às condições do educando”.
ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
. Blocos
semestrais;
. Carga
horária do curso – 2.400h – 1.800h de atividades presenciais – Base Legal –
obrigatória + 600h de atividades vivenciais ofertadas por meio de um projeto interdisciplinar.
. Aula
em bloco por área de conhecimento;
02
tempos de 90 minutos correspondente a 04 aulas de 45 minutos (ex. 2 aulas de
Biologia e 02 aulas de Química);
. Carga
horária anual: 800 horas (200 dias x 3 horas = 600 horas presenciais + 200 horas
de atividades complementares).
Formação
continuada para os professores;
. Desenvolvimento
de projeto interdisciplinar para Mostra Científica ao final de cada semestre.
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OBJETIVOS
Geral
. Possibilitar a qualidade do processo de
ensino e de aprendizagem, a partir de um currículo com identidade própria com
ênfase nas especificidades dos estudantes desse turno de ensino.
Objetivos
Específicos
. Desenvolver metodologias que atendam as
especificidades do trabalhador estudante;
. diminuir os índices de abandono, de evasão e de
repetência;
promover atividades motivadoras de forma que
os sujeitos envolvidos no processo possam compartilhar os seus saberes (gestores,
professores, funcionários, estudantes, pais, mães e/ou responsáveis) a fim de
que aconteça um trabalho compartilhado;
. monitorar e avaliar as práticas desenvolvidas
nos processos de ensino-aprendizagem;
. viabilizar espaço e tempo para a realização de
um planejamento coletivo de forma que garanta a formação na escola.
METAS
Com vistas
a melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na escola noturna, foram
estabelecidas as seguintes metas:
. fortalecer o
ensino noturno com a visão do mundo do trabalho;
. reduzir a evasão, o abandono e a reprovação no
Ensino Médio noturno;
; elevar
os índices de aprovação no Ensino Médio noturno;
; elevar
os indicadores estaduais (IDEB), como forma de possibilitar o processo de
ensino-aprendizagem;
; melhorar as
condições de permanência do aluno na escola;
; adaptar o
currículo à realidade do aluno noturno, considerando todas as ações do Projeto Pedagógico/PP;
; possibilitar
formação
continuada aos professores.
A
ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL
A proposta piloto
pensada e estruturada de comum acordo entre SEEC e as primeiras onze escolas
que aderiram à proposta, foi organizada para ser semestral, visto que o sistema
utilizado, o seriado, não correspondia a nova realidade que se desejava para
esse turno noturno, já que o foco deveria ser no processo de ensino
aprendizagem dos estudantes.
A concepção
assumida de currículo neste documento tenta superar a ideia de currículo rígido
atrelado a visão de conteúdos abordados de forma fragmentar.
Ao
instrumentalizar a proposta percebeu-se êxito, uma vez que a organização
semestral por bloco aumenta o tempo de convívio entre aluno e professor,
possibilitando assim, um melhor acompanhamento no processo de ensino
aprendizagem.
ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A DISCIPLINA
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
O Ensino
Médio tem como Eixo Estruturante, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais
do Ensino Médio (2012), quatro dimensões: trabalho, ciência, cultura e
tecnologia. Nesse documento, o trabalho é compreendido como Princípio Educativo
e atividade intelectual, bem como, um processo histórico de produção científica
e tecnológica. Assim, o objetivo é
propiciar ações desenvolvidas socialmente para transformação das condições
naturais da vida e a ampliação das habilidades gerais e competências básicas
que tributem para a formação integral dos estudantes e o seu desenvolvimento,
de forma que possa atuar na sociedade com êxito.
Nesse sentido,
torna-se relevante organizar o currículo que incorpore um componente curricular
que possa se articular com os demais que são constitutivos da Estrutura
Curricular desse nível de ensino. Assim, emerge o componente curricular Formação para o Trabalho, no currículo
do Ensino Médio Noturno, com o objetivo de formar o estudante para o exercício
da ética e da cidadania, bem como para o desenvolvimento da autonomia, da
criticidade, da tomada de decisão de sucesso, do empreendedorismo, da
criatividade para sua imersão no mercado de trabalho, sem, contudo, esquecer da
importância da informação transformada em conhecimento, da comunicação e da
tecnologia como categorias constitutivas no processo ensino aprendizagem.
Por ser configurada
como disciplina, a Formação para o
Trabalho, poderá ser desenvolvida com temáticas que busquem envolver o
estudante trabalhador não somente no mundo do trabalho, mas também no universo
da cidadania. As temáticas sugeridas são:
* Trabalho,
ética e cidadania.
* Trabalho,
comunicação e tecnologia.
*
Trabalho e mercado.
*
Trabalho e empreendedorismo.
A disciplina
corresponde a duas (2) aulas semanais, presente nos dois blocos. A priori, a
disciplina deverá ser ministrada por professores licenciados em Filosofia e
Sociologia.
TRABALHO,
ÉTICA E CIDADANIA
Contextualização Histórica da Ética
Ocidental; Ética na antiguidade, no Período Medieval, na Idade Moderna; Ética e
Contemporaneidade; Ética Empresarial e Ética Profissional; Cidadania, sua
origem, e sua relação com o Mundo do Trabalho;
Trabalho e Direitos Sociais.
Referências
ARROYO, Miguel. BUFFA, Ester. NOSELLA, Paolo.
Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? 10ª ed. SP: Cortez, 2002. ISBN:
85-249-0094-6.
LOMBARDE, José Claudinei. Ética e educação:
Reflexões Filosóficas e Históricas. São Paulo: Editores Associados, 2006.
PINSKY, JAIME. Cidadania E Educação. São
Paulo: Contexto.
TRABALHO,
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
Concepções de Trabalho;
Meios de Comunicação: conceitos fundamentais; Mídia e Trabalho: a relevância do
histórico, a situação atual e as perspectivas; Tendências relacionadas à
tecnologia atual: o antes e o agora, a era do computador; Internet na Sociedade
Contemporânea e na Escola.
Referências;
BELONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação.
São Paulo: Ed. Autores Associados, 2005.
LÉVI, Pierre. As Tecnologias da Inteligência.
Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação
Escolar. São Paulo, Cortez, 2005. ISBN: 85-249- 1149-2
CHAVES, O. C.
Eduardo. Multimídia: Conceituação. Aplicações e Tecnologia. Campinas, 1991.
Disponível: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/MULTIMED/mm0.htm
FRANCO, S.R.
Informática na Educação. Rio Grande do Sul, Ed. UFRGS, 2004. ISBN:
978-85-725-765-9
GIANOLLA, Raquel.
Informática na Educação: representações Sociais do Cotidiano. 3ºed. São Paulo
Cortez, 2006. ISBN: 85-249-1212-X
PAIS, L. C. Educação
Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. ISBN:
85-7526-068-5.
TAJRA, Sanmya
Feitosa. Informática na Educação. São Paulo: Ed. Erica, 2000.
TRABALHO E MERCADO
Trabalho
e Mercado: perspectiva histórica; As exigências do Mundo do Trabalho e a Escola;
A globalização: emprego e desemprego.
Referências
ABRANTES, Jose. Gestão de Qualidade. SP, Ed.
InterCiência, 2009.
OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão
Democrática da Educação. 6 ed. R J, Vozes, 2005.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar,
democracia e qualidade de ensino. SP, Ática, 2007
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São
Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros
Passos;171)
ANGOTTI, Maristela. O Trabalho Docente na
Pré-escola: Revisitando Teorias, Descortinando Práticas. 2. ed. :Pioneira
Thomson Learning, 2002. 185p.
SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio
educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João [e.al]. Novas
tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
BEGNATO, Maria Helena. Educação, Saúde e
Trabalho. Campinas: Alínea, 1999.
LUCK, Heloísa. A Escola Participativa: O
trabalho do gestor escolar. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009. 159p.
TRABALHO E EMPREENDEDORISMO
Trabalho
e Empreendedorismo: conceitos, suas características e função para o
desenvolvimento na sociedade e nas organizações de trabalho; Formas de atuação
de um empreendedor; O empreendedorismo e a Escola.
DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora São Paulo: Editora
Cultura, 2003.
Empreendedorismo uma forma de ser. São Paulo:
Editora Cultura, 2002.
.HISRICH, Robert D. PETERS Michael
P.Empreendedorismo.Porto Alegre:Bookman, 2004.
outras informações:
suem@rn.gov.br
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