quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A MESAGEM POÉTICA DE ADEMAR MACEDO


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Para espantar a tristeza
que nos deixa em desalinho,
costumo olhar a beleza
das rosas do meu caminho.
(Ana Maria Nascimento/CE)


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Levando vida inclemente,
velho e guri desprezados,
sem futuro, nem presente,
são dois seres desgraçados...
(Pedro Grilo/RN)


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2008 > Pouso Alegre/MG
Tema > ALMA > M/E.
A paz, que o mundo persegue,
em nosso amor se acentua,
por teu corpo ao meu entregue...
por minha alma entregue à tua!
(Edmar Japiassú Maia/RJ)


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BRUMAS DA VELHICE.

– Roberto P. Acruche –

Os anos passam correndo
e eu acumulando idade;
os cabelos brancos aparecendo,
desfigurando a face da mocidade.
Minha alma insiste, remoça!...
Resiste o tempo e não envelhece.
A dor chega, o corpo padece...
-Deveras!
É só saudade das primaveras
que precederam a de agora...
E nesta hora:
Inédito encanto
livra-me do pranto
renovando-me a esperança
com um riso de moço.
Entretanto:
A idade avança,
atinge a minha alma
que cansa depois de tanto esforço...
Fazendo-me sentir as brumas da velhice!


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Quando se está bem pertinho,
seja o momento qual for,
ternura, afeto e carinho
cabem bem demais no amor.
(Ademar Macedo/RN)


...E Suas Trovas Ficaram:
Na minha prece, um favor
eu peço a Deus, um somente:
fazei renascer o Amor
no peito de toda gente.
(Carlos Guimarães/RJ)


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O poeta populartem na boca

a liberdadee se torna divindade

no modo de versejar,

pois se dana a inventarum mundo de fantasiacom

arte e sabedoriapra melhor assim viver;

e pra o povo não correrda luta do dia-a-dia.

(Poeta Hegos/RN)


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APANIGUADOS.
– Haroldo Lyra/CE –Tenho pena de quem não é capaz

De sustentar-se pelos próprios meios,

Nos donativos finca os seus esteios

E a propaganda de um viver falaz.

Tenho pena dos que romperam veios


Das batalhas que não enfrentam mais;

Mendigos de padrões oficiais

Classificados sem quaisquer receios.

Que pena!... quando o silo esvaziar-se


E o joio dessa safra esparramar-se

Sobre as mentes que o dolo enfeitiçou.

Será penoso então o amanhecer,


Pois apenas terão para comer:

As sengas do pão que o diabo amassou.

domingo, 22 de agosto de 2010

UM SONHO, UMA CONQUISTA! ARTIGO DE JANEAYRE SOUTO - DIRETORA DO SINTE/RN



Um Sonho, Uma Conquista!


JaneayreAlmeida de Souto*

“Sonhoque se sonha só,
É só um sonho.
Sonho que se sonha juntos,
É realidade.”


Os professores começaram a fundar a ssociações de classe um pouco antes dos meados do século 20 passado. A maioria data de 1945 para cá. Os funcionários custaram muito mais a se organizar, mesmo porque não havia uma identidade da categoria: eles se dissolviam entre os outros funcionários públicos dos estados e das prefeituras.
No início da década de 80 alguns professoressócios das entidades ligadas CPB – Confederação de Professores do Brasil (atualCNTE) – e mesmo dirigentes de algumas delas, quiseram dar um novo nome e uma dinâmica à Confederação, que eles consideravam muito tímida. Surgiu a tentativa de construção da UNATE – União Nacional de Trabalhadores da Educação. Era o tempo da “fervura Sindical” no ABC paulista e em outros centros industriais.
A UNATE não vingou, mas a idéia de abrir a Confederação de Professores para todos os trabalhadores do ramo de atividade“educação” estava lançada.
Em janeiro de 1988, no XXI Congresso, emBrasília, a CPB se filiou à CUT. Em janeiro de 1989, no XXII Congresso, emCampinas, a CPB aprovou o indicativo de unificação com a FENASE (Federação de Supervisores), FENOE (Federação de Orientadores) e CONAFEP (Coordenação deFuncionários). A partir daí, começou o trabalho de uma Comissão de Unificação,para elaborar a proposta concreta e jurídica para o ano seguinte.
Em janeiro de 1990, em Aracajú, deu-se a unificação, com plena adesão e aprovação dos professores e funcionários. Pela primeira vez dezenas de funcionários votaram em pé de igualdade proposições sobre conjuntura política nacional, política sindical e política educacional.Embora ainda existindo problemas em relação à unificação, esta avançou substancialmente em relação à situação anterior. E, portanto, para que esta unificação aconteça na sua totalidade é necessário que associe-se a ela a lutapela profissionalização e valorização dos funcionários como educadores e cidadãos.
Em nosso estado a história de luta e organização dos funcionários da educação não é diferente.
A nossa luta começa quando alguns funcionários passaram a fazer parte da direção da ANSE (Associação Norte Rio Grandense dos Servidores Estaduais) e em 1988 com a aprovação da novaConstituição Federal os servidores públicos passaram a se organizar em sindicatos criam o SINSP (Sindicato dos Servidores Públicos Estadual do Estadodo Rio Grande do Norte), que funcionou por quase dois anos com total apoio da APRN (Associação dos Professores do Rio Grande do Norte). Em 20 de setembro de1989, nasce então o SINTE que nos unifica aos professores, especialistas e supervisores educacionais.
O relato da nossa história de luta eorganização é importante para que fique bem vivo na nossa memória que a história de luta e organização dos funcionários da educação não nasce agora,mas traz uma história de mais de 21 anos de luta.
No primeiro trimestre de 1989, com uma pauta de reivindicação não atendida pelo governo estadual onde tinha como principal ponto de reivindicação um Plano de Carreira para todos os funcionários do estado levou a direção do SINSP a organizarem uma greve dosfuncionários. Nessa greve teve destaque a organização e participação dos funcionários da educação. Esses eram os que tinham as piores condições de trabalho e o pior salário.
Com a adesão de quase 85% dos funcionários da educação a essa greve na capital e no interior do estado,professores, especialistas e supervisores educacionais entraram em greve.Devemos relembrar aqui a histórica assembléia que os funcionários da educação realizaram na quadra do CEJA (Centro Educacional José Augusto) em Caicó, onde toda a arquibancada do ginásio de esportes foi tomada pelos funcionários, que após a realização dessa assembléia tomaram as ruas da cidade de Caicó emdireção a sede do 10º NURE (Núcleo Regional da Educação), marcando a história de luta dos servidores da educação daquela cidade. Nesse ano foram os funcionários da educação quem pautou a greve do magistério no Rio Grande doNorte.
Em setembro de 1989 vem a unificação e ai a pauta histórica dos funcionários se unifica com a pauta histórica dos professores, especialistas e supervisores educacionais. A partir daí a luta por um Plano de Carreira passa a ser pauta unificada dos Trabalhadores em Educação como um todo, e não mais de um segmento especifico.
Em 1990, os trabalhadores em educação do nosso estado conseguem eleger o primeiro presidente do SINTE, Manuel Junior Souto, Deputado Estadual. Com a eleição de Junior Souto, os trabalhadores em educação começaram a levar as suas lutas para dentro da Assembléia Legislativa. Os trabalhadores em educação tinham Junior Souto como um interlocutor da categoria e o parlamento estadual.
A luta por um Plano de Carreira, para todos os trabalhadores em educação passoua fazer de todas as pautas e de todas as greves.
Chegar hoje ao Plano de Carreira dos Servidores da Educação é a gente lembrar dos inúmeros acampamentos e manifestações que realizávamos em frente aoPalácio Governo, hoje Palácio da Cultura que fica na Praça Sete, centro da cidade do Natal, é lembrar de como os governos respondiam as nossas manifestações e aos nossos acampamentos, colocando o Batalhão de Choque para combater os sindicalistas e a categoria dos trabalhadores em educação que na maioria das vezes não tinham dialogo. Na maioria das vezes o Batalhão de Choque já chegava jogando Bombas de Gás Lacrimogêneo nos manifestantes.
Quantas vezes não fomos arrancadas pela polícia militar quando estávamos dentro das galerias da Assembléia Legislativa, lutando e exigindo que os deputados votassem a favor do plano de carreira dos trabalhadores em educação.
Quantas manifestações não realizamos em frente a Governadoria. Os inúmeros governos indiferente de cor partidária e de filosofia no lugar de dialogar coma categoria colocavam o Batalhão de Choque para recepcionar os trabalhadores em educação.
Chegamos hoje ao dia 30 de junho de 2010. Dia que nenhum servidor público estadual irá esquecer. Dia em que a direção do SINTE, não esquecerá jamais.
Ao entrar no dia 30 na Assembléia Legislativa do nosso estado, tivemos uma sensação diferente. Comentei com a minha companheira de direção do SINTE,Fátima Cardoso, a sensação de felicidade, de alegria, de um dever cumprido, deum sonho se realizando. Tinha a certeza que iria sair daquela casa com a aprovação do nosso Plano de Carreira e não mais arrancada das galerias pela polícia militar.
Não escondia que esses vinte e anos de luta se transformavam naquela tarde na realização de um sonho, estava ali uma luta de vinte e ano se transformando em realidade. Fazia questão de trazer vivo nos meus olhos esses vinte e um anos deluta, de busca e de conquista. Pois eu, ia sair dali, com uma carreira.
Não posso deixar de aqui falar de um companheiro que hoje está na Assembléia Legislativa exercendo hoje o papel de interlocutor entre os trabalhadores em educação e a Assembléia Legislativa que é o Deputado Estadual Fernando Mineiro. Ele exerceu um papel preponderante e fundamental para a vitória da nossa categoria e do nosso sindicato. O deputadoMineiro exerceu papel primordial na articulação junto ao governo estadual ejunto aos diversos líderes dos partidos na Assembléia Legislativa.
Também reconhecemos o empenho daDeputada Federal Fátima Bezerra na articulação junto ao governo estadual para oenvio do Plano de Carreira para a Assembléia Legislativa.
No dia 01 de julho de 2010, o governo estadual publicou no Diário Oficial doEstado a Lei Complementar 432/10, que institui o Plano de Cargos, Carreira eRemuneração dos Servidores da Administração direta do Estado do Rio Grande doNorte.
Hoje, os mais de 8.000 servidores da educação contemplados com a LC 432/10,traz um brilho diferente no olhar. Os servidores da educação trazem consigohoje a certeza de que agora eles têm uma carreira, que leva em conta o seutempo de serviço, a sua titulação e o seu cargo.
Com esse relato resgatamos um pouco da nossa história de luta e de organização.E dessa batalha tiramos uma lição que levaremos para toda a nossa vida, que é alição de que a nossa luta, a nossa unidade, a nossa batalha e o nosso acreditarno nosso sonho, sempre valerá a pena.
Já dizia o poeta, “Só existimos e somos felizes enquanto não perdemos a nossacapacidade de Sonhar, de lutarmos e de nos indignarmos”. Por isso eu Sonho!
fonte:www.janeayresouto.blogspot.com

EXCELENTE MEDIDA - PARABÉNS SECRETÁRIO!

SEEC determina o fechamento dos portões das Escolas Estaduais durante os turnos de funcionamento


PORTARIA N.º 1184/2010-SEEC/GS.
Determina o fechamento dos portões das Escolas Estaduais durante os turnos de funcionamento.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais e,Considerando a orientação da 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal para resguardar a segurança da comunidade escolar,RESOLVE
Art. 1º - Determinar que os portões das Escolas Estaduais circunscritas às 16 Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Desportos - DIRED mantenham os portões fechados durante o funcionamento das aulas, inclusive no intervalo.
Art. 2º - Os portões deverão ser fechados após 15 (quinze) minutos do toque do início da primeira aula e abertos no encerramento do turno.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Gabinete do Secretário de Estado da Educação e da Cultura,
fonte: www.janeayresouto.blogspot.com
em Natal/RN, 18 de agosto de 2010.
Otávio Augusto de Araújo Tavares
Secretário

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

AS MENSAGENS POÉTICAS DO ADEMAR MACEDO


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Estações da minha vida...
Imagem própria de outono,
sou folha descolorida,
perdida neste abandono...
(Jeanette De Cnop/PR)


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Juras de amor, ao luar,

são plenas, doces, sutis...

Espero ainda encontrar

aquelas que tanto quis.

(Ieda Lima/RN)


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2008 > Bandeirantes/PR
Tema > VIDA > M/E.
A vida em sua beleza,
deu-me tantas emoções,
que, mesmo ao sentir tristeza,
há doces recordações.
(Vanda Alves/PR)


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BUSCA.

– Maria Emilia Xavier/RJ –

De branco, ou prateado...
De amarelo, ou dourado...
Com sol, ou com chuva...
No calor, ou no frio...
Sem chapéu...Sem guarda chuva...
Com lenço e com documento...
Rindo de mim...
Sorrindo para o mundo...
Chorando pelo mundo e por mim...
Vou pela estrada,
em busca daquilo que falta me faz...


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O amor que nos faz feliz
não se mede as dimensões;
é tal qual uma raiz...
Cresce em todas direções.
(Ademar Macedo/RN)


...E Suas Trovas Ficaram:
Termina a noite estrelada...
E por estranha magia,
vejo as mãos da madrugada
abrindo as portas do dia...
(Abigail Rizinni/RJ)


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Se você quiser mudar
o mundo que lhe rodeia,
não precisa cara feia
e nem precisa arengar.
basta você aceitar
que você não é perfeito.
E que só existe um jeito,
É simples, mas é profundo:
“-Só tem mudança no mundo,
quando se muda o sujeito.”
(José Acaci/RN)


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DIVAGAÇÕES.

– José Fabiano/MG –

A intuição, quantas vezes não me toma
E não me afirma que eu teria sido,
Em outras vidas, fâmulo ou valido
Do poder e ambição, que o amor não doma!

Diz que servi os césares em Roma,
E por mim o Papado foi querido;
Estive no Terror talvez perdido
E pertenci às hostes de Mafoma....

Será verdade? Como saberei?
Em tais revelações não acharei
A razão de meus dias conturbados?

Talvez... Mas, nesta dor a que resisto,
Não quero ouvir senão a voz do Cristo:
“Vinde a mim todos vós que estais cansados...”

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A EXPRESSÃO POÉTICA DE FRANCISCO CÂNDIDO DE SOUZA - PROF.CÂNDIDO


Apologia a criação poética

Essa não será a minha última inspiração,
Nem o momento de silenciar meu verso
Ante a labuta do exercício da criação,
Adejando nas planícies desse universo.
Vivo um instante de criação infinita
Na beleza inquestionável do céu e do mar
No altar do coração, a oblação bendita
Como oferta divina, agradável e salutar.
Rogo que a vida dessa poesia
Ultrapasse as barreiras do tempo,
Macróbio e mendaz da fantasia,
Resistindo as curvas do árdigo vento.
Quero voar nas asas da imaginação,
Plainando ao vento suave e lento
Que destranca meu coração
E descurva meu pensamento.
O meu corpo está suarento
Pelo esforço da criação poética,
Acariciando letras em um mundo marrento,
Dando aos meus versos beleza e estética.
Lido com a magia das letras e da rima
Num misterioso luzir de palavras e vidas
Que o amor constrói, eleva e anima,
Alimentando sonhos e reabrindo feridas.
Escrevo versos para não enlouquecer
Na convicção de que vivo, não só existo,
Apesar da cruz do entardecer, o padecer,
Espero a aurora de minha inspiração em Cristo.
Foi Deus quem me deu esse sentimento
Que cria e recria sonho e esperança,
Utopia, magia, alegria, contentamento...
Ainda espero por um tempo de bonança.

domingo, 15 de agosto de 2010

A EXPRESSÃO POÉTICA DE FRANCISCO CÂNDIDO DE SOUZA

O Senhor do mar
Prof. Cândido

O cenário era o Mar da Galileia,
Um lago de água doce que vem do ribeirão,
Situado na região mais pobre do que a Judéia,
Depositário das águas do Jordão.

Era noite e o mar estava revolto,
Produzindo grande desconforto.
As ondas gigantes para o barco se dirigiam
E os discípulos desesperados se afligiam.

Na visão de tão experientes pescadores
Aquela tempestade causava temores
E sem esperança, o homem desanimava

E para o barco veloz a morte avançava.

Com eles no barco estava Jesus,
A luz que dissipa toda treva,
O caminho que para o amor nos conduz.
Aquele que, pelo arrependimento, o pecado releva.

Senhor, nos salva dessa tormenta!
E com autoridade, Jesus o mar enfrenta
E tudo se fez bonança
Na mais plena confiança.

O poder de Jesus ali se manifestou
Para honra e glória do Senhor
E no silêncio daquele silêncio, a paz
Que toda alegria nos traz.
Com Jesus no barco da nossa vida
Haverá sempre uma saída.

Ainda hoje o mar do mundo se encapela;
E, no barco da vida, Jesus é o sentinela.
Sem Ele não nos resta sequer uma ilusão...
Jesus estende sobre o mundo a sua mão!
Senhor! Sobre as ondas revoltadas,
Volta a trazer às almas desesperadas

O consolo da tua salvação,
Derramando sobre nós a Tua santa unção.