sábado, 10 de março de 2012

UFPB: OFERECE VAGAS PARA BOLSISTAS NO PROJETO CONEXÕES DE SABERES


Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde

O projeto Conexões de Saberes “Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade-Comunidade vinculado as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até 16 de março, para seleção de 4 bolsistas e 6 voluntários dos cursos de Física, Química, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, História, Letras– Língua Portuguesa, Letras - Língua Espanhola, e Letras – Língua Inglesa.

Para efetuar a inscrição os candidatos devem estar cursando entre o 2º e 4º semestre do curso; não ser bolsista de qualquer outro programa e não possuir vínculo empregatício; apresentar o coeficiente de rendimento acadêmico referente ao segundo semestre letivo de 2011 com valor maior ou igual a 7 (sete); ter renda de até três salários mínimos; ser morador de favelas; bairros periféricos ou territórios assemelhados; ter pais cuja escolaridade não tenha grau superior; e ser proveniente de escola pública.

A bolsa tem duração de até 24 meses e valor de R$ 360. A carga horária a ser cumprida é de 20 horas semanais (sendo obrigatória para as atividades do programa, pelo menos uma noite livre e disponibilidade para reunião na quinta-feira às 16h).

Os estudantes selecionados participarão de oficinas; elaboração de pesquisa sobre acesso e permanência de jovens negros emergentes de classes populares a universidade; elaboração de artigo com os resultados da pesquisa; e participação como bolsista-docente em curso pré-universitário gratuito para a comunidade.

Para se inscrever, é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF e RG; ficha de inscrição devidamente preenchida; histórico escolar atualizado; declaração da Coordenação do curso de que o candidato esta matriculado no semestre vigente (2º semestre letivo de 2011) no seu curso de origem; declaração do candidato comprometendo-se a não possuir qualquer vínculo empregatício, nem estar recebendo outra modalidade de bolsa; comprovante de renda dos pais ou responsáveis; histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão que comprove ser egresso de escola pública; e cópia do comprovante de residência.

Os interessados devem se dirigir ao Departamento de Metodologia da Educação, localizado no Centro de Educação, próximo a Secretaria do Centro, de segunda a sexta-feira de 9h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações no telefone (83) 3216-7446.

Sobre o Programa

O Conexões de Saberes na UFPB é um programa de extensão universitária com caráter de ação afirmativa que atua para o fortalecimento da trajetória acadêmica e política de estudantes de origem popular e negros.

O programa é uma proposição, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). É coordenada, na UFPB, pelas Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

UFRN: EXPOSIÇÃO SOBRE GOETHE - NESTA SEGUNDA - FEIRA DIA 12 /BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com o Instituto Goethe, realiza nesta segunda-feira, 12, às 19h, na Biblioteca Central Zila Mamede, a abertura da exposição sobre a vida e obra do escritor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe.

A exposição intitulada “Goethe - último gênio universal?”, terá em sua abertura a presença do diretor do CCHLA, prof. Herculano Ricardo Campos, e do diretor regional do Instituto Goethe, Frank Emmerich.

A exposição sobre Goethe, coordenada pelo professor de Língua Alemã e Literaturas do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFRN, Michael Manfred Hanke, ficará até o dia 12 de abril, na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, das 8h às 22h, e apresentará a partir de 45 telas compostas de imagens e textos bilíngues (em alemão com tradução para o português), às múltiplas realizações e contribuições do pensador nas diversas áreas da arte, ciência, política, literatura e cultura germânica em geral.

A parceria da UFRN com o Instituto Goethe faz parte da política de internacionalização que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem desenvolvendo, juntamente com a iniciativa de cooperação científica e acadêmica entre Brasil e Alemanha, com o objetivo de incentivar uma maior interação cultural entre os dois países.


Goethe

Um dos grandes colaboradores da literatura alemã como escritor, Johann Wolfgang von Goethe, atuou também nos diversos campos da arte, como o teatro, a arquitetura, artes plásticas, ciência, filosofia, religião, história, arqueologia, jurídico, político, sistemas militares e economia nacional.

Em suas obras literárias, destaca-se “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e “Fausto”. Seus trabalhos sobre mineralogia, geologia, química, meteorologia, biologia e morfologia possuem grande importância científica.

Goethe também deu inicio a um novo método de aproximar o homem com a natureza, numa concepção do mundo expressa na fusão da intuição com o pensamento. Toda a sua obra evidencia uma busca incessante da sabedoria, em busca do conhecimento da suprema verdade. A ideia da exposição é mostrar como Johann Wolfgang von Goethe foi e ainda é influente em várias áreas e em todo mundo, como um “gênio universal”.
fonte: www.ufrn.br/

UFRN: EVENTO DE ABERTURA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - 2012


No próximo dia 15 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN realiza uma atividade de abertura do primeiro semestre letivo de 2012. O evento terá início a partir das 9h com a conferência “A pós-graduação no contexto das atuais políticas educacionais”.

O evento contará com a participação da professora Dalila Andrade Oliveira, professora titular em Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

No período da tarde, a partir das 14h, o evento será de cunho informativo, com a apresentação aos alunos ingressantes da estrutura curricular do programa, os professores, os critérios para distribuição de bolsas e as linhas de pesquisas.
O evento é de extrema importância para todos os programas de pós-graduação, pois discutirá o Plano Nacional de Pós-Graduação, aprovado recentemente e que contém as diretrizes da pós-graduação brasileira no período 2011-2020.

Segundo a professora Alda Maria Duarte Araújo Castro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, o tema foi escolhido devido sua relevância, pois é um plano que entrou em vigência e estabelece diretrizes de como se deve guiar a pós-graduação no Brasil nesses anos.

A palestrante, professora Dalila Andrade de Oliveira, tem larga experiência no campo das políticas educacionais, além de livros e capítulos de livros publicados na área.

O Programa de Pós-Graduação em Educação, que hoje tem o conceito 5 segundo critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), teve início no ano de 1978 com o curso de mestrado e já formou 575 pesquisadores. Desses, 337 são mestres e 178 doutores.

O atual corpo docente é composto por 50 professores titulares, nove professores colaboradores e dois professores visitantes, sendo um da Espanha e um da França. Atualmente, são 109 alunos matriculados no mestrado e 96 no doutorado.

A Conferência “A pós-graduação no contexto das atuais políticas educacionais” será realizada no Auditório do Centro de Educação. O convite se estende a alunos e professores de pós-graduação, coordenadores de programas de pós-graduação e todos da comunidade acadêmica que queiram debater sobre a temática.

fonte:www.ufrn.br/

TRIBUNA DO NORTE | VIAGEM AO MUNDO COLORIDO DO ALECRIM - NATAL/RN

Tribuna do Norte | Viagem ao mundo colorido do Alecrim

CONSELHO ESCOLAR: AUTONOMIA OU UTOPIA?

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Republico matéria da Gazeta do Sul, 05/10/2011
A gestão democrática na escola pública é um princípio constitucional, preconizado no artigo 206, inciso VI, e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), lei número 9.394/ 96, no artigo terceiro, inciso VIII. Entende-se a gestão democrática como a existência, na escola, do Conselho Escolar, representado por cinco segmentos: direção, professores, alunos, pais e funcionários. O Conselho Escolar é a autoridade máxima com a função de construir e aprovar a proposta pedagógica da escola e o seu regimento.
Entretanto, a autonomia, tão propalada pelo MEC, sofre, neste momento, um baque e um atropelamento, quando o Conselho Nacional de Educação, por meio da resolução número 7, de 2010, impõe às escolas a aprovação automática, chamada de “bloco pedagógico” ou “ciclo sequencial”, não reprovando o aluno até o terceiro ano do ensino fundamental. Consideramos isso uma incoerência e um atestado de incompetência da escola. Destacamos que a proposta de alfabetização do Geempa alfabetiza todas as crianças no máximo em seis meses. O que estão fazendo com a educação?
Esta política educacional tem provocado descontentamento entre os trabalhadores em educação que, na grande maioria, são contrários ao “bloco pedagógico”. Lembramos a renomada alfabetizadora Esther Grossi, ao afirma ser o prolongamento da alfabetização até o terceiro ano uma infelicidade cruel. Grossi enfatiza que o problema não é ser reprovado ao final do ano, mas sim o não aprender durante esse período.
Salientamos que a LDB não foi alterada e continua conferindo autonomia às escolas quanto à forma de organização da educação básica nos termos do caput do artigo 23. Portanto, a LDB foi desconsiderada e atropelada.
Entendemos que este é um tema para os conselhos escolares de cada instituição decidirem se desejam ou não verem seus filhos serem aprovados sem terem adquirido conhecimento. Nas escolas privadas isso não acontece. Por que na escola pública não há nenhuma exigência de alfabetizar no primeiro ano? Perguntamos: não é agora que os conselhos escolares precisam mostrar seu poder de decidir sobre o que é melhor para os seus alunos? Ou a gestão democrática da escola pública está só na Constituição Federal e na LDB?

sexta-feira, 9 de março de 2012

POETAS E POETISAS QUE FAZEM HISTÓRIA

POETISAS: RIZOLETE FERNANDES E LÚCIA HELENA
ESCRITORES DA UBE/RN: SELMA CALAZANS RODRIGUES, CARLOS MORAIS DOS SANTOS, EDUARDO GOSSON E RIZOLETE FERNANDES.

VEJA MAIS SOBRE ELES EM www.outraseoutras.blogspot.com
o blog da baronesa LUCIA HELENA - a poetisa dos verdes canaviais.

CHICO BUARQUE NO TEATRO RIACHUELO

A BARONESA LÚCIA HELENA NO AR - INFORMANDO COM PRECISÃO, MOSTRANDO O QUE A CULTURA TEM DE BOM. VEJA MAIS EM: www.outraseoutras.blogspot.com e www.valeverde.blogspot.com

POETA BRASILEIRO - CHICO BUARQUE DE HOLANDA
É Chico Buarque de Holanda mesmo, soube hoje de manhã, em almoço com amigos. Um encontro por acaso e tornou-se uma tarde ótima, no Camarões Potiguar, onde fui com Cátia Linhares e lá nos encontramos com um bocado de gente bacana.

O que soube e fez festa em meu coração, foi que Chico buarque fará uma tournée por três cidades nordestinas: Recife, Natal e Fortaleza.
Sobre o período, ainda não foi revelado, mas o Teatro Riachuelo está bombando, e mais tarde tem Gal Costa.

Chico é um homem culto, um poeta por excelência que aproveitou e passou a cantar, em vez de declamar a essência de sua alma em composições poéticas imortais.

Deus continue a iluminar o meu Brasil brasileiro!!!

"Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem..."

"...Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego..."

"...Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear..."

"...nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo..."

"Sua beleza de gazela
Sob o meu corpo é mais
Uma centelha num graveto..."

"...Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza.."


"...E tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você..."