terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AS MENSAGENS DE ADEMAR MACEDO IN MEMORIAN

Imagem inline 1

<<< Uma Trova de Ademar >>>
Se não puder dar um bolo,
dê um pedaço de pão...
A caridade é um tijolo
da casa da salvação!
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
Minha rosa cor-de-rosa,
com porte de manequim,
desfila, linda e garbosa,
nas ruas do meu jardim!
Yedda Maia Patrício/SP
 
<<< Uma Trova Potiguar >>>
Eu sinto a força da vida
e a mão divina de Deus,
em cada manhã florida,
na aurora... dos versos meus!
Mara Melinni/RN
 
<<< Uma Trova Premiada >>>
2012 > Cantagalo/RJ
Tema > ESPAÇO > 9º Lugar
Homem...! É afoito seu passo
e um paradoxo o consome:
- Rompe limites no Espaço,
enquanto a Terra... tem fome!
Pedro Mello/SP
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Esta saudade é o castigo
que aflige todo o meu ser:
- não posso viver contigo
sem ti não posso viver.
Coriolano Coelho/SP
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Ninguém sabe o fim da vida, 
mas se ela tem o seu preço, 
é bom que no seu roteiro 
nós saibamos o endereço 
da justiça e da esperança, 
pois teremos recomeço! 
Elisabeth Souza Cruz/RJ
 
<<< Soneto do Dia >>>
GERÂNIOS NA JANELA.

                               –Thereza Costa Val/MG

Gerânios na janela dão beleza
ao simples quarto branco, meu recanto,
e ofertam-me um cenário de nobreza
quando, à manhã, desperto e me levanto.

Eu vejo o sol beijar, com gentileza,
as flores cultivadas neste canto,
que tiram do meu quarto a singeleza
e em rósea cor exibem grande encanto.

Imagem que me alegra e me extasia
- o vaso de gerânios na janela -
me embala em um instante de poesia.

Meus versos vão surgindo na emoção
que sinto, ao ver o quadro de aquarela...
e tenho, de um soneto, a inspiração!

8 DIAS SEM O POETA DO AMANHECER. ESSAS MENSAGENS FORAM DO DIA 07 DE JANEIRO DE 2013.

domingo, 27 de janeiro de 2013

RN TEM PROPOSTA DE ENSINO MÉDIO NOTURNO DIFERENCIADA

          Aqui funciona noturno diferenciado.

                 A proposta do Ensino Médio Noturno foi implantada em 2006, em 11 escolas da rede estadual de esnino com objetivo de reduzir o abandono, a repetência e a reprovação nesse turno que atendte prioritariamente trabalhadores estudantes.
Atualmente a proposta está implantada em 70 escolas, com possibilidades de expansão para a s demais escolas que apresentam necessidades e interesses.
             O diferencial da proposta é a organização de um currículo que atenda as especifidades do trabalhador aluno do turno noturno, assim como a redefinição dos componentes curriculares em blocos semestrais com resultado anual. (blocos por área de conhecimento), projetos interdisciplinares com desenvolvimento semestral, além de flexibilidade nos horários de aulas que passa a ter aulas de noventa (90) minutos, visando assim possibilitar um maior reconhecimento das caracteristicas sociais e culturais do trabalhador aluno, em virtude do tempo de permanência do professor em sala de aula.
             A Estrutura Curricular é organizada com uma carga horária de 2.400 horas, sendo 1800 h de atividades presenciais, conforme Base Legal obrigatória e 600 h de atividades vivenciais ofertadas por meio de projetos interdisciplinares enfatizando que o processo de avaliação de aprendizagem do aluno é contínuo e os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos valorizando o desempenho do estudante ao longo do período por meio do envolvimento, avanços e produções de conhecimentos.
            A proposta de reformulação curricular, para esse turno de ensino enfatiza as peculiaridades dos alunos do noturno, buscando uma educação que garanta a permanência do estudante na escola, seu desenvolvimento, sua formação para a vida, para o trabalho e para o pleno exercicio da cidadania.
            A escola que sente a necessidade de mudar sua organização curricular e implantar a proposta  diferenciada, deve ter clareza que o foco dessa proposta de trabalho é atender as peculiaridades dos alunos do noturno oferecendo uma aprendizagem significativa com o objetivo de viabilizar o sucesso na vida do trabalhador que busca a escola.
                
fonte: suem/seec

sábado, 26 de janeiro de 2013

A VOZ POÉTICA DE GILMAR LEITE - POETA PERNAMBUCANO

Este cavalo foi fotogrado no cariri paraibano, nas imediaçõe da fazenda Serrote Agudo, lugar imortalizado na composição de Zé Marcolino e na voz de Luiz Gonzaga. O que chamou atenção, além da magreza, foi o desespero cambaleante do cavalo para comer alguns talos de capim quase secos.
       Tormento de um Cavalo
Quantas vezes correstes livremente
Nas campinas florida do sertão
Conduzindo o vaqueiro com gibão
Num galope feliz e velozmente.
Os teus cascos trinavam reluzente
Na caatinga, grotão e pradaria,
Pra depois descansar na calmaria,
Sob a sombra dum velho juazeiro
Escutando o cantar doce e maneiro
Do concriz dando adeus ao fim do dia.
Muitas vezes vencestes as distâncias
Dando trotes sutis, bem coordenados,
E pastastes nos campos orvalhados
Vendo as águas pulsando em ressonâncias,
Teus galopes mostravam elegâncias
Conduzindo com porte algum vaqueiro
Perpassando a jurema e o marmeleiro
Sem temer da caatinga algum perigo
Protegendo no lombo o teu amigo
No trabalho mostravas ser parceiro.
Pelos campos tangestes mil boiadas
Sempre atento à fuga do novilho
Escutando o aboio como um trilho
E vencendo as estradas alagadas.
Hoje a seca, com garras afiadas,
Faz teu corpo sofre desnutrição
O fantasma da fome com agressão
Diminui o viver, rouba a esperança,
Qualquer passo teu corpo logo cansa
Numa cena repleta de aflição.
Sempre em vão a procura do alimento
Muito mal tu consegues caminhar
Pois parece que o corpo vai tombar
Num viver tão repleto de tormento.
O teu corpo revela o sofrimento
Nas agruras da fome causticante
A passada te faz cambaleante
Demonstrando decrépita magreza
Pois a morte parece ser certeza
Sobre um corpo que já foi elegante.
 
veja mais aqui;
www.aguasdopajeu.blogspot.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

UFRN: RECEPÇÃO PARA NOVOS ALUNOS SERÁ EM 04 DE FEVEREIRO


republico na íntegra*



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), está organizando uma cerimônia de recepção aos novos alunos, aprovados no Vestibular 2013 e no Enem/SiSU, que acontece no dia 4 de fevereiro, a partir das 9h, no Auditório Otto de Brito Guerra,  prédio da Reitoria.

A reitora Ângela Paiva Cruz dará as boas-vindas aos calouros e os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, e de Graduação, Alexandre Lara Menezes, além de secretários e superintendentes, que farão apresentação de toda estrutura da Universidade e principais serviços oferecidos aos alunos.

Na programação consta, ainda, uma apresentação cultural, sorteio de brindes e, no encerramento, será servido um lanche. A Recepção aos Calouros marca o início das atividades acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para primeiro semestre letivo de 2013.

A PROAE está organizando, também, a recepção aos calouros do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES). No dia 5 de fevereiro, à tarde, será em Currais Novos, e à noite, em Caicó. No dia 6, pela manhã, serão recepcionados os novos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.

fonte: agecom por e-mail

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

AS MENSAGENS DE ADEMAR MACEDO IN MEMORIAN

Imagem inline 1




Que falta está fazendo essas mensagens,que o poeta do amanhecer, enviava todos os dias. Essa foi enviada no dia 10 de janeiro 2012. Saudades...



<<< Uma Trova de Ademar >>>
Uma mensagem de luz
que trouxe uma fé tamanha
foi aquela que Jesus
deixou pra nós na montanha.
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
Há momento em que a bondade
forja a mentira bonita,
porque sente que há verdade
que jamais pode ser dita!...
Maria Nascimento/RJ
 
<<< Uma Trova Potiguar >>>
O coração do poeta,
que abriga toda emoção,
flechado por uma seta,
sangra somente paixão.
Marcos Medeiros/RN
 
<<< Uma Trova Premiada >>>
2000 > Sete Lagoas/MG
Tema > DESCOBERTA > M/H
Em cada dia eu renasço
- apesar de envelhecer –
descobrindo, passo a passo,
a alegria de viver!

Marina Bruna/SP
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
A saudade que me invade
ninguém já sofreu, porque
a saudade é mais saudade
se é saudade de você...
Darcy Tecídio/RJ
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
No trabalho das colmeias
me inspiro em meu dia-a-dia,
eu e a abelha laboramos
numa intensa parceria:
ela tira o mel das flores
e eu ponho em minha poesia.
José Lucas de Barros/RN
 
<<< Soneto do Dia >>>
 UMA LÁGRIMA DE AMOR.
 
                                     –Sônia Sobreira/RJ
 
Sonho com uma lágrima de amor,
aquela que renova uma esperança,
que traga para mim, nova aliança
e me faça esquecer tamanha dor...
 
Sonho com uma lágrima de amor
que me inspire novo alento e confiança,
aquela que me encha de bonança
e expresse um sonho bom! Seja o que for.
 
Uma lágrima de amor que inspire versos,
rimas perfeitas, vendavais dispersos,
que ressuscite os sonhos que mataste.
 
Que leve os crepúsculos tristonhos,
saudade das saudades dos meus sonhos
e a névoa das lembranças que deixaste.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A EXPRESSÃO LITERÁRIA DE PÚBLIO JOSÉ - NATAL/RN

E PRA ONDE VÃO OS NÃO SELECIONADOS?
 
 
      Públio José – jornalista
 
 
 
                        O ser humano é, por natureza, seletivo. Seleciona amizades, relacionamentos, profissão, local de morada, de trabalho, bebidas, comidas, livros, filmes e uma série infindável dos mais variados itens que compõem o universo humano. E, da mesma forma que age seletivamente no campo racional, o homem é levado biologicamente a permanecer na esfera seletiva quando suas ações envolvem escolhas de natureza sensitiva, metafísica, espiritual. O olfato é seletivo, o tato também – como também o são todos os demais sentidos. Em vista disso, seria mais do que lógico gestar-se, no âmbito dos elementos que circunscrevem o homem, uma cultura correspondente. E isso realmente acontece, com a seletividade invadindo os terrenos mais díspares e celebrando os objetivos igualmente os mais variados. E aí (afinal, ninguém é de ferro) os limites extrapolam e os absurdos se fazem presentes, atingindo o inimaginável.
                        Hitler, por exemplo, praticou a seletividade na população alemã a grau extremo, querendo, com isso, atingir a expressão maior da pureza ariana, um sonho louco que outros loucos infelizmente apoiaram. Franco, na Espanha, à mesma época, exercitou a seletividade político/ideológica torrando, no campo do conflito armado, quem não se enquadrava nos seus devaneios ditatoriais. Stalin, um pouco depois, também se aprofundou na seara da seletividade, matando, a torto e a direito, aqueles que não se encaixavam no perfil que escolhera. Chegou, inclusive, a fazer seleção além mar, ao fincar, através de um fanático militante, uma machadinha na cabeça do camarada Trotsky. Como se vê, a prática da seletividade entregue ao livre arbítrio do homem consegue tisnar de negro a história em todos os quadrantes. (Embora, no que toca à Ciência, o selecionar tenha contabilizado enormes benefícios).
                        Mas não fiquemos somente ao lado de tais figuras. Aliás, bizarras figuras. Busquemos facetas mais amenas do ato de selecionar. Encontraremos? Dia desses, vendo um comercial de TV, tive a curiosidade despertada por um chavão que impregna a atividade publicitária e que quer nos fazer de idiotas. Em meio a imagens belíssimas de uma área gramada, (era um comercial de vinho), em idílico cenário, o locutor informa que o produto era resultado de um rigoroso processo de seleção de uvas. Fiquei a imaginar, então, a enorme quantidade de uvas lançadas fora após a seleção. Montanhas e montanhas delas certamente. Mais adiante, em anúncio de carne de frango, outro locutor comunica que a fábrica coloca no mercado frangos “rigorosamente selecionados”. E os não selecionados onde vão parar? O mesmo acontece com perfumes, leite, cervejas, roupas, produtos de beleza...
                        Faço um exercício mental e não consigo enxergar onde se encontra o resultado dessa gigantesca operação seletiva. Jogaram no mar? Distribuíram entre os pobres? O negócio começa a ficar complicado quando o processe envolve gente. Porque, entre frangos, uvas, roupas e que tais, sou “trabalhado” por outra empresa, cujo apresentador afirma, professoralmente, que o seu quadro funcional é resultado de uma “rigorosa política de seleção de recursos humanos”. Daí ser o seu produto o melhor, o maior, etc, etc, etc. E agora? Se em um processo seletivo apenas uma pequenina parte de um todo é escolhida, o que será feito da parcela sobrante? Em se tratando de mercadorias ainda dá pra amontoar o que restou da seleção em algum lugar. Ou, no mínimo, esperar que compradores menos exigentes adquiram o restolho. Mas com pessoas, com seres humanos, como se faz? É bronca! Alguma sugestão?       
                              
fonte: por e-mail
 
 
 
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UFRN: PROGESP DISPONIBILIZA 97 BOLSAS DE ESTUDOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA


 *republicado na íntegra



A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e da Coordenadoria de Capacitação e Educação Profissional (CCEP), lança edital para o preenchimento de 97 vagas para Bolsas de Estudo de Língua Estrangeira.

As bolsas serão para os idiomas de Inglês, Espanhol e Francês pelo Instituto Ágora. Os docentes e técnico-administrativos interessados nos
cursos de línguas deverão efetuar a inscrição exclusivamente por meio do Sistema Integralizado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), pelo site: www.sigrh.ufrn.br, acessando o Menu Servidor > Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrições.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 23 a 28 de janeiro de 2013. Mais informações pelos telefones 3125-3279 e 3215-3136, ou ainda pelo e-mail: capacitacao@reitoria.ufrn.br.

fonte: agecom - por e-mail.