Aqui funciona noturno diferenciado.
A proposta do Ensino Médio Noturno foi implantada em 2006, em 11 escolas da rede estadual de esnino com objetivo de reduzir o abandono, a repetência e a reprovação nesse turno que atendte prioritariamente trabalhadores estudantes.
Atualmente a proposta está implantada em 70 escolas, com possibilidades de expansão para a s demais escolas que apresentam necessidades e interesses.
O diferencial da proposta é a organização de um currículo que atenda as especifidades do trabalhador aluno do turno noturno, assim como a redefinição dos componentes curriculares em blocos semestrais com resultado anual. (blocos por área de conhecimento), projetos interdisciplinares com desenvolvimento semestral, além de flexibilidade nos horários de aulas que passa a ter aulas de noventa (90) minutos, visando assim possibilitar um maior reconhecimento das caracteristicas sociais e culturais do trabalhador aluno, em virtude do tempo de permanência do professor em sala de aula.
A Estrutura Curricular é organizada com uma carga horária de 2.400 horas, sendo 1800 h de atividades presenciais, conforme Base Legal obrigatória e 600 h de atividades vivenciais ofertadas por meio de projetos interdisciplinares enfatizando que o processo de avaliação de aprendizagem do aluno é contínuo e os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos valorizando o desempenho do estudante ao longo do período por meio do envolvimento, avanços e produções de conhecimentos.
A proposta de reformulação curricular, para esse turno de ensino enfatiza as peculiaridades dos alunos do noturno, buscando uma educação que garanta a permanência do estudante na escola, seu desenvolvimento, sua formação para a vida, para o trabalho e para o pleno exercicio da cidadania.
A escola que sente a necessidade de mudar sua organização curricular e implantar a proposta diferenciada, deve ter clareza que o foco dessa proposta de trabalho é atender as peculiaridades dos alunos do noturno oferecendo uma aprendizagem significativa com o objetivo de viabilizar o sucesso na vida do trabalhador que busca a escola.
fonte: suem/seec
Nenhum comentário:
Postar um comentário