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É com grande satisfação que a UBT-Curitiba, divulga o Resultado do CONCURSO DE TROVAS ORLANDO WOCZIKOSKY, âmbitos Nacional/Internacional (Plantio) e Estadual (Colheita), realizado em comemoração ao seu Cinquentenário de fundação.
Eis os resultados:Aproveito o ensejo para convidar a todos a participarem de nossas festividades de acontecerão nos dias 14 e 15 de setembro vindouro, cuja programação será divulgada nos próximos dias. Em nome da Diretoria desta entidade, parabenizo a todos os participantes e classificados, neste certame cultural. Recebam os nossos efusivos cumprimentos por suas vitórias, desejando que estas sejam um estímulo para novas participações, em outros certames. Tema: Plantio Categoria: Veterano 1º Lugar: Manoel Cavalcante (Pau dos Ferros - RN) Quão triste é ver na paisagem a esperança do plantio morrer impressa na imagem da lama seca de um rio... 2º Lugar: Luiz Damo (Caxias do Sul - RS) Vitrine, fonte de encanto, de traje em exposição, pouco faz lembrar, no entanto, o plantio do algodão. 3º Lugar: Dodora Galinari (Belo Horizonte - MG) Mesmo pisando em espinhos por travessias penosas, em todos os meus caminhos farei plantio de rosas! 4º Lugar: Carolina Ramos (Santos - SP) Planta, com garra e ternura, esse chão ao teu redor, mesmo a terra seca e dura se abranda com teu suor! 5º Lugar: Maria Luíza Walendowsky (Brusque - SC) Desde o plantio a semente cumpre um destino fecundo: o combate permanente à fome que ameaça o mundo. 6º Lugar:- Edmar Japiassú Maia (Nova Friburgo - RJ) Semeia o bem no vazio de um coração, que ele aceita... E se é de amor o plantio, será de amor a colheita! 7º Lugar:- Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho (Juiz de Fora - MG) Quando a seca em solo ardido toda a plantação alcança, o que não fica perdido é o plantio da esperança. 8º Lugar: Jaime Pina da Silveira (São Paulo - SP) Lavrador, homem honrado, sobre a terra não se cansa; põe semente ajoelhado, num plantio de esperança! 9º Lugar: Carolina Ramos (Santos - SP) No solo certo e fecundo, Senhor, que eu saiba plantar as sementes que, no mundo, só frutos bons possam dar!!! 10º Lugar: Jaime Pina da Silveira (São Paulo - SP) Era um terreno vazio... estéril...seco...Entretanto, a enxada... o suor e o plantio, devolvem verde o que planto. 11 º Lugar: Antonio de Oliveira - Rio Claro - SP Comete um grave desvio a sociedade que aceita ver o suor do plantio não se fartar da colheita! 12º Lugar: Gilvan Carneiro da Silva (São Gonçalo - RJ) Regue o plantio que eu ponho certeza no que plantamos, porque a semente de um sonho nunca morre se a regamos! Tema: Plantio Categoria: NOVO TROVADOR 1° lugar - Aparecida Gianello. É quando amoleço o peito, que Ele chega com a semente... Deus tem lá seu próprio jeito de plantar o amor na gente. 2° lugar: TARCÍSIO José Fernandes LOPES (Brasília- DF) Meu pai deu-me um desafio ao me dar a educação: repassá-la no "plantio" da terceira geração. 3° lugar: Maria do Carmo M. Zerbinato (Niterói - RJ) Terra fértil, terra santa é a que enfrenta o desafio de salvar aquela planta que atrofiou no plantio! 4° lugar: Valter Rodrigues Mota (Taubaté-São Paulo) No campo quando amanhece, camponês faz o plantio. E de noite ele agradece Por mais esse desafio. Comissão Julgadora: Antonio Augusto de Assis (UBT-Maringá) Pedro Melo (UBT-Curitiba) Vanda Fagundes Queiroz (UBT-Curitiba). RESULTADO ÂMBITO ESTADUAL - Tema: Colheita Categoria: Veterano 1º Lugar: Maria Helena Oliveira Costa - Ponta Grossa Terra infértil, ressecada, teu peito negou-me - eu sei - toda a colheita sonhada dos grãos de amor que plantei! 2º Lugar: Lilia Maria Machado Souza - Curitiba Ao findar a madrugada, toda a serra se extasia, e o vermelho da alvorada nas mãos colhe um novo dia! 3º Lugar: Janske Niemann Schlenker - Curitiba Na vida, as coisas têm preço e da colheita, hoje sei: eu ganho mais que mereço, colho mais do que plantei. 4º Lugar: Sônia Maria Ditzel Martelo - Ponta Grossa Quando a colheita se faz de uma maneira bem feita o mundo cintila em paz e a vida fica perfeita!... 5º Lugar: Mário Zamataro – Curitiba Já não tenho o que falar, já não choro, já não rio, já não tenho o seu olhar... Colho a saudade e o vazio. 6º Lugar: Lucília Alzira Trindade Decarli - Bandeirantes Quem se ocupa do plantio e zela pela colheita, não tem celeiro vazio e nem mente insatisfeita... 7º Lugar: Maria Aparecida Pires - Curitiba Tenho a colheita no colo, mas meu olhar não se cansa de ver plantado no solo o punhado da esperança! 8º Lugar: Sônia Maria Ditzel Martelo - Ponta Grossa Ó Senhor, quanta emoção, plantar, zelar e colher, de um só pequenino grão vejo a vida renascer!... 9º Lugar: Antonio Augusto de Assis - Maringá Semeia na mocidade o bem que fores capaz. Terás na terceira idade farta colheita de paz. 10 º Lugar: Maurício Fernandes Leonardo - Ibiporã A boa colheita é fruto, de tempo e dedicação, que o agricultor resoluto dispensou à plantação! 11 º Lugar: Maria Helena Oliveira Costa - Ponta Grossa Driblando todo o desgaste, nós tentamos outra vez. Semeei. Tu semeaste, e a colheita então se fez! 12º Lugar: Dari Pereira - Maringá Quem planta com muita fé semente boa e perfeita, mantém o Brasil de pé, por desfrutar da colheita... 13º Lugar: José Feldman - Arapongas - Curitiba Para uma vida perfeita, devemos ter sempre em mente, que toda e qualquer colheita, deve-se à boa semente. 14 º Lugar: Maria Aparecida Pires - Curitiba Quando a colheita abundante ganha valor no mercado, todo trabalho constante vê o suor recompensado! Tema: Colheita Categoria: Novo Trovador 1º Lugar: Nilsa Alves de Melo - Maringá Contemple os campos dourados que ao bom lavrador deleita: ontem, bons grãos semeados; hoje, o prazer da colheita. 2º Lugar: Madalena Ferrante Pizzatto - Curitiba Enxada e foice nas mãos, com persistência e firmeza, o agricultor planta os grãos; mas colher, é uma incerteza. 3º Lugar: Wellesley Nascimento - Curitiba No papel a pena planta, uma trova tão perfeita... Seduzindo quem a canta, pelo encanto da colheita! 4º Lugar: Paulo Roberto Walbach Prestes - Curitiba Enxada e foice na mão, a família vai unida: chuva e sol e pé no chão para a colheita da vida! 5º Lugar: Karla Cristiane Bitencourt - Curitiba Quem planta em solo profundo, as sementes do perdão, tem nos braços deste mundo a colheita da união. 6º Lugar: Nilsa Alves de Melo - Maringá Plante a semente do bem, da caridade perfeita, que com o tempo, aqui e além, surgirá farta colheita. 7º Lugar: Lucrécia Welter - Toledo No calendário das flores A colheita é permanente A chama dos seus amores Aquece o peito da gente 8º Lugar: Paulo Roberto Walbach Prestes - Curitiba De sol a sol, o seu João - para alimentar os seus - da colheita, espera o pão e no mais, graças a Deus! 9º Lugar: Paulo Roberto Moreira Gomes - Curitiba A colheita quando grande faz brilhar os olhos meus, pois assim também se expande sob as bênçãos do meu Deus. 10º Lugar: Paulo Roberto Moreira Gomes - Curitiba Quem na cama muito deita deixa o seu tempo passar. Minguada será a colheita de quem não soube plantar. 11º Lugar: Madalena Ferrante Pizzatto - Curitiba O caboclo de mão grossa, com seu penoso labor, planta com fé sua roça, colhe o fruto com sabor. 12º Lugar: José Arildo Vieira - Curitiba Das sementes que plantou, você terá o resultado, quando a terra que lavrou, for plantada com cuidado! 13º Lugar: Lila Tecla- Curitiba Olhei para o chão, perplexo, a semente que nascia desabrochando em reflexo daquilo que eu fiz um dia. 14º Lugar: Osires Haddad - Curitiba Quem se doa em gentilezas encaminha seu destino: na colheita vêm grandezas, mesmo sendo pequenino. Comissão Julgadora: Flávio Stefani (UBT-RS) Tadeu Hagen (UBT-MG) Selma Patti Spinelli (UBT-SP) INFORMAMOS QUE O RESULTADO DO ÂMBITO ESTUDANTIL SERÁ DIVULGADO A POSTERIORI. Saudações, Andréa Motta Presidente UBT-Curitiba |
terça-feira, 7 de junho de 2016
terça-feira, 31 de maio de 2016
domingo, 15 de maio de 2016
A EXPRESSÃO POÉTICA DE MONICA ANDRE - PARNAMIRIM/RN
Uma homenagem prestada
Por uma aluna escolada
Amante também da poesia
Agradeço de coração
Essa linda declaração
De Monica André – pedagogia.
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Minha Professora querida
Deixo aqui minha gratidão,
A Srª enquanto docente
Mostrando na sua concepção
Fez com que a turma aprendesse
'' tudo'' Sobre
gestão.
Na sua simplicidade
Nos deu a capacidade
De nossa palavra valer.
Sempre nos elogiando e
Com um jeito esperto sabia fazer o certo
Sem errar seu preceder.
Com seu caderno de anotações
Causava expectativa
Pois todos queriam saber
O que tinha a
descrever
Quando começava a ler
Enaltecia o saber sem criticas bruscas fazer.
A VOZ POÉTICA DO CIRO JOSÉ TAVARES - BRASILIA/DF
DA
SÚPLICA E DO PERDÃO
Ciro José Tavares.
...Agora
voltas entardecida, triste e pedes
meu colo e meus abraços para amainar as tempestades
que o tempo fez desabar
sobre teu solitário coração.
Não te lembras da fuga do passado,
ao crepúsculo, o mar
quase a molhar os nossos
pés. Partiste sem olhar-me, silenciosa, fria como à tarde que morria, sem um
gesto qualquer, pelo menos
a palavra adeus na despedida.
Eu fiquei como se fosse um
corpo estranho perdido no espaço,
fixado na lentidão dos
passos no afastamento sem explicações.
Agora voltas, restos
sombrios de mulher. Nada de antigamente,
quando eras pura, virgem, bela,
luz dos meus caminhos.
Chegas lacrimosa, voz
claudicante num tardio pedido de perdão,
ao confessar inquietante que
mataste todos os teus sonhos.
Quanto a mim o tempo
abrandou o coração renovando a vida.
Sigo sonhador, escrevo
versos, vagamundo a procurar nas noites
ouvir o canto do menestrel
perdido sob raios de luas fictícias.
Devolvo-te a súplica. Guardo
bem guardado dentro do meu peito
o dever cristão de perdoar.
É o que queres? Então é o que faço.
terça-feira, 10 de maio de 2016
A VOZ POÉTICA DE CHICO ALVES - NATAL/RN
E AGORA ?
E agora, coleguinha?
Tu que cantou tanta marra
Dizendo que era o tal
Fez uso do meu quintal
Deslumbrou-se e foi pra farra
Cadê a festa do povo?
Onde está a esperança?
Como ficam as lembranças?
Pra onde foi nosso sonho?
O que dizer pras crianças?
Eu quero a minha camisa
A bandeira,
Nossa voz,
Falar de amores possíveis
E desatar esses nós!
E vencendo essa tristeza
Que se apossou de nós
Buscar amores perfeitos,
Rosas vermelhas, jasmins
Plantados dentro do peito!
Francisco Alves C. Sobrinho
(Chico Alves)
segunda-feira, 2 de maio de 2016
IV SENACEM
IV SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública
I ENCONTRO NACIONAL ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA UERN, Faculdade de Educação – 04, 05, 06 de maio de 2016 - Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
I ENCONTRO NACIONAL ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA UERN, Faculdade de Educação – 04, 05, 06 de maio de 2016 - Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
REALIZAÇÃO: Faculdade de Educação (FE/UERN)
Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - associação UERN, UFERSA, IFRN)
Grupo de Estudos e pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO - CNPq/UERN)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN)
Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - associação UERN, UFERSA, IFRN)
Grupo de Estudos e pesquisa Contexto e Educação (CONTEXTO - CNPq/UERN)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN)
APOIO:
CAPES | CNPq | UFERSA | IFRN | UNILAB | SEEC/RN | PREFEITURA DE MOSSORÓPPGE UFC | NHIME - UFC | PPGEP IFRN
APRESENTAÇÃO
A quarta
edição do Seminário Nacional do Ensino Médio (IV SENACEM), traz consigo
o desafio de lançar o primeiro Encontro Nacional Ensino e
Interdisciplinaridade na Escola Pública (I ENACEI). Neste ano, o
SENACEM/ENACEI privilegiam a temática: “Ensino, juventude e diversidade
na escola pública”, no intuito de favorecer a discussão em torno dos
rumos que a política do ensino médio/ensino público tem tomado, de forma
a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em relação a questão
curricular e suas inter-relações com as diferentes formas de
aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas três edições
anteriores do SENACEM, este evento tem como propósito constituir-se
como um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os
estudantes da graduação e da pós-graduação, os professores
universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e
problematizam o ensino médio (agora ampliando, com o ENACEI, para todas
as etapas do ensino público), sendo este considerado lócus privilegiado
de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de
práticas educativas inovadoras. Deste modo, o SENACEM/ENACEI tem como
escopo analisar as políticas curriculares e as incorporações,
adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas escolas,
dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade
contemporânea.
Os
eventos pretendem, ainda, oportunizar um espaço de socialização e
publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos
(docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a
atualidade, as percepções e as tranformações teóricas e práticas que
envolvem a educação e o ensino na escola pública. Para o SENACEM, o
debate continuará sendo pautado levando em consideração as políticas
governamentais, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o
ensino médio e seus reflexos e impactos na escola pública,
principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar as pesquisas
desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio sobre juventudese
diversidades em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com
as demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio
das sistematização dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos
estruturantes do seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA
PÚBLICA e JUVENTUDE e DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO. O ENACEI,
por sua vez, iniciará problematizando os aspectos relacionados à
interdisciplinaridade no contexto da escola pública, sendo um espaço de
agluitnação de ideias para a construção de práticas (e teorias) de
superação da disciplinarização do ensino e da modalização da educação,
focaando a totalidade dos saberes numa perspeectiva trans e
multidisciplinar.
Sediados
na Faculdade de Educação (FE), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa
Contexto e Educação (CONTEXTO CNPq/UERN), da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte (UERN), e do Programa de Programa de Pós-Graduação
em Ensino (POSENSINO), associação ampla entre UERN, UFERSA e IFRN, tem
apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
(IFRN), da Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Programa de Pós-Graduação em
Educação Brasileira (PPGE) e do Núcleo de História e Memória da Educação
(NHIME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Secretaria
de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC) e da Secretaria
Muncipal de Educação da Preferitura Municial de Mossoró. Conta, ainda,
com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),
da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, o SENACEM recebe o imprescindível
apoio financeiro do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC),
e do Auxílio a Promoção de Eventos Científicos (ARC), do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A
aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com as Secretarias
Estadual e Municipal de Educação e, por conseguinte, com as escolas da
região, objetiva aproximar o debate acadêmico do espaço escolar,
intentando diminuir o fosso que separa o pensar e o fazer as políticas e
os currículos do Ensino Médio, do fazer cotidiano das escolas e dos
seus sujeitos.
SOBRE O SENACEM - Histórico
A
construção coletiva do SENACEM, apesar de trilhar as primeiras edições,
já ocupa lugar importante no debate sobre o ensino médio. Em 2011, o I
Seminário Nacional do Ensino Médio, intitulado: “História, Mobilização e
Perspectivas”, surgiu com a pretensão de discutir as políticas
governamentais e suas apropriações e recontextualizações na escola,
enfatizando os processos históricos, políticos e ideológicos que
permeavam a educação secundária. A iniciativa do evento possibilitou
socializar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino
médio, mobilizando pesquisadores com diversas trajetórias acadêmicas,
predominantemente, do nordeste brasileiro, mas com trânsito intelectual
nas outras regiões do país. Naquele momento o evento contribuiu para
suscitar o debate teórico e epistemológico, bem como contribuiu com as
reflexões e repercussões do fazer pedagógico no ensino médio, analisando
suas possibilidades, potencialidades, limites e problemas. A parceria
entre os pesquisadores resultou na publicação nos anais do evento de 400
(quatrocentos) trabalhos apresentados a partir dos eixos temáticos
discutidos. Outro significativo resultado das conferências ministradas
no Seminário foi a publicado do livro Ensino Médio:
políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar, pela Editora CRV
(Curitiba). Numa tiragem de 1000 mil exemplares, o livro já foi quase
totalmente vendido, em apenas um ano de lançamento. Este tem sido
divulgado em vários eventos científicos e acadêmicos nas universidades
parceiras, além da ANPED (Associação Nacional dos Pesquisadores em
Educação), em 2012. O mesmo livro já foi adotado como material de
leitura e discussão nos cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2012,
o II SENACEM abordou a temática “Profissão Docente, Currículo e Novas
Tecnologias”. O evento propiciou espaços de debates para pesquisadores
com experiências em diversas áreas de formação e diferentes regiões do
país, discutindo os desafios e as possibilidades contemporâneas para a
docência, a formação e a utilização das novas tecnologias no Ensino
Médio. Nesta edição, os vínculos entre as instituições parceiras foi
fortalecido com a integração do ensino de graduação e pós-graduação com a
participação dos programas formativos (PET, PIBIC, PIBID e PIM). O
estímulo para o envolvimento dos discentes vinculados aos programas
formativos foi fomentado nas atividades desenvolvidas em parcerias com
os professores nas coordenações das diversas atividades do Seminário
(Grupos de discussões, minicursos, apresentações de trabalhos). Como
resultado dessa soma de esforços, o II SENACEM atingiu a participação de
950 pessoas (professores da educação básica e universitários,
estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de escolas,
técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção bibliográfica
também mostrou-se significativa com a publicação de 300 (trezentos)
trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento. Como no
primeiro SENACEM, as conferências serão publicadas em Livro pela editora
Edições UFC.
Em 2013,
com as experiências e a acentuada parceria construídas nos últimos
anos, o III SENACEM, com a temática "Currículos, Aprendizagens,
Saberes" apresentou-se como uma possibilidade de mediação e reflexão
crítica, rigososa e de conjunto da realidade educacional que envolve o
ensino médio. Seu intuito foi o de contribuir, fomentar e suscitar o
debate teórico e epistemológico acerca dos currículos, aprendizagens e
saberes que mobilizam as práticas educativas, continuando na trilha de
construção uma educação de qualidade social, comprometida com os
sujeitos do ensino médio das escolas públicas brasileira. Como resultado
do acúmulo de forças das edições anteriores, o III SENACEM atingiu a
participação de 1150 pessoas (professores da educação básica e
universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores de
escolas, técnicos da secretária de educação e do MEC). A produção
bibliográfica também mostrou-se significativa com a publicação de 500
(quinhentos) trabalhos apresentados nas comunicações no anais do evento.
Como nas duas últimas edições do SENACEM, as conferências foram
publicadas em Livro pelas Edições UECE.
Para
2016, o IV Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM 2016) traz como
tema Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública. Mais uma vez o
evento pretende ser espaço de debate para pesquisadores, estudantes de
graduação e pós-graduação e professores universitários e da educação
básica que atuam, pesquisam, pensam o Ensino Médio.
OBJETIVOS:
1.
Analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio e as
incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas
nas escolas; 2.
Divulgar resultados de pesquisas sobre as políticas para o Ensino
Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam
professores e técnicos das secretarias estaduais de educação no debate
sobre a qualidade do ensino. 3.
Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que
debatem as políticas curriculares e as aprendizagens significativas no
ensino médio, envolvendo gestores estaduais, professores, gestores
escolares e comunidade escolar, de forma geral. 4.
Possibilitar a interação entre professores da educação básica,
professores do ensino superior e alunos de graduação de diversas
licenciaturas e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado)
como espaço de debates de saberes e experiências diversas, contribuindo
para o desenvolvimento de aprendizagens acadêmicas e de formação
continuada. 5.
Discutir as peculiaridades do Ensino Médio na escola pública, dando
ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na sociedade
contemporânea; 6.
Discutir os desafios e as possibilidades das Novas Tecnologias para a
profissão docente e para o currículo do Ensino Médio na escola pública,
principalmente; 7.
Aproximar o debate acadêmico do debate escolar, buscando encontros
possíveis entre a excelência da pesquisa e a excelência da prática
escolar, com foco na escola pública e nas juventudes que frequentam essa
etapa da educação básica. 8.
Contribuir para o debate, para a exposição de ideias e para a
publicação de artigos científicos de alunos da pós-graduação e de
professores que atuam na graduação e na pós-graduação.
Atualizado por: Jean Mac Cole Tavares Santos em 28/02/2016 (Setor para Contato: FE - Departamento de Educação )
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