quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS - CONVITE

Você está convidado para participar do 2º SARAU LITERÁRIO DE 2010 da SPVA.
Traga outra pessoa com você!
Teremos muita poesia,
som dos cantadores,
muita descontração,
além do Show 30 minutos do Poeta IGOR BARBOSA.
Contamos com você!
Local: E. E. Winston Churchill
Data: 16/01/2010 - Sábado
Hora: 17 h

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

INSTITUTO PADRE MIGUELINHO: 98 anos formando gerações, disseminando o saber


A revolução de 1817 era um sonho que abriria caminhos para que o Brasil se tornasse uma República, haja vista nesse período o Brasil ter um regime monárquico, sob a égide da coroa portuguesa. Nesse sentido, os brasileiros não aguentavam mais as humilhações sofridas, não toleravam mais ver os seus lucros sendo enviados para Portugal, dentre outras coisas.
O Padre Miguelinho foi um dos que saiu em defesa da transição do Brasil para um regime republicano, e foi nesse contexto que conhecemos a história desse padre potiguar, herói e guerreiro que tão bem representou sua terra mostrando que não era covarde; potiguar é povo de palavra.
Filho de Manoel Pinto de Castro e Francisca Antonia Teixeira, pai português e mãe natalense, o jovem Miguel Joaquim de Almeida e Castro ganhou o apelido de Miguelinho por causa de sua baixa estatura. Já rapaz, destacou-se pela inteligência nata e reconhecida cultura humanista.
Participava Miguelinho de associações de reconhecimento secreto, período em que alimentava idéias de emancipação política, todas voltadas para afastar os colonizadores e invasores do Brasil monárquico. O movimento revolucionário de 1817 durou três meses e aconteceu no Nordeste, mais precisamente na província de Pernambuco, e teve inspiração nos ideais de liberdade da revolução francesa, na independência dos Estados Unidos e nas lutas da emancipação da América Hispânica, tendo sido, entretanto, a mais significativa.
Infelizmente, a citada revolução não logrou o efeito desejado pelos seus participantes. Os seus líderes foram punidos com sentença de morte, por enforcamento, e Padre Miguelinho foi um desses.
Segundo registros da época, o então Frei Miguelinho, que era Secretário de Governo, queimou todos os documentos em seu poder no intuito de não comprometer ou piorar a situação dos que estavam envolvidos direta ou indiretamente no episódio frustrado.
Mostrou o Frei que era austero, sincero e tinha muita convicção do que queria. Diante do juiz que deu a sua sentença, Miguelinho não fraquejou e, mesmo quando o juiz - tentando lhe ajudar e fazendo o que podia para lhe salvar da morte - disse: “Não, senhor, não são contrafeitas; as firmas nestes papéis são autênticas e, por sinal, num deles, o de Castro (seu sobrenome) ficou pela metade porque faltou papel”.
Diante desse fato, o juiz proferiu então a sentença, quando Miguelinho ouviu em profundo silêncio e, sem o menor sinal de impaciência, encaminhou-se para o temido oratório. Minutos antes de ser enforcado, ajoelhou-se diante do crucifixo e, chorando, disse em latim: “Misere mei Deo”. O mesmo alternava sua oração com seu companheiro de infortúnio, José Luiz Mendonça.
Assim, deixava Padre Miguelinho a sua trajetóra de vida para entrar na história; assim é a história do Patrono da Escola Estadual Padre Miguelinho, batizada no governo do então governador Aluizio Alves de Instituto Padre Miguelinho, pelo qual é conhecida até hoje.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

METRÓPOLE DIGITAL

Programa que irá capacitar jovens de 14 a 18 anos em tecnologia da informação, Inglês técnico e cidadania.
A inscrição foi prorrogada até 31 de janeiro de 2010, o jovem que passar na seleção que ocorrerá em 07 de março de 2010, terá uma bolsa de R$ 161.00 (cento e sessenta e um reais) por mês.
O curso será ministrado pela UFRN.
Maiores informações: www.metropoledigital.ufrn.br

sábado, 9 de janeiro de 2010

OS AUTOMÓVEIS E AS PESSOAS - ARTIGO VEREADOR GEORGE CÂMARA

OS AUTOMÓVEIS E AS PESSOAS

George Câmara, petroleiro, advogado e vereador em Natal pelo PCdoB (07/01/10) www.georgecamara. com.br

É final de 2009, início de 2010. Época de férias escolares, recesso para muitas atividades profissionais e período preferencial também para férias do trabalho nas empresas. Nas ruas da cidade, um verdadeiro alívio no trânsito. Na manhã de seis de janeiro, feriado de Reis, estou em Natal e sigo no rumo do litoral sul, por volta da dez horas.
Escolhi esse horário por entender que estaria livre de qualquer dificuldade no trânsito, pois muita gente já havia se deslocado nesse percurso desde o dia anterior, em busca do descanso merecido. Ledo engano. Congestionamento inexplicável, numa fila interminável de carros de passeio.
Logo nas primeiras praias, Pium e Cotovelo, enorme quantidade de carros parados no acostamento ou na faixa do lado direito. Mas o “engarrafamento” não diminuía. À medida que prosseguia a viagem, maior quantidade de automóveis nas laterais, na frente e atrás de nosso carro.
Impressionado, indaguei à minha companheira como seria caso alguém viesse a necessitar de um atendimento médico de emergência naquelas circunstâncias. Comentávamos o quanto as cidades estão cada vez mais frágeis, nos dias atuais. Afinal, isso é a modernidade? O que são os carros senão um meio para uma melhor qualidade de vida do ser humano? Qual é mesmo a natureza desse problema: é apenas uma questão local? Está nos marcos de cada indivíduo ou se tornou uma questão de natureza pública?
Natal é uma cidade com 806 mil habitantes, pelos números do IBGE atualizados em julho de 2009. Conta com o registro de aproximadamente 250 mil veículos transitando em seu território de 170 km², somando-se mais 2 mil automóveis a cada mês. Lidera uma região metropolitana formada por 10 municípios, com uma população de 1 milhão e 300 mil pessoas, aproximadamente. Circulando na Região Metropolitana de Natal, cerca de 320 mil veículos registrados pelo DETRAN – RN.
Tais números se expressam em iguais proporções pelo Brasil afora, agravando-se o problema conforme o tamanho de nossas metrópoles. A cidade de São Paulo registra atualmente algo em torno de 600 veículos diariamente, o que nos dá o número assustador de 18 mil carros por mês que se somam à frota existente. Somente na capital. Nas demais cidades brasileiras de médio e grande porte, tal modelo se repete. Tamanha irracionalidade é absolutamente inaceitável.
Será que o modelo implantado no Brasil para o transporte de massas, sobretudo nas cidades e metrópoles atuais, atende às necessidades das pessoas? O parque industrial do setor automobilístico brasileiro, um dos maiores do mundo, foi montado na década de 1950, quando pouco mais de 36% da população morava nas cidades. Desenvolveu- se priorizando o veículo de passeio, subordinando sua lógica ao mercado consumidor individual, em detrimento do atendimento às necessidades crescentes do transporte coletivo para contingentes cada vez maiores.
No momento em que se debate em todo o país o temário da IV Conferência Nacional das Cidades, é preciso colocar na ordem do dia a questão do Transporte, da Mobilidade Urbana e da Acessibilidade, dando centralidade às pessoas. O modelo que ainda perdura no Brasil, há mais de meio século, já não responde às exigências atuais.
Sem o reconhecimento e a efetivação do direito ao transporte público de qualidade para todos, não conquistaremos as cidades mais humanas, requisito civilizacional para uma vida digna.
fonte: e-mail

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura/SEEC, aderiu ao convênio firmado com o MEC, que já garantiu recursos na ordem de 63 milhões 558 mil destinados a infra-estrutura das escolas públicas que participarão do Programa.
O objetivo do mesmo é expandir a educação profissional, ao mesmo tempo que alia-se a formação geral, cientifica e cultural do discente do ensino médio, e ate mesmo para quem já concluiu e deseja fazer somente o curso profissionalizante.
Consideramos um avanço na educação pública do nosso Estado e podemos dizer que é o governo de todos pensando no bem da juventude do Rio Grande do Norte.

1º SARAU DE 2010 DA SPVA SERÁ AMANHÃ NA FUNCARTE

Para quem procura uma programação terapia, nada melhor que participar da Ciranda Poética da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins/RN.
Amanhã, a partir das 17 horas, na Fundação Capitania das Artes na Ribeira - Atrações: cordelistas, músicos e poetas, tudo com muita arte e inspiração, começando 2010 com muita força e muita animação. Será o primeiro Sarau do ano e você não pode perder.
Te espero lá.