terça-feira, 7 de setembro de 2010

INSTALADA COMISSÃO PARA ELEIÇÃO NA REITORIA NA UFRN


Publicado no site da UJS http://www.ujspotiguar.com.br/. Sigam Arlete e a UJS no twitter!Por Arlete Araújo*
Na última quarta-feira, dia 01 de setembro, foi instalada a Comissão designada pelo Reitor para elaborar as normas do processo de consulta à comunidade universitária para a eleição de Reitor. As normas devem definir o peso do voto das categorias – estudantes, docentes e técnicos. Aparentemente apenas uma questão matemática essa definição é eminentemente política pois o peso atribuído a uma ou outra categoria expressa de fato uma concepção sobre o processo democrático de escolha do futuro reitor. No processo eleitoral, os candidatos se apresentam à sua comunidade com um conjunto de propostas, recebem sugestões e críticas, dialogam com os atores e firmam compromissos. Portanto, é um momento extremamente rico em que a política assume papel central e em que a democracia é exercida. Um amplo debate sobre os temas mais variados – ensino, pesquisa, extensão, política estudantil, política de gestão das pessoas, orçamento, condições de trabalho, desempenho dos alunos, projetos pedagógicos, plano institucional de desenvolvimento, articulação com a sociedade, formação profissional, políticas de permanência do estudante, política de qualificação do corpo técnico-administrativo ocupam a atenção de toda a comunidade. Todos os temas, sem exceção interessam às categorias de docentes, técnicos e estudantes. Quanto mais pessoas forem envolvidas no processo maior será o ganho para a instituição pois o diálogo com a comunidade além de permitir a construção de consensos sobre as prioridades da instituição permite à mesma escolher de forma consciente aquele candidato com propostas mais próximas de seu projeto de universidade. Todos ganham. De um lado, a comunidade estará mais vigilante para cobrar do seu dirigente as promessas de campanha; Do outro, o candidato sabe que ao comprometer-se será cobrado para cumprir as promessas de campanha. Nesta relação, cria-se a possibilidade de que a gestão seja voltada para a solução das demandas que foram colocadas. Daí porque se torna fundamental que o peso do voto seja um elemento a estimular as categorias a participarem do processo. Logo, não é uma questão numérica como me referi acima. É uma questão que envolve o compromisso com a democracia e a participação política das pessoas. Nesta perspectiva, um desequilíbrio do peso do voto a favor da categoria docente afastará do processo os técnicos e estudantes que avaliarão, com justa razão, que o seu voto não tem o poder de influenciar a escolha. Assim, a solução mais adequada é garantir a paridade do voto, definindo que docentes, técnicos e estudantes têm o peso de 1/3 cada. É preciso salientar que ainda assim, os docentes terão um peso maior na escolha dado que é a categoria com menor número de votantes e que os estudantes terão um peso menor uma vez que o número de votantes é maior. Logo, definida a paridade há que se estabelecer outra discussão – se ela deve ser pré-fixada ou pós-fixada. E, neste caso, deve-se levar em conta a participação histórica das categorias em processos anteriores para que a definição não venha a produzir outra distorção no processo. O fato é que não devemos ter medo da paridade! A escolha por uma outra candidatura com certeza se fará pelo conjunto de propostas apresentadas para todas as categorias. O voto paritário já orientou processos passados e a instituição sobreviveu! É preciso que se diga que não apenas esta discussão está fora do lugar em função de experiências anteriores como ocorre em um momento, aliás toda a discussão da norma, em um momento em que as candidaturas estão postas permitindo que interesses já cristalizados não tenham a suficiente isenção para votar dado que as preferências eleitorais estão definidas. Com certeza, definir as regras do jogo com o jogo sendo jogado, não ajuda em nada a consolidar instituições democráticas. Que no futuro, as regras sejam definidas com antecedência para que não sejam subordinadas ao calor do momento eleitoral!* Candidata à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela chapa Novo Olhar.Twitter de Arlete AraújoNovo Olhar UFRN
fonte: ujspor e-mail.

DEPUTADA POTIGUAR É DESTAQUE NO CONGRESSO NACIONAL


*Congresso em Foco destaca ação de Fátima no parlamento brasileiro*
“Fiquei muito feliz por ter meu nome posto em destaque pelo site Congressoem Foco, ao lado de nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), pelaminha luta em favor da educação brasileira. Esse reconhecimento é, semdúvida, mais um grande estímulo para aprimorar nossa luta enquantoparlamentar, na valorização da educação do Brasil”.
Assim a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) recebeu a notificação que seu nome é um dos pré-escolhidos para concorrer ao Prêmio Congresso em Foco2010. Pelo quinto ano consecutivo, o site Congresso em Foco premiará senadores e deputados federais que melhor representam a população noCongresso Nacional. A votação é pela internet, tendo por base uma lista de parlamentarespredefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Oprocesso de formação da lista é fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistasde Brasília. A luta que Fátima empreende em favor da educação desde os tempos desindicalista e professora da rede pública de ensino, é motivo de elogios dosque fazem a educação.Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, “a deputada Fátima Bezerra temsido uma parceira na luta em defesa da educação do Brasil e do RN”. Eletambém considera que Fátima “teve um papel decisivo para que o Rio Grande doNorte fosse um dos Estados mais contemplados no Plano de Expansão daEducação Profissional”.“Destaco também o papel que ela teve na melhoria da educação básica quandofoi relatora da Lei 11.494/07, que regulamentou o Fundeb, e quando defendeucom entusiasmo a Lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial para omagistério”, disse o ministro.Diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Profissional eTecnológica do MEC, o professor Getúlio Marques Ferreira também é outro quetestemunha a ação de Fátima Bezerra."Aqui em Brasília a deputada Fátima Bezerra trabalha diuturnamente pelaeducação do País. Lutando pela expansão da Rede Federal, desde 2003, Fátimacontribuiu para a criação de novas Escolas Técnicas Federais no País. Foidela a iniciativa de "sonhar" ao incluir no PPA 2004 a criação de escolastécnicas federais para o Rio Grande do Norte”, reconhece Getúlio.A coordenadora Geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso diz que “como deputada,Fátima tem honrado sua história de luta em defesa dos trabalhadores emeducação. Temos sempre contado com seu apoio incondicional e público emtodos os momentos da nossa luta, sobretudo nos momentos mais difíceis dasnegociações com os Governos. Sua contribuição foi imprescindível para nossasconquistas”.*Ações de Fátima na Educação**13 IFRNs* - Autora da emenda ao Plano Plurianual que viabilizou a criaçãode 13 CEFETs/IFRNs nos municípios de: Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi,Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, dois em Natal, NovaCruz (extensão), Parnamirim (extensão) e São Gonçalo do Amarante (emconstrução). Esses três últimos estarão em pleno funcionamento a partir de2011.*FUNDEB *- Relatora de uma das leis mais importantes para a educaçãobrasileira, o Fundeb. Com o advento do Fundeb, a contribuição financeira daUnião passou de R$ 300 milhões em 2003 para R$ 7,9 bilhões em 2010.*Educação Infantil* - Conseguiu incluir vários municípios do RN noProinfância, programa do Governo Federal que beneficiou o estado com cercade 50 creches e pré-escolas públicas de educação infantil. Também conseguiaprovar pela bancada do RN emenda destinando recursos do MEC para aconstrução de quatro Centros de Educação Infantil em Natal.*Piso Salarial do Magistério –* Apresentou proposta de emenda ao Fundeb parainclusão do piso salarial do magistério público, com extensão do direito aosaposentados. O Piso foi regulamentado pela Lei 11.738/2008. Fátima tambémcoordenada a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial. A Frente lutapela implementação efetiva da Lei do Piso em todos os estados e municípios.*Valorização Profissional* - Participação em todas as lutas dostrabalhadores em educação, especialmente no que se refere às negociações comvista às melhorias salariais e de condições de trabalho. Também foi relatorada Lei 12.014/2009, da senadora Fátima Cleide, que reconhece os funcionáriosde escolas como profissionais da educação.*PNE -* Participação nos seminários “Mais Dez: o Legislativo e a Sociedadeconstruindo juntos o novo Plano Nacional de Educação”, que promoveu o debatesobre o Plano Nacional de Educação em várias regiões, inclusive em Natal. OPNE precisa ser aprovado até 31 de dezembro no Congresso Nacional e vaidefinir as diretrizes da educação de 2011 a 2020.*CONAE *- Participação no processo de mobilização social para a ConferênciaNacional de Educação – CONAE, com atuação como delegada e expositora noevento.*Universidade Aberta* - Conseguiu junto ao MEC a inclusão de mais cincomunicípios do RN nesse sistema: São Paulo do Potengi, Apodi, São Gonçalo doAmarante, Touros e Parelhas.*Transporte Escolar* - A pedido da deputada Fátima, o Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE) incluiu dezenas de municípios no programaCaminho da Escola. Até o final deste ano, o RN contará com aproximadamente280 ônibus escolares, beneficiando cerca de 40 mil estudantes que moram nazona rural.*Novas escolas* - Aprovação de emendas para reforma e construção de escolasno RN, beneficiando 30 cidades. Fátima também contribuiu para a construçãode dez centros profissionalizantes no RN.*Universidades *- Luta pela expansão e fortalecimento da UFRN, garantindorecursos que viabilizaram a reabertura do campus de Santa Cruz. Destinaçãode emendas que injetaram R$ 650 mil reais na UERN, beneficiando os campi dePau dos Ferros, Açu e Zona Norte de Natal.*UFERSA* - Contribuição importante para a transformação da ESAN em UFERSA -Universidade Federal*Rural do Semi* - Árido, cuja expansão contempla os municípios de Angicos eCaraúbas.*Inclusão* - Defesa do sistema de cotas para alunos de origem humilde,negros e índios nas universidades públicas. Fátima foi uma das primeirasparlamentares a apoiar e defender o ProUniVeja: http://congressoemfoco.uol.com.br/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PALAVRA QUE TRANSFORMA - PASTOR SÉRGIO FERNANDES


Palavra Que Transforma


Lidando com tempos trabalhosos - Parte 12




Salmos 42:7 - Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. O maior problema em aceitar o abatimento é que esse abismo chamará outro. Quando não nos concentramos naquilo que Deus É, vamos murmurar contra Ele e nos entregar a coisas que O entristecem.Por isso, a tristeza, a incredulidade, o abatimento devem ser tratados rapidamente, para que o estrago não seja ainda maior. Você tem analisado como suas emoções estão quando a tempestade chega?

Tem sido cauteloso no falar e no agir quando o mundo está desabando a sua volta?

Tenha cuidado! A tempestade passa, mas a conseqüência de nossos atos ficará para sempre!Deus te abençoe!

GEORGE CÂMARA MEU AMIGO E COLEGA PROFESSOR DA UVA - CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL



George Câmara - PCdoB - Deputado Estadual 65123
George e a Região Metropolitana - vídeo
Copa 2014 deve receber recursos públicos?
George visita Feira Livre de João Câmara - RN
George Câmara, um deputado arretado!
Datafolha aponta vitória de Dilma
George Câmara, parlamentar - vídeo
Construção de casas está ameaçada
George e a Região Metropolitana - vídeo
Posted: 24 Aug 2010 07:04 PM PDT
Primeiro VT produzido para a campanha no horário eleitoral gratuito da TV"O Brasil avançou durante o Governo Lula e precisamos colocar o Rio Grande do Norte nesse rumo de desenvolvimento. Como vereador, trabalho pela integração dos municípios da Grande Natal, e como deputado, vou atuar pelo desenvolvimento de sua região.Vote George: meia, cinco, um, dois, três."
Copa 2014 deve receber recursos públicos?
Posted: 24 Aug 2010 10:14 PM PDT
Carlos Eduardo é favorável à utilização de recursos públicos no projetos da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Foto: Aléx Régis Caminhada no bairro das Quintas, dia 5 de agosto O ex-prefeito de Natal e candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, assinalou que o momento é de “garantir que a próxima Copa seja realizada na cidade, porque é uma oportunidade única de catalisar projetos e investimentos que
George visita Feira Livre de João Câmara - RN
Posted: 24 Aug 2010 07:04 PM PDT
"O candidato a deputado Estadual George Câmara, natural da cidade, visitou a feira livre de João Câmara/RN neste sábado (21) levando suas propostas e falando de seus trabalhos como parlamentar já realizados no Estado."por blog do Evanuel Ataliba
George Câmara, um deputado arretado!
Posted: 24 Aug 2010 07:03 PM PDT
"Eu tenho informado que o camarada George Câmara é o vereador mais preparado e competente da cidade de Natal. George é o povo e procura fazer o melhor pelos avanços do povo; ele é vereador, mas merece ser deputado para ajudar este estado a avançar em políticas públicas, em melhoria de qualidade de vida de todos.Mas vamos repassar algumas informações* sobre o camarada George..."por Carlos Gomes,
Datafolha aponta vitória de Dilma
Posted: 24 Aug 2010 11:26 AM PDT
Se a eleição fosse hoje, a candidata à Presidência da República do PT, Dilma Rousseff, seria eleita já no primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha, ela dobrou a vantagem sobre o seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra, aparecendo com 47%, diante de 30% de Serra, e 9% de Marina Silva (PV). Na pesquisa anterior, feita entre os dias 9 e 12, Dilma estava com 41% e Serra com 33%.A
George Câmara, parlamentar - vídeo
Posted: 24 Aug 2010 07:03 PM PDT
VT para inserções durante programação da TV"Como vereador, George Câmara trabalha pela integração dos municípios da Região Metropolitana, e como Deputado irá atuar a serviço do desenvolvimento de sua região.Vote George: meia, cinco, um, dois, três."
Construção de casas está ameaçada
Posted: 24 Aug 2010 02:03 PM PDT
Após perder o convênio para construir 388 casas populares, por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), a Prefeitura de Natal tem outro problema na esfera habitacional para resolver. Segundo o presidente do Movimento dos Sem-Teto no Rio Grande do Norte, Wellington Bernardo, outros 105 beneficiários, que dispõem de recursos assegurados pelo Programa de Aceleração do
# Para cancelar o recebimento do Boletim George 65123, favor responder esta mensagem com o assunto CANCELAR BOLETIM para o e-mail http://br.mc334.mail.yahoo.com/mc/compose?to=georgecamara65@gmail.com. George Câmara - PCdoB - Deputado Estadual 65123 Twitter @georgePCdoBComitê: Av. Eng. Roberto Freire, 2951 - CCAB Sul Loja 13 - Capim Macio - Natal RN (84) 9929-9764 :: 3207-8861
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A MESAGEM POÉTICA DE ADEMAR MACEDO


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Para espantar a tristeza
que nos deixa em desalinho,
costumo olhar a beleza
das rosas do meu caminho.
(Ana Maria Nascimento/CE)


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Levando vida inclemente,
velho e guri desprezados,
sem futuro, nem presente,
são dois seres desgraçados...
(Pedro Grilo/RN)


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2008 > Pouso Alegre/MG
Tema > ALMA > M/E.
A paz, que o mundo persegue,
em nosso amor se acentua,
por teu corpo ao meu entregue...
por minha alma entregue à tua!
(Edmar Japiassú Maia/RJ)


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BRUMAS DA VELHICE.

– Roberto P. Acruche –

Os anos passam correndo
e eu acumulando idade;
os cabelos brancos aparecendo,
desfigurando a face da mocidade.
Minha alma insiste, remoça!...
Resiste o tempo e não envelhece.
A dor chega, o corpo padece...
-Deveras!
É só saudade das primaveras
que precederam a de agora...
E nesta hora:
Inédito encanto
livra-me do pranto
renovando-me a esperança
com um riso de moço.
Entretanto:
A idade avança,
atinge a minha alma
que cansa depois de tanto esforço...
Fazendo-me sentir as brumas da velhice!


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Quando se está bem pertinho,
seja o momento qual for,
ternura, afeto e carinho
cabem bem demais no amor.
(Ademar Macedo/RN)


...E Suas Trovas Ficaram:
Na minha prece, um favor
eu peço a Deus, um somente:
fazei renascer o Amor
no peito de toda gente.
(Carlos Guimarães/RJ)


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O poeta populartem na boca

a liberdadee se torna divindade

no modo de versejar,

pois se dana a inventarum mundo de fantasiacom

arte e sabedoriapra melhor assim viver;

e pra o povo não correrda luta do dia-a-dia.

(Poeta Hegos/RN)


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APANIGUADOS.
– Haroldo Lyra/CE –Tenho pena de quem não é capaz

De sustentar-se pelos próprios meios,

Nos donativos finca os seus esteios

E a propaganda de um viver falaz.

Tenho pena dos que romperam veios


Das batalhas que não enfrentam mais;

Mendigos de padrões oficiais

Classificados sem quaisquer receios.

Que pena!... quando o silo esvaziar-se


E o joio dessa safra esparramar-se

Sobre as mentes que o dolo enfeitiçou.

Será penoso então o amanhecer,


Pois apenas terão para comer:

As sengas do pão que o diabo amassou.

domingo, 22 de agosto de 2010

UM SONHO, UMA CONQUISTA! ARTIGO DE JANEAYRE SOUTO - DIRETORA DO SINTE/RN



Um Sonho, Uma Conquista!


JaneayreAlmeida de Souto*

“Sonhoque se sonha só,
É só um sonho.
Sonho que se sonha juntos,
É realidade.”


Os professores começaram a fundar a ssociações de classe um pouco antes dos meados do século 20 passado. A maioria data de 1945 para cá. Os funcionários custaram muito mais a se organizar, mesmo porque não havia uma identidade da categoria: eles se dissolviam entre os outros funcionários públicos dos estados e das prefeituras.
No início da década de 80 alguns professoressócios das entidades ligadas CPB – Confederação de Professores do Brasil (atualCNTE) – e mesmo dirigentes de algumas delas, quiseram dar um novo nome e uma dinâmica à Confederação, que eles consideravam muito tímida. Surgiu a tentativa de construção da UNATE – União Nacional de Trabalhadores da Educação. Era o tempo da “fervura Sindical” no ABC paulista e em outros centros industriais.
A UNATE não vingou, mas a idéia de abrir a Confederação de Professores para todos os trabalhadores do ramo de atividade“educação” estava lançada.
Em janeiro de 1988, no XXI Congresso, emBrasília, a CPB se filiou à CUT. Em janeiro de 1989, no XXII Congresso, emCampinas, a CPB aprovou o indicativo de unificação com a FENASE (Federação de Supervisores), FENOE (Federação de Orientadores) e CONAFEP (Coordenação deFuncionários). A partir daí, começou o trabalho de uma Comissão de Unificação,para elaborar a proposta concreta e jurídica para o ano seguinte.
Em janeiro de 1990, em Aracajú, deu-se a unificação, com plena adesão e aprovação dos professores e funcionários. Pela primeira vez dezenas de funcionários votaram em pé de igualdade proposições sobre conjuntura política nacional, política sindical e política educacional.Embora ainda existindo problemas em relação à unificação, esta avançou substancialmente em relação à situação anterior. E, portanto, para que esta unificação aconteça na sua totalidade é necessário que associe-se a ela a lutapela profissionalização e valorização dos funcionários como educadores e cidadãos.
Em nosso estado a história de luta e organização dos funcionários da educação não é diferente.
A nossa luta começa quando alguns funcionários passaram a fazer parte da direção da ANSE (Associação Norte Rio Grandense dos Servidores Estaduais) e em 1988 com a aprovação da novaConstituição Federal os servidores públicos passaram a se organizar em sindicatos criam o SINSP (Sindicato dos Servidores Públicos Estadual do Estadodo Rio Grande do Norte), que funcionou por quase dois anos com total apoio da APRN (Associação dos Professores do Rio Grande do Norte). Em 20 de setembro de1989, nasce então o SINTE que nos unifica aos professores, especialistas e supervisores educacionais.
O relato da nossa história de luta eorganização é importante para que fique bem vivo na nossa memória que a história de luta e organização dos funcionários da educação não nasce agora,mas traz uma história de mais de 21 anos de luta.
No primeiro trimestre de 1989, com uma pauta de reivindicação não atendida pelo governo estadual onde tinha como principal ponto de reivindicação um Plano de Carreira para todos os funcionários do estado levou a direção do SINSP a organizarem uma greve dosfuncionários. Nessa greve teve destaque a organização e participação dos funcionários da educação. Esses eram os que tinham as piores condições de trabalho e o pior salário.
Com a adesão de quase 85% dos funcionários da educação a essa greve na capital e no interior do estado,professores, especialistas e supervisores educacionais entraram em greve.Devemos relembrar aqui a histórica assembléia que os funcionários da educação realizaram na quadra do CEJA (Centro Educacional José Augusto) em Caicó, onde toda a arquibancada do ginásio de esportes foi tomada pelos funcionários, que após a realização dessa assembléia tomaram as ruas da cidade de Caicó emdireção a sede do 10º NURE (Núcleo Regional da Educação), marcando a história de luta dos servidores da educação daquela cidade. Nesse ano foram os funcionários da educação quem pautou a greve do magistério no Rio Grande doNorte.
Em setembro de 1989 vem a unificação e ai a pauta histórica dos funcionários se unifica com a pauta histórica dos professores, especialistas e supervisores educacionais. A partir daí a luta por um Plano de Carreira passa a ser pauta unificada dos Trabalhadores em Educação como um todo, e não mais de um segmento especifico.
Em 1990, os trabalhadores em educação do nosso estado conseguem eleger o primeiro presidente do SINTE, Manuel Junior Souto, Deputado Estadual. Com a eleição de Junior Souto, os trabalhadores em educação começaram a levar as suas lutas para dentro da Assembléia Legislativa. Os trabalhadores em educação tinham Junior Souto como um interlocutor da categoria e o parlamento estadual.
A luta por um Plano de Carreira, para todos os trabalhadores em educação passoua fazer de todas as pautas e de todas as greves.
Chegar hoje ao Plano de Carreira dos Servidores da Educação é a gente lembrar dos inúmeros acampamentos e manifestações que realizávamos em frente aoPalácio Governo, hoje Palácio da Cultura que fica na Praça Sete, centro da cidade do Natal, é lembrar de como os governos respondiam as nossas manifestações e aos nossos acampamentos, colocando o Batalhão de Choque para combater os sindicalistas e a categoria dos trabalhadores em educação que na maioria das vezes não tinham dialogo. Na maioria das vezes o Batalhão de Choque já chegava jogando Bombas de Gás Lacrimogêneo nos manifestantes.
Quantas vezes não fomos arrancadas pela polícia militar quando estávamos dentro das galerias da Assembléia Legislativa, lutando e exigindo que os deputados votassem a favor do plano de carreira dos trabalhadores em educação.
Quantas manifestações não realizamos em frente a Governadoria. Os inúmeros governos indiferente de cor partidária e de filosofia no lugar de dialogar coma categoria colocavam o Batalhão de Choque para recepcionar os trabalhadores em educação.
Chegamos hoje ao dia 30 de junho de 2010. Dia que nenhum servidor público estadual irá esquecer. Dia em que a direção do SINTE, não esquecerá jamais.
Ao entrar no dia 30 na Assembléia Legislativa do nosso estado, tivemos uma sensação diferente. Comentei com a minha companheira de direção do SINTE,Fátima Cardoso, a sensação de felicidade, de alegria, de um dever cumprido, deum sonho se realizando. Tinha a certeza que iria sair daquela casa com a aprovação do nosso Plano de Carreira e não mais arrancada das galerias pela polícia militar.
Não escondia que esses vinte e anos de luta se transformavam naquela tarde na realização de um sonho, estava ali uma luta de vinte e ano se transformando em realidade. Fazia questão de trazer vivo nos meus olhos esses vinte e um anos deluta, de busca e de conquista. Pois eu, ia sair dali, com uma carreira.
Não posso deixar de aqui falar de um companheiro que hoje está na Assembléia Legislativa exercendo hoje o papel de interlocutor entre os trabalhadores em educação e a Assembléia Legislativa que é o Deputado Estadual Fernando Mineiro. Ele exerceu um papel preponderante e fundamental para a vitória da nossa categoria e do nosso sindicato. O deputadoMineiro exerceu papel primordial na articulação junto ao governo estadual ejunto aos diversos líderes dos partidos na Assembléia Legislativa.
Também reconhecemos o empenho daDeputada Federal Fátima Bezerra na articulação junto ao governo estadual para oenvio do Plano de Carreira para a Assembléia Legislativa.
No dia 01 de julho de 2010, o governo estadual publicou no Diário Oficial doEstado a Lei Complementar 432/10, que institui o Plano de Cargos, Carreira eRemuneração dos Servidores da Administração direta do Estado do Rio Grande doNorte.
Hoje, os mais de 8.000 servidores da educação contemplados com a LC 432/10,traz um brilho diferente no olhar. Os servidores da educação trazem consigohoje a certeza de que agora eles têm uma carreira, que leva em conta o seutempo de serviço, a sua titulação e o seu cargo.
Com esse relato resgatamos um pouco da nossa história de luta e de organização.E dessa batalha tiramos uma lição que levaremos para toda a nossa vida, que é alição de que a nossa luta, a nossa unidade, a nossa batalha e o nosso acreditarno nosso sonho, sempre valerá a pena.
Já dizia o poeta, “Só existimos e somos felizes enquanto não perdemos a nossacapacidade de Sonhar, de lutarmos e de nos indignarmos”. Por isso eu Sonho!
fonte:www.janeayresouto.blogspot.com

EXCELENTE MEDIDA - PARABÉNS SECRETÁRIO!

SEEC determina o fechamento dos portões das Escolas Estaduais durante os turnos de funcionamento


PORTARIA N.º 1184/2010-SEEC/GS.
Determina o fechamento dos portões das Escolas Estaduais durante os turnos de funcionamento.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais e,Considerando a orientação da 78ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal para resguardar a segurança da comunidade escolar,RESOLVE
Art. 1º - Determinar que os portões das Escolas Estaduais circunscritas às 16 Diretorias Regionais de Educação, Cultura e Desportos - DIRED mantenham os portões fechados durante o funcionamento das aulas, inclusive no intervalo.
Art. 2º - Os portões deverão ser fechados após 15 (quinze) minutos do toque do início da primeira aula e abertos no encerramento do turno.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Gabinete do Secretário de Estado da Educação e da Cultura,
fonte: www.janeayresouto.blogspot.com
em Natal/RN, 18 de agosto de 2010.
Otávio Augusto de Araújo Tavares
Secretário