terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENEM: ENTRE AS CEM MELHORES, SOMENTE 13 DA REDE PÚBLICA


Enem 2010 tem somente 13 escolas públicas entre as cem melhores





Republico matéria do portal G1, 12/09/2011



Nota média geral subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010.



Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.



Para continuar lendo clique no link abaixo:



http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09/enem-2010-tem-somente-13-escolas-publicas-entre-cem-melhores.html

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SEMINÁRIO TERÁ DEBATES SOBRE MUDANÇA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO.

PENÁRIO - 1O

15 H DA QUARTA FEIRA

INICIATIVA DO DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO






Da Redação

A Comissão Especial (Comissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto) do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10 (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/191983-CAMARA-ANALISA-METAS-PARA-A-EDUCACAO-ATE-2020.html)) realiza na quarta-feira (14) seminário para discutir mudanças curriculares no ensino médio. O objetivo do evento é colher sugestões para a proposta do PNE, que aguarda votação na Câmara.

O debate foi sugerido pelo deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que é relator temático de ensino médio e profissionalizante da comissão. Para o deputado, o País precisa garantir ao estudante de ensino médio um aprendizado que lhe garanta espaço no mercado de trabalho, independentemente de sua passagem por uma universidade no futuro.

“Pesquisas mostram que o ensino médio precisa ser readequado. Nós queremos preparar nossos estudantes para o mercado ou para a universidade? Hoje, o atual modelo é desinteressante e não atende às necessidades do nosso país”, disse Rogério Marinho.

Foram convidados para o seminário a diretora da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), Guiomar Namo de Mello; o professor Mozart Neves Ramos, integrante do Conselho Nacional de Educação; e o professor Célio da Cunha, assessor especial da Unesco no Brasil. No evento, também haverá uma apresentação do Sistema Indústria Sesi/CNI.

A comissão já debateu o tema durante seminário realizado em Natal (RN), em agosto. Também está previsto debate em São Paulo, em data a definir.

O seminário desta quarta-feira será realizado a partir das 15 horas, no Plenário 10.

Íntegra da proposta:


PL-8035/2010 (http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=490116)

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domingo, 11 de setembro de 2011

ESTILHAÇOS -- CATIA DE FRANÇA

CÁTIA DE FRANÇA - TUDO DE BOM/Trama da Cidade - Kukukaya - Catira - Cátia de França

O PEDIDO - Elomar.

ELOMAR PARA RECORDAR - Louvação

A EXPRESSÃO POÉTICA DE CIRO JOSÉ TAVARES - CEARÁ MIRIM/RN

ORATE FRATES


“irmãos humanos que ainda viveis,

Não sejais corações endurecidos;

Tendo pena de nós, pobres, talvez

De Deus sereis mais cedo merecidos.”

François Villon, in Epitáfio Villon

Nas vidas de muitas esquinas perigosas

Uma delas contornei há alguns anos,

e espiei suspenso na incerteza o vir da noite

murmurando expectante, kyrie eleison.

Outra vez o tempo parece refluir

às recomendações de minha mãe,

voz quase inaudível sem a antiga fortaleza,

ao silêncio do pai nos idos do seu último agosto.

Na repetição do mistério que nos ronda,

como se fossemos submersos num redemoinho,

retornando do fundo à tona por milagre,

devemos à diuturna companhia do Espírito Paráclito.

É quando voltamos à infância, à capela do colégio,

aos terços rezados na metade das manhãs.

É quando queremos crer sem lavar as nossas culpas,

fugimos, renunciamos à pia batismal,

ao catecismo que nos levou à primeira comunhão.

Cúmplices que somos de lógica absurda

fazemos parte da existência ficção espiritual,

cegos à angústia nos jardins de Grtsêmani,

incapazes de vigiar, mudos à oração.

Ao amanhecer, alegres celebramos o futuro

esquecidos do cálice do perdão e do amor nas nossas mesas.

Ah! Doloroso martírio não saber da próxima esquina perigosa,

da via crucis, crucificação dos pecadores.

Ao vir da noite lave-me o Cordeiro nas águas do Jordão

e puro eu adormeça entre as sarças ardentes do Sinai.