quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO: CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA PROVA DE TÍTULOS

republico na íntegra, materia do site da SEEC/GOV/RN

Demis Roussos
SEARH aumentou de 24 para 34 0 número de funcionários atendendo os candidatos.
SEARH aumentou de 24 para 34 0 número de funcionários atendendo os candidatos.

Os candidatos a uma vaga no cargo de professor do quadro efetivo de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), habilitados para a segunda etapa do concurso, começaram a entregar os títulos para a segunda etapa na manhã desta quarta feira (11). O procedimento está sendo feito na Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), situada no Centro Administrativo do Estado, e prossegue até esta quinta feira (12), no horário local, das 08 às 18 horas.

Mais de treze mil candidatos foram aprovados na primeira etapa composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não entregar os Títulos no prazo, no horário e local estabelecidos no edital de convocação para avaliação de títulos receberá nota zero. A avaliação é importante para os candidatos porque tem caráter classificatório e valerá, no máximo, 10,0 (dez) pontos, porém a não apresentação não implicará a desclassificação do candidato, permanecendo a pontuação obtida na 1ª Etapa.


O recebimento, assim como, a avaliação dos títulos está sendo feito pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. Na manhã desta quarta, muitos candidatos já se apresentaram para apresentar a documentação formando uma grande fila no entorno do prédio. O Diretor da Escola de Governo e membro da Comissão Especial do Concurso, Geovane Carvalho explica que a formação de filas já era esperada em função da necessidade de agilidade no processo.


"A formação da fila é comum nesse tipo de procedimento. O importante é que tudo está acontecendo com muita agilidade. Estamos com 24 funcionários recebendo a documentação e quanto à centralização da entrega, aqui na secretaria, isso era preciso em função da segurança que vamos ter. Não seria possível montar uma estrutura descentralizada porque correríamos o risco de extravio de documentos o que implicaria em demanda judicial. É claro que a fila incomoda os candidatos, mas, dessa forma, o candidato terá mais segurança quanto à organização do processo". Informou o diretor.


O quadro de títulos a serem apresentados é composto por Diploma ou Certificado/ Declaração de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização (incluem-se os cursos designados como MBA), com carga horária mínima de 360 horas (acompanhado do histórico escolar), diploma ou Certificado/Declaração de conclusão de mestrado (acompanhado do histórico escolar), Diploma ou Certificado/Declaração de conclusão de doutorado (acompanhado do histórico escolar), todos na área específica a que o candidato concorre.


De acordo com o edital do concurso a divulgação dos resultados finais está marcada para o dia 28 de fevereiro. Os candidatos aprovados serão chamados, de imediato, para compor o quadro de vagas atualmente existente e das que vierem a surgir ou forem criadas durante o prazo de validade. A convocação será feita antes do início do calendário escolar, marcado para 1º de março. Com a convocação, a SEEC pretende iniciar as aulas pondo um fim no antigo problema de falta de professor em sala de aula.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A VOZ POÉTICA DE GENI MILANEZ EM HOMENAGEM A TERRA QUE A VIU NASCER E CRESCER - CERRO CORÁ/RN

CERRO CORÁ MEU POEMA

(Ode)

Por estar longe de ti
Minha cidade querida
Conservo-te na lembrança
Jamais serás esquecida
És dona de encantos mil
Recanto do meu Brasil
Reservado para mim
Por isso é que te venero
Enaltecida te quero
Pois te amo tanto assim.

O teu belo panorama
Faz-te “Princesa da Serra”
Não és ainda metrópole
Porém és a minha terra
Teus montes são teus altares
Presentes nos meus cismares
Dos teus poetas, que glória!
Tu és o berço dourado
Jardim de inverno encantado
Sou filha da tua história.

Ergue-te bem graciosa
Simples, porém soberana
Embelezando a airosa
Cordilheira de Santana
E eu aqui todo dia
No cheiro da maresia
Desejo pra ti voltar
Mesmo estando distante
Lembrar teu clima é constante
Contigo vivo a sonhar

Saudades da minha infância
Da casinha da colina
E da fonte cristalina
Olho d’água em abundância
Dos coqueiros verdejantes
Dos canários saltitantes
Que nas árvores trinavam
Lembro as flores que colhia
Dos campos em que corria
Onde meus pés alcançavam.

Na aridez desta serra
No silêncio dos pedregais
No leito do rio seco
Na sombra dos matagais
Ali o jaguar dormia
Quando ainda vivia
Na loca de algum rochedo
Nas descidas do abismo
Sem novidade ou modismo
A grota esconde o segredo.

Do alto dos teus penhascos
Que emolduram a paisagem
Vem a voz da Poesia
Inspirando-nos Corágem
No lazer ou no trabalho
No frio és agasalho
Dos que zelam tua imagem
Sentindo em cujo rosto
Da madrugada ao sol posto
O beijo da tua aragem.

O exemplo destemido
Dos nossos antepassados
Desde o caçador da onça
Aos vaqueiros afamados
Todos têm o seu valor
Nos versos do cantador
E nas rodas de conversa
Seus herois não têm defeito
São citados com respeito
Não tem memória dispersa.

Lembro-me da professora
Bondosa dona Iracema
Quero imortalizá-la
Neste modesto poema
Pois plantou boa semente
Na vida de muita gente
Talvez ninguém lembre dela
Mas a alma de poeta
Sensível e irrequieta
Guardou a lição mais bela.

Hoje está abandonada
A minha primeira escola
Em que aprendi a ler
Ao som de linda viola
Isto até que me consola
Porque já vem de nascença
Pra fazer a diferença
Na transformação da mente
Se não for inconseqüente
Meus versos fazem presença.

Entre cerros altanados
Surgiste ó “Filha da Luz”
Oásis da zona ardente
Que seus lampejos conduz
Aos anseios mais sagrados
Nos teus passos ritmados
Que não constitui dilema
Em busca do teu futuro
Não há propósito obscuro
Cerro Corá – Meu Poema.

Natal, 09/12/1999

“Cerro Corá... Cerro Corá... Quantas reminiscências me vêm ao pensar em ti”.


GENI MILANEZ É IMORTAL DA ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE DE LITERATURA DE CORDEL, CUJO PATRONO É O NOSSO PAI O INESQUECIVEL JOSÉ MILANEZ.


domingo, 8 de janeiro de 2012

RN AMPLIA PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INOVADOR /PRO-EMI

Por Assessoria da SEEC

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), realiza nesta segunda-feira (9), às 9h, no Auditório Angélica Moura da SEEC, um encontro com as escolas que passarão a oferecer o Ensino Médio Inovador aos seus estudantes. O encontro tem como objetivo realizar o repasse das propostas curriculares do programa, que tem como uma de suas grandes referências, a prática pedagógica levando, em consideração um currículo dinâmico e flexível compatível com as exigências da sociedade.

Dezenove novas Escolas Estaduais passam a oferecer o Ensino Médio Inovador. Com a ampliação, o número de Escolas Estaduais com beneficiadas com o programa passa para 30 e com presença nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. Participarão do Encontro os gestores e coordenadores pedagógicos das 19 novas Escolas, e técnicos das 13 Direds (Diretorias Regionais de Educação) que jurisdicionam as unidades de ensino.

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa da Secretaria de Estado da Educação é desenvolvido pela subcoordenadoria de Ensino Médio, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2010 em onze escolas da rede estadual.

As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana - cinco horas atuando diretamente com os alunos, e cinco utilizando em planejamento. O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária estadual de educação, professora Betania Ramalho.

As novas Escolas Estaduais com Ensino Médio Inovador serão: Escola União do Povo da Cidade Nova (Natal), Escola Ana Júlia de Carvalho Mousinho (Natal), Escola Professor Francisco Ivo Cavalcanti (Natal), Escola Dom Nivaldo Monte (Parnamirim), Escola João Tibúrcio (Goianinha), Escola Francisco Barbosa (São José do Mipibu), Escola Rosa Pignataro (Nova Cruz), Escola Maurício Freire (São João do Potengi), Escola Interventor Ubaldo Bezerra de Melo (Ceará Mirim), Escola Professor Francisco de Assis D. Ribeiro (Santa Cruz), Escola Francisco Veras (Angicos), Escola Aristófanes Fernandes (Santana do Matos), Escola Teônia Amaral (Florânia), Escola Professora Calpúrnia Caldas Amorim (Caicó), Escola Juscelino Kubitschek (Assú), Escola Professor Antonio Dantas (Apodi), Escola 11 de Agosto (Umarizal), Escola Gilney de Souza (São Miguel) e Escola Doutor José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros).

Já integram a rede do Ensino Médio Inovador
: Escola Professor Anísio Teixeira (Natal), Escola Antonio Pinto (Natal), Escola Pedro II (Lajes), Escola Tristão de Barros (Currais Novos), Escola Desembargador Silvério Soares (Areia Branca), Escola Manoel João (Mossoró), Escola Aída Ramalho (Mossoró), Escola Moreira Dias (Mossoró), Escola Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró), Escola Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e Escola Governador Dix Sept Rosado (Mossoró).







sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A LITERATURA DO RN ESTÁ DE LUTO: MORRE O DR. ENÉLIO LIMA PETROVICH





Comunicamos aos amigos e leitores, o falecimento do historiador, advogado, escritor e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Dr. Enélio Lima Petrovich.O desenlace se deu no Hospital Promater, em Natal/RN onde o mesmo encontrava-se internado já algum tempo. O Dr. Enélio, era considerado pelos amigos, conhecidos e companheiros do mundo poético como o GUARDIÃO DA MEMÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

A cultura potiguar com certeza ficou mais pobre.
Aos familiares , nossos votos de pesar.

O Velório acontece no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - IHG, localizado na
Cidade Alta/Natal - RN.
Sepultamento acontecerá no Cemitério Morada da Paz .

18:00 horas.

maiores detalhes: www.vivicultura.blogspot.com


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PISO DO MAGISTÉRIO DEPOIS DA OFICIALIZAÇÃO DO VALOR ALUNO - PORTARIA Nº 189/2011/MEC


Caminhada pelo piso nas ruas de Fortaleza - Ceará - FETAMCE

NO DIA 29/12/2011, foi publicada a Portaria Interministerial nº 1809, de 38/12/2011, reajustando o valor aluno do FUNDEBpara R$ 2.096,68. VALOR, POR ENQUANTO, DEFINITIVO. O que nos leva a ter que recalcular, conforme o artigo 5º, da Lei do Piso, o novo valor do piso do profissional da educação, com formação em nível médio, com jornada máxima de 40 horas semanais.

Têm-se as seguintes variações do valor aluno, desde o ano de 2008, portarias definitivas até a data de hoje, 05/01/2012:





Trabalhando com o aumento do valor aluno, ano a ano, EM PERCENTUAL, tem-se que:


R$ 1.227,17 – R$ 1.132,34= R$ 94,84 que em percentual o aumento para 2009 foi: 8,374%

R$ 1.529,97 – R$ 1.227,17= R$ 302,80 que em percentual o aumento para 2010 foi: 24,674%

R$ 1.729,28 – R$ 1.529,97= R$ 199,31 que em percentual o aumento para 2011 foi: 13,027%
R$ 2.096,68 – 1.729,28 + = R$ 367,40 que em percentual o aumento para 2012 foi: 21,245%


Logo basta multiplicar o valor do piso ano a ano para chegar ao piso do ano de 2009 até o ano de 2012. Então, tem-se:







PISO DE 2012 = R$ 1.450,60 X 1,21245 = R$ 1.759,01



Utilizando o raciocínio mais rasteiro, MAIS GENÉRICO, COMPROVANDO O CÁLCULO ACIMA, subtraindo-se do valor aluno para 2012 (R$ 2.096,68) o valor aluno de 2008 R$ (1.132,34), tem-se que a diferença de 2008 para 2012 será de R$ 964,34, que corresponde a um reajuste, no valor aluno, desde 2008 até janeiro de 2012, no percentual de 85,16%.

Por conseguinte, pegando o valor inicial do piso de R$ 950,00 x 1,85,16%, aplicando toda a correção desde 2008, tem-se que o piso MÍNIMO PARA 2012, PARA 40 HORAS, COM PROFISSIONAL COM FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO E BASE DE QUALQUER PLANO DE CARREIRA, R$ 1.759,01. QUALQEURF VALOR PAGO A MENOS TEM QUE SER COBRANDO EM AÇÃO ORDINÁRIA, COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA.

O PISO DE R$ 1.759,01, DO ANO DE 2012, É DIREITO FORMAL, HÁ DE SE LUTAR PARA TRANSFORMÁ-LO EM REALIDADE SOCIAL, COMO TEM ACONTECIDO. PORTANTO OS PROFISSINAIS DA EDUCAÇÃO, CAPITANEADOS POR SEUS SINDICATOS TÊM QUE PARTIREM PARA: LUTAR! LUTAR! LUTAR! Lembrando a frase de Rudolf Von Ihering:

O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples ideia, é força viva.

veja mais em: www.valdecyalves.blogspot.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO/RN BETANIA RAMALHO APRESENTA PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2012.


SEEC
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento
Secretária Betania Ramalho participa de reunião de planejamento

A Secretaria Estadual da Educação define período de matrículas e apresenta Planejamento para o Ano Letivo de 2012. A ação efetiva, que mobiliza de forma histórica a rede pública de ensino, evidencia o esforço da gestão da SEEC em estabelecer um planejamento eficaz e que valoriza o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.


O início das matrículas automáticas para os alunos que já estudam em escolas da rede estadual de ensino, que não aderiram a última greve, aconteceu no último 26 de dezembro. Os estudantes de Escolas Estaduais que aderiram a greve farão suas matrículas automáticas a partir de 1º de fevereiro de 2012.


Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de Escolas Estaduais que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes concluintes do 9º ano egressos de Escolas Estaduais, e os estudantes egressos do 5º período do EJA (Educação de Jovens e Adultos), terão suas matrículas iniciadas no dia 13 de fevereiro de 2012.


Os estudantes concluintes do 5º ano egressos de escolas das redes municipais de ensino que não oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, e os estudantes concluintes do 9º ano egressos de escolas das redes municipais, terão suas matrículas iniciadas no dia 16 de janeiro de 2012.


As matrículas para os estudantes novatos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino terão início no dia 23 de fevereiro e poderá continuar durante todo o ano letivo. As matrículas para estudantes com deficiência tiveram início no dia 18 de novembro.


As escolas estaduais e municipais em que os estudantes estão concluindo o Ensino Fundamental devem encaminhar previamente os nomes para as Escolas Estaduais com Ensino Médio que receberão os alunos em 2012. A documentação de transferência será apresentada no ato da efetivação da matrícula.


"A garantia do acesso à educação é direito constitucional, sendo a matrícula o mecanismo que assegura a entrada do estudante no sistema educacional. O ato da matrícula supõe planejamento e organização por parte da escola. Exige, também, capacidade de mobilização da comunidade. O estudante e a sua família devem sentir na escola um ambiente acolhedor, pois nela depositam a confiança para a formação e para a aprendizagem escolar. A nossa meta é expandir, mas uma expansão com qualidade. Devemos oferecer o melhor de nossa Escola, que é pública, a comunidade", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Leite Ramalho


A rede estadual de ensino oferece matrículas no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Noturno Diferenciado, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), Educação Especial, Educação Prisional (EJA), e Educação do Campo.


Até o final do primeiro semestre letivo de 2012 todas as Escolas Estaduais receberão novos computadores com câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização de matrícula dos estudantes, digitalizar a documentação, e constituir seu registro fotográfico.


Planejamento inicial para 2012


O início das aulas acontecerá no dia 1º de março. O Calendário Escolar terá 200 dias letivos (800 horas) divididos em quatro períodos bimestrais. As informações completas sobre o Calendário Escolar e orientações da SEEC para o ano letivo estão disponíveis no site www.educacao.rn.gov.br.


Devido o retardamento do ano letivo 2012, em função da última greve de professores, serão incluídos 10 sábados letivos. São considerados dias letivos as atividades didático-pedagógicas realizadas entre estudantes e professores com vistas à execução curricular.


Planejamento estabelece Jornada Pedagógica para os dias 27 e 28 de fevereiro com o objetivo de estudar e debater temas voltados para a melhoria da qualidade do ensino.

fonte: portal do governo do RN

SEEC

ALOIZIO MERCADANTE ASSUME MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIA 16/01.

mercadante

Republicamos matéria do Brasil Econômico

Atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante se prepara para ser o titular de uma pasta com orçamento de R$ 70 bilhões
Perspectiva é de que Aloizio Mercadante assuma o lugar de Fernando Haddad na pasta de Educação no próximo dia 16.

O recesso do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, foi curto. Ele dedicou parte da folga entre o Natal e o Ano Novo para conversas com assessores e logo no primeiro dia útil do ano voltou a cumprir expediente em seu gabinete em Brasília.

O Ministro tem prazo restrito para acertar os últimos detalhes antes da sua transferência para o Ministério da Educação, única mudança dada como certa por fontes ligadas ao governo.

Mercadante substituirá Fernando Haddad, que deixa a Esplanada dos Ministérios para concorrer às eleições municipais em São Paulo.

A perspectiva é de que a posse de Mercadante seja oficializada no dia 16 deste mês, o que dá ao ministro cerca de duas semanas para organizar a mudança de cargo e se preparar para assumir o ministério que tem um dos maiores orçamentos do governo federal.

Em 2011, foram R$ 63,7 bilhões aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA), valor que mais do que dobrou desde 2003, quando educação contava com orçamento de R$ 27,2 bilhões. Em 2012, pode superar os R$ 70 bilhões, considerando o aumento de recursos com o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

Mercadante deverá ser o primeiro dos ministros a assumir uma nova pasta em meio à reforma ministerial de Dilma. A mudança pode servir também como estratégia política para o Partido dos Trabalhadores (PT).

Um dos nomes cotados para a vaga de Ciência e Tecnologia é o do deputado federal Newton Lima (PT-SP), que tem experiência na área. A escolha do parlamentar abriria espaço para o retorno de José Genuíno ao Congresso.

A promoção de Newton Lima, no entanto, não é confirmada por lideranças petistas que apostam muito mais em um nome escolhido pela própria presidente. A hipótese mais provável é que Dilma não ceda a pressões do partido e opte por um nome mais forte. Entre os cotados está o ex-candidato a presidência da república, Ciro Gomes (PSB-CE).

Educação básica

O veredito não deve demorar a sair em função do papel estratégico das pastas para o governo Dilma. A presidente quer um verdadeiro “choque de gestão” na pasta de Educação.

Segundo fontes, Mercadante deverá promover mudanças de impacto na pasta atacando principalmente gargalos da educação básica. O novo ministro mexerá na gestão do ensino fundamental e médio do país fazendo uma série de alterações, inclusive de grade curricular.

Segundo o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF), Mercadante terá dificuldades para cumprir essa missão por conta do lobby das universidades no Congresso, que é muito mais forte em relação aos interesses com o ensino básico.

Sobre a possibilidade de alterações na grade curricular, o senador não vê novidades. “Isto já foi realizado várias vezes em outras gestões.”

Buarque faz coro pela federalização da educação de base, com ampliação do número de 300 escolas federais no país, e criação de um ministério exclusivo para o ensino básico. “Sem isso, não poderá haver um salto (de qualidade).”

A professora Guiomar Namo de Mello, especialista em educação, diz que o Brasil obteve avanços ao ampliar o acesso ao ensino, mas apenas piorou no que diz respeito à qualidade do ensino.

“Estamos caminhando para o grupo de países da terceira divisão em termos de qualidade da educação básica”, diz Guiomar.

Segundo a professora, o maior desafio será o de aparelhar estados e municípios para integrar seus respectivos métodos de ensino a padrões nacionais de qualidade. Trata-se de uma tarefa que demandará um novo “pacto federativo” no âmbito da educação.

Ruy Barata Neto (rneto@brasileconomico.com.br) – de Brasília