terça-feira, 19 de julho de 2011

POETISA JANIA SOUZA RELATA HISTÓRICO DA VI ANTOLOGIA LITERÁRIA DA SPVA/RN

A SPVA/RN sempre pensa e realiza com muito amor poético, literário e artístico toda sua produção de eventos e de publicações. Sempre é uma grande luta contínua, principalmente por falta de recursos para o auto-financiamente, esse é inexistente. Assim, torna-se de primordial importância o engajamento dos autores em sistema de coprodução editorial e financeira em suas obras impressas. Hoje, já é realidade o selo editorial da SPVA/RN, fato que motiva mais ainda seus sócios a continuarem na árdua labuta literária.
A coletânea foi plantada na época em que o jornalista poeta Paulo Augusto presidia a entidade e delegou à sócia Jania Souza a tarefa de organizar a primeira Antologia Literária sem pretensão de continuidade. Contudo, o resultado foi laureado com enorme sucesso que mobilizou o interesse dos filiados e admiradores, promovendo cinco volumes em sistema de autofinanciamento dos participantes para tornar possível o sonho da publicação.
Em 2007, decidiu-se angariar recursos públicos para a edição do sexto volume em comemoração aos 10 anos de existência da entidade, já reconhecida de utilidade pública nos níveis municipal e estadual através de leis específicas pelo seu trabalho em prol da cultura como ponto de afirmação da identidade do povo potiguar. Esse projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Natal - Lei Djalma Maranhão, tendo certificado de captação liberado, todavia a entidade não conseguiu empresas onde captar os recursos da renúncia fiscal do município. Porém, com a criação e dotação do FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, em 2010, com nova roupagem, a ANTOLOGIA LITERÁRIA SPVA foi aprovada para satisfação dos seus participantes e, principalmente, para alegria da rede municipal de ensino, onde os exemplares serão distribuídos gratuitamente para compor o acervo das bibliotecas das escolas com recitais dos poetas, músicos e atores da entidade. Cada biblioteca escolar deverá receber três exemplares para seus alunos deliciarem-se nas leituras.
A título de Direito Autoral cada autor receberá um exemplar e terá sua obra sendo apreciada pelas novas gerações, participando na formação de novas platéias, no incentivo à leitura, no incentivo ao surgimento de novos talentos.
O sexto volume percorreu quatro anos de dificuldades para se realizar concretamente, demonstrando que a força da união e a fé no objetivo final são fundamentais para a execução de um sonho sonhado por tantos. Atravessou três gestões administrativas: primeiro e segundo projetos lançados na administração do poeta e artista plástico Pedro Grilo Neto; o terceiro, na gestão da poeta professora Geralda Efigênia, sendo efetivamente lançada e distribuída gratuitamente nas escolas municipais na gestão do poeta filósofo Maurício Cardoso Garcia.
PARABÉNS AOS AUTORES QUE SEMPRE ACREDITARAM
São 258 páginas escritas por 70 autores, sócios da entidade e convidados.
Revisão dos escritores: Diulinda Garcia, José de Castro e autores.
Fotografias de Emmanoel Iohanan; autores; Antonius Manso assina fotografia do escritor Paulo Augusto.
A capa tem por tema a obra visual em óleo sobre tela com título PAZ de autoria do poeta e artista plástico Paulo Alves de Souza.
Impressão realizada pela GRÁFICA PRINT de Natal, localizada na Rua Felipe Camarão com muito profissionalismo e atenção.
A Editoração Eletrônica, Projeto Gráfico e design da Capa, além da Apresentação são assinadas pelo poeta, escritor e mestrando Márcio Ribeiro, sempre perfeccionista, responsável e de ímpar eficiência permeada por singular paciência na execução de atividades tão estressantes, mas prazerosas.
A mim, coube o prazer de reunir os participantes, organizar e coordenar nosso projeto, decepcionar-me com os percalços da burocracia e da vida e não desistir jamais do resultado final com o apoio do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Natal decisivo para a realização dessa enorme e maravilhosa empreitada.
Muito obrigada à confiança depositada em nosso trabalho.

PARTICIPANTES DO SEXTO VOLUME DA ANTOLOGIA LITERÁRIA SPVA/RN, EDIÇÃO 2011

Agslene Martins
Alexandre Abrantes
Américo Pita
Ana Clara de Araújo Nogueira
Antoniel Campos
Arlete Santos
Auzêh Freitas
Ciano
Cintia Gushiken
Cláudio Everton Martins
Clébia da Costa Pereira
Conde Abbate
Dean de Sena
Deth Haak
Diulinda Garcia
Dorinha Timóteo
Eliane Moreira Dias
Elias do Egito
Elizeu Pereira da Silva
Emmanoel Iohanan
Fernando Towar
Francisco de Assis Silva dos Santos
Francisco de Paula Pinto
Franklin Capistrano
Geralda Efigênia
Graça Faro
Graziela Costa Fonseca
Henrique Eduardo de Oliveira
Hilda Furacão
Hilton da Cruz Gouveia
Ivete Ramalho
Jania Souza
Janilson Dias de Oliveira
Jeovânia P
Jesuína Wanderley
João Andrade
João Carlos da Silva Lopes
João Paulo
Jorgenete Florentino da Silva Chaves
Jorgete Florentino da Silva Leite
José Acaci Rodrigues
José de Castro
Josenildo Brasil
Lêda Maciel
Lúcia Helena Pereira
Luiz Gonzaga de Freitas
Luiz Monte Guimarães Nobre
M. C. Garcia
Manoel dos Santos e Silva
Márcio Fernandes Ribeiro
Marcos Cavalcanti
Maria do Céo Costa
Maria de Fátima Bezerra da Silva
Maria Rosineide Otaviano da Silva
Maria Vilmaci Viana (Vivi)
Mário Mousinho Pereira
Mery Medeiros Pereira
Noelma Marcina Nogueira Souza de Oliveira Vale
Paulo Alves de Souza
Paulo Augusto
Pedro Grilo Neto
Rosa Firmo Bezerra Gomes
Rosa Ramos Regis da Silva
Rubens Barros de Azevedo
Sheyla Maria Ramalho Batista
Socorro Evangelista
Vital Nogueira de Souza
Zé Martins
Zélia Faria Corrêa
Zenildo Cezar Costa Ferreira

Lançamento dia 29/07/2011 das 19 às 22h

Local: INSTITUTO FEDERAL/IFRN da Avenida Rio Branco, Centro, Natal, RN

Evento: CESTA CULTURAL

Comemoração dos 14 anos da SPVA/RN

Entrada livre