sábado, 5 de novembro de 2011

101 LIVROS DO RN QUE VOCÊ PRECISA LER...

Tarcísio Gurgel, um orgulho Potiguar !

Tarcísio Gurgel nasceu em Mossoró (RN), e através da Ficção tornou-se um dos escritores mais conhecidos do RN.
Estreia em livro no ano de 1966 , participando da primeira Antologia de Contistas do RN,organizada por Nei Leandro de Castro. Seu primeiro livro se chama "Os de Macatuba", recebeu o Premio Câmara Cascudo de 1973, e é um marco da ficção Potiguar.

Esse importante livro da nossa literatura tambem foi objeto de estudo de Irma Chaves no livro, O Jogo da Criação em 1984.





Em 1978, publica seu segundo livro de contos, "O Eterno Paraíso".
Lançou ainda, "Pai, filho e espirito da coisa",(ensaio) em 1988, e "Conto por conto" em 1998,(contos). Tarcisio Gurgel, dedicou-se também a organizar otimas antologias, como "Os dias de domingo" de Dorian Jorge Freire, e "A hora da lua da tarde" de Sanderson Negreiros.

Além de ser uma autoridade quando o assunto e Literatura Potiguar, também desenvolveu e organizou um livro importantíssimo para pesquisa e consulta da literatura do RN," Informação da Literatura Potiguar", Lançado em 2001.




Em 2006, Tarcísio Gurgel defendou a tese de doutorado, no programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, no Departamento de Letras da UFRN, esta tese foi a base que deu origem ao livro, "Belle Époque na esquina - o que se passou na republica das letras Potiguar", lançado em 2009. Livro belissimo em todos os sentidos,que trata da Historia cultural da Republica Velha no RN( um belo relato de como foi a Belle Époque no RN).

Tarcísio Gurgel é uma referencia quando o assunto é literatura, um orgulho do
RN.

Uma Obra digna de um Príncipe !


O Grande Poeta do RN em uma obra completa.

Othoniel Menezes atingiu o auge no RN nas décadas de 1930/1940, e teve seu Poema
"Serenata do pescador " ( Praiera dos meus amores), considerado o hino oficial de Natal.




veja mais detalhes em:
http://101livrosdorn.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário