sábado, 21 de abril de 2012

A BARONESA DOS VERDES CANAVIAIS TEM LIVRO NO PRELO

JUVENAL ANTUNES: SUA VIDA, SUAS OBRAS, SEU GRANDE AMOR E SUA MORTE - LÚCIA HELENA PEREIRA.



LÚCIA HELENA PEREIRA

   ESCRITORA DO PAÍS DA INFÂNCIA EM CEARÁ-MIRIM, TEM NO PRELO, UM NOVO LIVRO SOBRE O TIO-AVÔ: JUVENAL ANTUNES DE OLIVEIRA. 
O LIVRO TEM O RECHEIO FANTÁSTICO DO HUMOR E DA BELA VERVE POÉTICA DO AUTOR DOS SEIS ELOGIOS, INCLUSIVE, O ELOGIO DA PREGUIÇA, QUE O "PRÍNCIPE DOS POETAS ACREANOS" - JUVENAL, CUMPRINDO BOA PARTE DO SEU DESTINO POÉTICO, COM BELEZA LITERÁRIA E SUA IRREVERÊNCIA, MUITAS VEZES DILATADA DA ALMA INQUIETA, PRODUZIU, AO LONGO DA SUA CURTA EXISTÊNCIA, A MAIS VIVA E REDIVIVA HISTÓRIA DE AMOR, CONTADA EM SONETOS E CARTAS. E A SOBRINHA-NETA VEM A PÚBLICO, DIVIDIR AS PERIPÉCIAS DO BOÊMIO E POETA, COM NOVOS SONETOS EXTRAÍDOS DOS MANUSCRITOS DEIXADOS PELA IRMÃ DO POETA, ESCRITORA MARIA MADALENA ANTUNES PEREIRA, A SINHÁ-MOÇA DO OITEIRO.
 O LIVRO ENCONTRA-SE AOS CUIDADOS DE UM DIAGRAMADOR DE EXCELENTE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA, PARA, EM BREVE, FIGURAR DO ACERVO DA LITERATURA POTIGUAR. 
ISAURA ROSADO MAIA - ESCRITORA DO RN - FARÁ A SÍNTESE BIOGRÁFICA DE LÚCIA HELENA, A QUEM ACOMPANHA DESDE QUE A MESMA LANÇOU A "BREVE COLETÂNEA DE JUVENAL ANTUNES - 1998". UMA BIOGRAFIA À GUISA DE APRESENTAÇÃO DA AUTORA NA ABERTURA DO LIVRO. 
O PREFÁCIO VEM DAS MÃOS DA NETA DA POETISA ANA LIMA - VIOLANTE PIMENTEL - (QUE ESCREVE COM A ALMA, OS OLHOS E O CORAÇÃO, ALÉM DA LÁGRIMA VERTENDO DOS SEUS OLHOS SENSÍVEIS).
 A APRESENTAÇÃO DO LIVRO TEM OS FILIGRANAS DO OURO LITERÁRIO DE ANNA MARIA CASCUDO BARRETO, FILHA DO IMORTAL LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, QUE PRIVOU DA AMIZADE E ADMIRAÇÃO DO ENTÃO JOVEM - JUVENAL ANTUNES. E UM RIQUÍSSIMO DEPOIMENTO DO ESCRITOR E SENHOR DE ENGENHO - EDUARDO HENRIQUE GOMES DE CARVALHO. 
 VAMOS AGUARDAR O PRECIOSO LIVRO DE LÚCIA HELENA, AINDA ESTE ANO. 

***********************************************

 (Release de William Gomes - escritor capixaba radicado em Senford/EUA e um dos correspondentes de Lúcia Helena.)