13º ENCONTRO DE VIOLÃO
Encontros de Violão amador de Parnamirim teve inicio em 1998, por iniciativa de José Acaci, conhecido professor e poeta potiguar, e José Lúcio, funcionário da Secretaria de Educação do Município. Os primeiros encontros trouxeram a adesão de várias pessoas que passaram voluntariamente a fazer parte da equipe de produção, e essa adesão fez do Encontro de Violão um evento de grande aceitação e reconhecimento por parte da população parnamirinense e potiguar.
A ideia primeira do encontro, teve a finalidade de juntar músicos e apreciadores da boa música e pessoas que gostassem de tocar e ouvir o som harmonioso de um violão ou outro instrumento de corda, e também que o encontro se tornasse uma confraternização entre amigos. Assim uma reunião de quinze pessoas, que aconteceu no pátio da Escola Cenecista Augusto Severo, foi o pontapé para a criação deste evento sem fins lucrativos e que tem como principal finalidade dar oportunidade a pessoas que tocam violão a enfrentar um palco, vencendo a barreira da timidez.
Os encontros passaram a acontecer continuadamente uma vez por ano, mas por motivos de afastamento de alguns componentes da equipe, e falta de apoio financeiro, em alguns anos o encontro deixou de acontecer. É importante lembrar que grandes nomes da música potiguar e nacional já estiveram nos encontros de violão de Parnamirim, como Pedrinho Mendes, Diogo Guanabara, Carlos Zens, Cacau Arcoverde, Yamandu Costa, Chico Januário, Geraldo Lins e outros.
Hoje, o 13º Encontro de Violão Amador de Parnamirim tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Parnamirim através da Fundação Parnamirim de Cultura e os organizadores prometem para esta edição, além da boa música, também o sorteio de brindes aos participantes, exposição de artes plásticas, exposição de fotografias, de matérias jornalísticas e souvenires, dos eventos anteriores, entrega de troféus aos participantes e uma bela homenagem a Iran de Brito Marrocos, que sempre esteve com a equipe de produção desde o primeiro encontro, e o cerimonialista em quase todos os eventos, neste dia 13 de abril comemora-se um ano da sua morte, e assim a nossa homenagem a este inesquecível cooperador da cultura potiguar.
Para que o evento transcorra dentro da normalidade e em respeito ao público e aos participantes, a organização estabeleceu um Regulamento, que entre os seus poucos artigos, diz que: A inscrição para a apresentação é pela ordem de chegada ao evento, e qualquer mudança na ordem das apresentações deve ser negociada entre os inscritos, além de que cada inscrito passa a ter direito a subir ao palco e tocar, ou tocar e cantar duas músicas por vez, dando assim oportunidade a outros artistas presentes. É importante salientar que o músico participante tem à sua disposição, palco, som e instrumento para sua apresentação, além de receber um troféu pela sua participação.
Comissão Organizadora:
José Acaci Rodrigues – 9951 9873 - joseacaci@hotmail.com
José Lúcio A. Barros – 94034505
APOIOS:
Caio Ilan Ferreira Rodrigues
Lauro Antonio de Medeiros
Judite F. Rodrigues
Vanda Claudia M. Barros
Alderi Paulo da Costa
Robson Kennedy
Ledísia Kennedy
ENDEREÇO DO EVENTO:
13º Encontro de Violão Amador de Parnamirim
Dia 13 de Abril de 2012, início às 20 horas.
Espaço Cultural do SINTSERP – Rua Albertina F. de Oliveira, 74, Vale do Sol, Parnamirim/RN. (Primeira à esquerda, após a Rainha do Pastel).
Veja histórico completo em www.espacodocordel.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário