segunda-feira, 2 de abril de 2012

RN PARTICIPA DO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2012.

Vera Reis (foto) coordenadora do programa no RN.


“Você já crescer. Agora é hora de aparecer.” A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas a juventude do país com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2012. O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A nona edição do PJB será realizada entre 24 e 28 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os estados . A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde a edição do ano passado, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar. Após sessão de instalação e posse dos jovens parlamentares, estes elegem sua Mesa Diretora. Os trabalhos têm inicio com distribuição dos projetos aos relatores. Os estudantes, assim, simulam todas as etapas do processo legislativo. O tema do projeto de lei a ser apresentado é livre. Você pode participar escrevendo projetos em qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente na sociedade. A organização é nossa, mas a mobilização e a vontade de atuar é toda sua, diz Vera Reis, Técnica Pedagógia da Subcoordenadoria de Ensino Médio e Coordenadora do Programa no Estado, ao mesmo tempo que lança o convite: venha para o Parlamento Jovem Brasileiro 2012. Aqui você representa muito e pode fazer história.

Assim sendo o PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela resolução da Câmara dos Deputados tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio de apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas em conjunto com a ficha de inscrição e documentação requerida, e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas:

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE;

SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA;

ECONOMIA, EMPREGO E DEFESA DO CONSUMIDOR;

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e freqüentando regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

O Conselho Nacional dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiro no desempenho de suas funções.

Em 2011 a representante do Rio Grande do Norte a jovem Deputada PHIRTIA RAIANY RODRIGUES DA SILVA, cujo projeto de Lei dispôs sobre o Programa Nacional de Extensão Cientifica. PRONEC – com o objetivo de interligar os Institutos Federais com o Ensino Médio das escolas estaduais para desenvolvimento e busca de soluções para o progresso da produção educacional, cultural e integrante do sistema nacional, foi eleita a Presidente da mesa diretora dessas VII edição.

MAIORES ESCLARECIMENTOS CONTATAR VÉRA REIS – 32321430 ou pelo e-mail: ugem@rn.gov.br.

Um comentário:

  1. Que legal, amiga! Eu não conhecia esse projeto. Muito bom mesmo. Precisa ser divulgado e seu modelo pode bem ser ampliado e adaptado para acontecer no interior das escolas, dando oportunidade de experiencia desse exercicio parlamentar a um maior numero de alunos e quem sabe servir de insentivo para que se inscrevam neste da Assembleia. Acho que uma copia da realização do projeto deveria ser enviada para as escolas publicas de ensino médio e para as particulares, que se mostrassem interessadas. (não sei se isso já acontece). Em todo caso, quero lhe parabenizar pela divulgação e pelo seu Blog. Voltarei outras vezes e será um prazer receber uma visita sua ao meu. Um abraço.

    ResponderExcluir