sexta-feira, 17 de maio de 2013

REJANE SOUZA: UMA EXPLOSÃO DE DOMINIOS SOBRE LEITURA NO RN

 

CURRICULUM VITAE 

 

I. DADOS PESSOAIS

 
NOME COMPLETO: Rejane de Souza
ENDEREÇO RESIDENCIAL: Rua da Integração, 2309 - Nísia Floresta/RN.
TELEFONES PARA CONTATO: 9112-5019

II. FORMAÇÃO ACADÊMICA

a) GRADUAÇÃO
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa; Literaturas brasileira, portuguesa e anglo-americana.
b) PÓS-GRADUAÇÃO
Mestra em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.
Tema de estudo: Luiz Gonzaga: poesia do canto e canto da poesia.
Doutoranda em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. (Texto pronto, em fase de defesa)
Ex- Membro da base de pesquisa: Grupo de Pesquisa Ponte Literária de Estudos hispano-brasileiros da UFRN.
c) Graduanda do Curso de Língua e Literatura Espanhola da UFRN.

III. ATUAÇÃO PROFISSIONAL


ÁREA DOCENTE
Atuação como professora de Redação e Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do RN.
Atuou como professora de Língua Portuguesa e Redação na Escola Estadual Fco Ivo Cavalcanti.
Professora do 5º a 8º série durante 13 anos na Escola Estadual Dr Manoel Villaça
Atuação como professora-substituta de Literatura Portuguesa pelo Departamento de Letras da UFRN entre 2006 - (Período 1 e 2) e 2007- (Período 1 e 2).
Ministrou Curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa para os profissionais de Rádio, TV e Jornalismo, coordenado pelo Sindicato de Rádio, Televisão e Publicidade do RN-SINTRTP/RN. (2003 e 2005).
Professora da UVA (prestação de serviços)- Ministrante de módulos de Produção Textual, Gestão Educacional, Ateliê de Novas Tecnologias, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ateliê de Literatura Infanto juvenil, Metodologia de Língua Portuguesa, Metodologia do Trabalho Científico e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - para alunos de Pedagogia e de Português da UVA - Universidade Vale do Acaraú. IBRAPES (Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior).
Atuou em Cursos de Formação no Brasil Alfabetizado e Oficinas Pedagógicas (SEMANA PEDAGÓGICA) na área de Linguagem nos seguintes Municípios: Natal, Rodolfo Fernandes, Guamaré, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Japi, Monte das Gameleiras, Lagoa Dantas, Monte Alegre, Brejinho, Tibau do Sul, Pipa, Espírito Santo, Alto do Rodrigues, Mossoró, Assu, Ipanguassu, Lajes, Angicos e outros.
Atuação como professora formadora nos Cursos de Formação Continuada para Professores da Rede Estadual que atuam na Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD/RN, de 2004 a 2006.
Ministrou cursos de Língua Portuguesa para funcionários da clínica médica do Dr. Gutemberg Nóbrega, para Empresa ECOCIL, como também para concursos do Tribunal de Justiça entre outros.
ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Atuação como orientadora dos trabalhos de conclusão de cursos (TCC) nas turmas de Pedagogia da UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Exerceu a função de Orientadora do TCC de Literatura e Ensino à Distância pelo IFRN (UAB), entre agosto de 2010 a fevereiro de 2011, pelo sistema de bolsa do Programa Formação de Professores do MEC/FNDE.
Orientação do TCC do Curso de Especialização da Educação Infantil da FIP – 2011.
Orientação do TCC do Curso de Especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem FIP – 2012.
Exerce a função de Orientadora do TCC de Literatura e Ensino à Distância pelo IFRN (UAB) em curso.

ÁREA DE REVISÃO
Atuou como revisora de textos jornalísticos da Redação da Tribuna do Norte, (de 1992 a 2001). Assumiu, também, a Supervisão do setor de Revisão.
Prestou serviços de revisão para o Jornal Cosern sob a responsabilidade da Companhia de Energia Elétrica do RN-COSERN/RN entre 2001 a 2005. E para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Parnamirim entre 2005 a 2008 e Dois A Publicidade.

SERVIÇOS DE REVISÃO PRESTADOS A MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Atuou como revisora do Manual da Cidadania para Educadores, coordenado pela Promotora Gilka da Mata, 2002.
Atuou como revisora do Estatuto do Idoso - Comentado – coordenado e organizado pela Promotora Naide Maria Pinheiro, 2007.
Atualmente, presta serviços de revisão para a Revista Impressa Deguste, onde também assina a coluna Gastronomia e Cinema.
Autora da elaboração do Documento Base do Plano Estadual do Livro e da Leitura do RN – em processo.
OUTROS
Técnica pedagógica da  Suave – Subcoordenadoria de Avaliação Escolar– Proinfo- TV Escola- RPTV/SEEC/RN. E, atualmente, na CODESE – PROLER/FBN =SEEC/RN.
O PROLER atua na área de fomento à leitura, ao livro e à organização de arquivo, normatização de documentos e acervo para Bibliotecas.
Membro do Comitê do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar/ SUAVE/CONSED em 2010.
Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Arte e Literatura Barroca do CCHLA/UFRN, em 2010.
IV ATIVIDADES DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

1-   CONGRESSOS

·Participou do VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, em Campina Grande - no período de 14.09 a 20.09.86, organizado pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários J. Pessoa/Paraíba.
·Participou do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA E LITERATURA, em Campina Grande - no período de 18.09 a 24.09.88, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba.
·Participou do X CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA/IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA E LITERATURA, em Campina Grande/PB - no período de 16.09 a 21.09.90. organizado pelo Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários da Paraíba.
·Participou do IV Congresso Científico da Universidade Potiguar – UnP, no período de 05 a 07 de novembro de 2002, apresentando a Comunicação : Estilo Poético em Asa Branca e o Auto Morte e Vida Severina”. No mesmo Congresso, freqüentou o Minicurso: Cinema Espanhol: por uma poética do desejo. Discutindo a linguagem do texto científico, promovido pela Universidade Potiguar.
·Participou do X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, realizado no período de 16 a 20 de setembro de 2003, no CEFET em Natal, Rio Grande do Norte.
V.CURSOS

·Participou da 34ª Reunião Anual da Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação com carga horária de 48 horas. Centro de Convenções – Ponta Negra – Natal – RN. Nesse evento, participou do Minicurso: “Potencialidades pedagógicas do erro do aluno no contexto educativo” – 4h/a. na UFRN.
· Participou do Curso de Actualizacíon para Profesores de Español – realizado pela Consejería de Educacíonda Embajada da Espanha e a Secretaria de Educação e Cultura do RN, no período de 30 de julho a 3 de agosto de 2012.
·Participou do Curso de Atualização em Literatura Comparada: “Construção e Desconstrução do épico, Ulisses na Travessia do Grande Sertão”, no período de 09.05 a 10.06.98, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do Curso de Língua e Literatura Populares, no período de 04 a 13.02.1987, promovido pelo Museu Câmara Cascudo.
·Participou do Curso sobre “A Pragmática Lingüística: Introdução à Teoria dos Atos de Linguagem, no período de 15 a 19.08.1988, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do Curso de Leitura e Literatura, no período de 02 a 10.04.1990, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Durante o X Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, realizado no período de 16 a 20 de setembro de 2003, participou do minicurso: Poesia y narrativa españolas contemporâneas, ministrado por Sagrario Ruiz y Enrique Rodríguez, promovido pelo CEFET-RN.
·Participou da XI Semana de Humanidades, no período de 19 a 23 de maio de 2003, como aluna do minicurso: Literatura Ibero-americana, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou da XII Semana de Humanidades, no período de 12 a 16 de julho de 2004, como aluna do minicurso: Três poetas españoles, três lecciones de poesía, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou da XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, realizada na Universidade Federal do Ceará, no período de 04 a 06 setembro de 2002, apresentando a Comunicação: O Estilo Poético em Luiz Gonzaga e João Cabral de Melo Neto.
Participou da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, realizada na Universidade Federal da Paraíba, no período de 07 a 10 setembro de 2004, apresentando a Comunicação Individual: “Saudade, meu remédio é cantar”.
VI SEMANAS, ENCONTROS, SEMINÁRIOS E SIMPÓSIOS

· Participou do XIII Encontro da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada no período de 10 a 12 de outubro 2012, apresentando o trabalho: “A estética (neo) barroca que verte o sertão” – na Universidade Federal de Campina Grande – PB.
· Participou da XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste GELNE – apresentando ao trabalho: “ A estética (neo) barroca que reveste o sertão” – realizada pela UFRN, no período de 04 a 07 de setembro de 2012.
· Participou do VII COLÓQUIO DE ESTUDOS BARROCOS no período de 19 a 20 de setembro de 2011, na condição de apresentadora do trabalho “Riobaldo e Diadorim: o gosto pela incerteza” na mesa-redonda Teses Barrocas na UFRN, com carga horária de 4h/a.
· Participou da X Semana de Letras, realizada na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, no período de 11 a 14 de novembro de 2002, apresentando a comunicação: “As Imagens Poéticas no universo musical de Luiz Gonzaga”, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba.
·Participou do I Encontro Potiguar de Estudantes de Letras, apresentando a comunicação: “A Eterna Travessia”, no período de 13 a 12.12.90, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do I Encontro de Leitura do Proler, no período de 23 a 25.09.99. promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
·Participou do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, na Universidade Federal da Paraíba/CCHLA, no período de 07 a 10.09.2003, apresentando a comunicação: “Travessia do ‘Nonada’ pelo Grande Sertão”, promovida pela Universidade Federal da Paraíba.
·Participou do IV Encontro Potiguar de Adolescentes e do I Encontro Regional de Adolescentes do Nordeste, ministrando a oficina Literatura de Cordel, no período de 25 a 27.07.2003, promovida pela OnG Canto Jovem.
·Participou do I Seminário: “Educação e Leitura”, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 07 a 10 de novembro de 1995.
·Participou do II Seminário: “Educação e Leitura”, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 03 a 07 de novembro de 1997.
·Participou do V Seminário Nacional Mulher & Literatura, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 1 a 03 de setembro de 1993.
·Participou do X Seminário de Letras e VI Encontro de Iniciação Científica promovidos pela Universidade Potiguar, apresentando a comunicação: “A Linguagem Poética e suas singularidades nas Veredas do Grande Sertão, no período no dia 29 de novembro de 2002.
·Participou do I Seminário de Literatura Ibero-Americana com o tema: “A Carta de Caminha e seus ecos, ministrado pela professora-doutora do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra, Maria Aparecida Ribeiro, no dia 30 de junho de 2004, na cidade de Natal, promovido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no dia 30 de junho de 2004.
·Participou do Simpósio de Leitura do Rio Grande do Norte como aluna do minicurso: Poesia: prazer em conhecer, promovido pelo Departamento de Educação da UFRN, no período de 12 a 13 de setembro de 2002.

ORIENTAÇÕES DE TRABALHO E CONCLUSÃO DE CURSO –TCC

·Orientadora do TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O papel da Literatura Infantil na Sala de aula, apresentado pelo especializando Darcílio Carlos de Souza, no dia 12 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Caraúbas- RN.

·Orientadora do TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O Estímulo e Desenvolvimento da leitura através dos Contos de Fada, apresentado pela especializanda Luiza Maria de Souza Alves, no dia 14 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Grossos- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado O Hábito de ler: Uma Prática Indispensável no Processo de Construção da Leitura, apresentado pela especializanda Maria Edineide de Queiroz da Silva, no dia 13 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Marcelino Vieira- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado Literatura Infantil: O Gênero Poesia e sua Contribuição na Construção do Imaginário, apresentado pela especializanda Jadete Rodrigues de Lima, no dia 13 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Marcelino Vieira- RN.

·Participou como examinadora TCC do Curso de Especialização em Literatura e Ensino na modalidade a distancia, intitulado: A importância da Literatura Infantil: O Gênero Poesia e suas Contribuições para o Desenvolvimento da Criança, apresentado pela especializanda Fabrícia Élida Dantas do Vale, no dia 12 de dezembro de 2011 – no IFRN – através do Programa Universidade Aberta do Brasil –UAB – Pólo Caraúbas- RN
VII.PUBLICAÇÕES

Já publicou vários artigos ligados à literatura nos principais jornais da cidade, como o Jornal Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e o Mossorense. E tendo, ainda, um ensaio literário publicado no segundo número da Revista PreÁ da Fundação José Augusto, além de resumos em Anais.
Ensaio sobre “Saudades, meu remédio é cantar”: cantares do amor perdido num trovador sertanejo”. Texto publicado na Revista Parlare – Revista da Pós-graduação da UVA v1.n.1 jan/dez 2008 .ISSN 1983-9383.
Artigo “A pérola irregular do sertão” Publicado no livro “Estudos Barrocos”, organizado por Francisco Ivan da Silva. Natal/ RN- Edfurn, 2008.
É colunista do site http://www.gostodeler.com.br e da Revista Deguste:
Sites onde publica textos ligados à literatura, educação e atualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário