terça-feira, 29 de março de 2016

MAIS EDUCAÇÃO NO RN: ENSINO PLENO E INCLUSÃO SOCIAL


  transcrito na íntegra
fonte: SEEC/ASSECOM
 
Mais Educação está presente em 449 escolas da rede pública no RN
Presente em 449 escolas da rede pública do Rio Grande do Norte, o programa Mais Educação é importante instrumento para tornar o ambiente escolar mais atrativo, garantir a inclusão social, valorizar a cultura do povo e melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado e conduzido no Estado pela Secretaria da Educação do RN, visando uma ampliação da jornada escolar na perspectiva da Educação em Tempo Integral. Tempo Integral que não se limita apenas a uma prática de ensino utilizando o contra turno, mas que procura educar o aluno em todas as suas dimensões – a social, a afetiva, a cognitiva e a psicológica.
O público alvo é formado por crianças e adolescentes que vivem em comunidades de vulnerabilidade social, as que compõem o programa Bolsa Família, e as que estão em escolas com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) baixo.
Para ingressar no Mais Educação, a escola pública é contemplada e, posteriormente, escolhe aderir ao programa. No RN, foram contempladas 500 escolas, dessas, 449 decidiram aderir e estão no programa. Cabe aos gestores das escolas fazerem a adesão através do sistema PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) interativo. A decisão não é apenas do gestor, mas fruto de uma mobilização e sensibilização da comunidade escolar para o programa.
O Mais Educação desenvolve inúmeras atividades dentro de uma estrutura formada por 07 macro campos de atuação – acompanhamento pedagógico, esporte e lazer, cultura e arte, educação ambiental, educação e direitos humanos, prevenção e promoção à saúde, e uso de mídias e cultura digital.
Dentro dessa estrutura, a escola faz as opções pelas atividades que atendam melhor suas necessidades e da comunidade em que está situada. Existem hoje nas escolas com o Mais Educação no RN projetos nas mais diversas áreas, como teatro, balé,  preservação do meio ambiente, esporte, informática, etc.
O Mais Educação também tem um programa voltado para o jovem. O programa “15 a 17 anos” é destinado aos alunos que estão fora de faixa e distantes da escola. É o programa que resgata o gosto dos estudantes pela educação fazendo com que ele construa e sugira conteúdos na condição de protagonista de sua própria aprendizagem. Nesse programa, o estudante é acompanhado diretamente por um tutor respeitado pela comunidade escolar.
Como importante pilar do Ensino Fundamental, o Mais Educação compreende também projetos de alfabetização (PNAE), Mediadores de Leitura, Projeto de 15 a 17 anos, etc.
No âmbito da Secretaria da Educação do RN, o Mais Educação é desenvolvido e executado pela Subcoordenadoria de Ensino Fundamental, vinculada a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar.  
Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar - Coordenador Alessandro de Azevedo
Subcoordenadoria de Ensino Fundamental - Subcoordenadora Helena Fernandes        

Nenhum comentário:

Postar um comentário