quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A VOZ POETICA DO PROFESSOR BERTO- CURRAIS NOVOS/RN


Amo de paixão a minha cidade!
Poeta Francisco Cândido

Currais Novos é “minha” cidade. É a cidade onde eu nasci. Aliás, eu nasci mesmo foi na sua zona rural, o povoado Boa Vista e aos 14 anos eu vim morar aqui, no bairro do Brejo, atual Professor Gilberto Pinheiro.
Amo de paixão essa cidade. Ela é linda, com ruas e avenidas largas, espaçosas. Parece sempre nova, alegre, charmosa, contraditória e ousada...
Amo as coisas estranhas dessa cidade cosmopolita. É a capital da xelita. É a terra de Sant’ana,mas o Cristo é o Rei de todos os curraisnovenses. É a princesa do Seridó, mas para se morar ela é a rainha.
Amo a sofisticação da cidade, amo as meninas que vestem as modas mais sofisticadas do mundo, amo essa postura monárquica do curraisnovense que vence pelo seu espírito empreendedor, inovador, profissional e amador...
Amo a Currais Novos multicultural e multirracial e sua aceitação incondicional e sem preconceito dos que chegam a ela e foram tantos, na época áurea das minerações, do ouro, do ouro branco e dos encantos de seus carnavais de outrora.

Enfim, amo tudo de Currais Novos. E por amor aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e desvantagens. Quero escrever sobre ela, passar minhas emoções, compartilhar com outros que lhe dedique idêntico amor.

Para quem escrever? Para aqueles que também amam essa cidade feita de amor e de maldade porque "Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas", como disse o nosso Olavo Bilac.
Um dia eu me deixei transbordar de tanto amor e, em pensamento, subi na Pedra do Cruzeiro e escrevi esse poema, lembrando ao seu povo, meus irmãos, que essa cidade sou eu:

Essa cidade sou eu
Por amor, desafiei a dor e a cidade.
Sem maldade, abri a porteira do curral.
Não quis ser o maioral da liberdade,
Mas bradei em alta voz: Fui! Tchau!...

Subi na pedra solitária do cruzeiro
E lá do alto à cidade alegre cantei.
Gritei e zoei para o mundo inteiro:
Em fim, essa cidade sou eu, te avisei!

Em espírito, visitei a mineração,
A solidão, impiedosa, bateu a porta
E minha alma ficou torta de aflição
A emoção desse lugar é o que importa.

Muito além, eu vi o meu Totoró,
Monumento a beleza da natureza,
Imponente e altaneiro como ele só,
Símbolo de incontestável pureza.

Totoró, meu xodó, tem dó de mim!
Leva-me para o alto de sua alteza.
Essa alegria em mim não pode ter fim
Manda embora essa áspera tristeza.

Do cruzeiro só não vi o meu amor.
Dormia um sono de princesa menina
Pequenina e sem o amor do seu amor,
No repouso me desejas e me anima.

Essa cidade sou eu, meu!
Mas ela também é você.
É do amor que não pereceu,
Vive na flor do muçambê.

AS CRÔNICAS DOS ALUNOS DA PROFESSORA JUCILEIDE SANTANA!



CRÔNICA
REFLEXÕES NOTURNAS
               Havia sido um dia normal na vida de José, ele tinha ido à escola, encontrado os amigos, estudado, voltado para casa e jantado. Mas quando foi dormir, meio inquietado por um sentimento estranho, que não conseguia descrevê-lo, teve o sono envolto em pensamentos. Seu sono foi arrebatado por uma lembrança, tão subitamente, que lágrimas rolaram de seu rosto até pararem em seu travesseiro. A lembrança de um dia, não um dia qualquer e monótono da sua vida, mas um dia triste que ele tentou de todas as maneiras possíveis esquecer, mas não conseguiu.
               Apesar de várias de suas lembranças estarem desconexas, essa estava bastante nítida. O seu pensamento o levara para aquele dia, na sua antiga casa, quando ele tinha oito anos de idade. Era próximo das três horas da tarde, ele despertara depois de uma tarde inteira de sono. Logo veio uma estranha sensação de que havia algo faltando e, de fato, havia. Ao olhar a cadeira da sua avó, vazia, percebeu o verdadeiro motivo de sua inquietude. O resto da tarde passou como um borrão, que só adquiriu foco novamente à noite.
               Sua rua estava cheia de pessoas; seus pais, até o momento, sumidos com sua avó, voltaram com um semblante triste. Colocaram-no para dentro de casa e explicaram-no o acontecido: sua avó havia falecido, e não iria mais voltar. Custou até José acreditar. Mas quando ele compreendeu o que acontecera, correu para o banheiro e lá se trancou, sentou-se no chão e chorou.
               Passado um tempo, o pensamento de José tranquilizava-se. Começava a perceber que estava novamente em sua cama, chorando, pensando sobre o que havia acontecido. Mesmo crescido, ele não conseguia entender e aceitar a morte da sua avó. Queria saber o porquê dela ter partido; o porquê da morte se causa tanta dor. E assim ele continuou indagando silenciosamente, em busca de uma resposta que o levasse ao entendimento de tudo aquilo que estava vivendo.
Horas e horas se passaram... E José mergulhado em seus pensamentos.
Envolto mais uma vez em suas reflexões, chegara à conclusão de que não haveria sentido não morrer, pois de nada adiantaria viver se a morte não existisse. “De que adiantaria construir relações em sua vida, se não tivesse a morte para ver quem realmente se importaria com ele quando partisse”? – O pensamento de José o inquietara, profundamente.
Após algumas reflexões, José percebera o quão insignificante a vida dele era, cheia de acontecimentos vagos de sentido. Decidiu, então, que não queria somente ser lembrado como uma pessoa comum, mas como alguém que fez história e, portanto, merecia ser recordado, significativamente.

                                                                                                                                     Matheus Menezes        (aluno do 9º ano “A”, da Escola Municipal Ferreira Itajubá – Natal).

PROFESSORA INOVADORA! COLHENDO FRUTOS DE SEU FAZER PEDAGÓGIO DIÁRIO. PARABÉNS PROFESSORA JUCILEIDE SANTANA



CRÔNICA
ESCOLA: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AMIZADES
               Lembro-me como se fosse hoje. Era o meu primeiro dia em uma nova escola. Tudo era novo para mim. Logo imaginei que não seria fácil fazer amizades. Esse foi meu primeiro pensamento ao chegar à escola, talvez porque minha timidez fosse maior que o desejo de conquistar amigos, mas uma coisa é certa: eu queria amigos, amigos verdadeiros, que estivessem sempre comigo, independente da situação e, além disso, conseguissem me tirar da solidão e agonia gerada pela minha timidez.
               Após algum tempo, vi esse sonho tornar-se realidade: encontrei amigos. E hoje posso dizer o quão importante é a amizade na vida de qualquer pessoa. Será que os amigos são realmente anjos colocados por Deus em nossas vidas?
               Não sei responder, mas sei que os meus amigos sempre me deram forças e, quando precisei, até choraram comigo. Mas riram muito também.
Tenho certeza de que cada palavra dita por eles, ou até mesmo os sorrisos, choros de alegria e de tristeza, ficaram guardados em meu coração e na minha memória, assim nunca irei esquecer nenhum momento vivido com eles, ao meu lado. Lembrarei de todos como se fosse hoje.

Hyngrid Cristina de Melo Lima
(Aluna do 9º “A”, da Escola Municipal Ferreira Itajubá – Natal).


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CRÔNICA
PRECISA-SE DE FORÇA
               Aquele dia parecia comum; um dia como qualquer outro. E praticamente seria, não fosse um detalhe. Passeando pela escola, eu me deparo com minha amiga Ana Luiza chorando, decepcionada consigo mesma, pois nós tínhamos um concurso para tentarmos passar no final do ano e já estávamos em outubro. Ela reclamava que não conseguiria entender os conteúdos do curso que fazia para se preparar para o referido concurso. Dizia que sentia vontade de desistir, jogar todo o seu esforço para o alto.
               Eu não sabia o que fazer, pois de certa forma, sentia-me do mesmo jeito. Porém, o fato de vê-la chorando, despertava em mim um dever, um compromisso em ajuda-la. E mesmo sem palavras, sem ideia sobre o que fazer, busquei apoiá-la. E nesse momento senti-me apoiado também.
               Falei para ela que, se tudo fosse fácil, nós não precisaríamos estarmos sendo testados, e que as barreiras foram feitas para que, alguém suficientemente forte, pudesse ultrapassá-las. Logo ela se alegrou e achou em mim o apoio que precisava. Por isso, não poderia falhar com ela. Então, mantive-me forte, apesar das circunstâncias.
               E hoje, passado algum tempo, mesmo sem saber se iremos conseguir passar no concurso, mantemo-nos firmes, pois precisamos acreditar que, se não for dessa vez, a vitória acontecerá. Precisamos, pois, estarmos fortes para outros desafios que, como este, poderão surgir em nossas vidas.

Douglas de Araújo Ribeiro
(Aluno do 9º ano “A”, da Escola Municipal Ferreira Itajubá – Natal).

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/MEC


O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira.

O manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita. Nessa época, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.

Foi em 1934, com a nova constituição federal, que a educação passa a ser vista como um direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

De 1934 a 1945, o então ministro da Educação e Saúde Pública, Gustavo Capanema Filho, promove uma gestão marcada pela reforma dos ensinos secundário e universitário. Nessa época, o Brasil já implantava as bases da educação nacional.

Até 1953, foi Ministério da Educação e Saúde. Com a autonomia dada à área da saúde surge o Ministério da Educação e Cultura, com a sigla MEC.

O sistema educacional brasileiro até 1960 era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Foram necessários treze anos de debate (1948 a 1961) para a aprovação da primeira LDB. O ensino religioso facultativo nas escolas públicas foi um dos pontos de maior disputa para a aprovação da lei. O pano de fundo era a separação entre o Estado e a Igreja.

O salário educação, criado em 1962, também é um fato marcante na história do Ministério da Educação. Até hoje, essa contribuição continua sendo fonte de recursos para a educação básica brasileira.

A reforma universitária, em 1968, foi a grande LDB do ensino superior, assegurando autonomia didático-científica, disciplinar administrativa e financeira às universidades. A reforma representou um avanço na educação superior brasileira, ao instituir um modelo organizacional único para as universidades públicas e privadas.

A educação no Brasil, em 1971, se vê diante de uma nova LDB. O ensino passa a ser obrigatório dos sete aos 14 anos. O texto também prevê um currículo comum para o primeiro e segundo graus e uma parte diversificada em função das diferenças regionais.

Em 1985, é criado o Ministério da Cultura. Em 1992, uma lei federal transformou o MEC no Ministério da Educação e do Desporto e somente em 1995, a instituição passa a ser responsável apenas pela área da educação.

Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica também foi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

Ainda em 1996, o Ministério da Educação criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para atender o ensino fundamental. Os recursos para o Fundef vinham das receitas dos impostos e das transferências dos estados, Distrito Federal e municípios vinculados à educação.

O Fundef vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Agora, toda a educação básica, da creche ao ensino médio, passa a ser beneficiada com recursos federais. Um compromisso da União com a educação básica, que se estenderá até 2020.

É nessa trajetória de quase 80 anos que o Ministério da Educação busca promover um ensino de qualidade. Com o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação, com ações integradas e sem disputas de espaços e financiamentos. No PDE, investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior.

A construção dessa unidade só será possível com a participação conjunta da sociedade. Com o envolvimento de pais, alunos, professores e gestores, a educação se tornará um compromisso e uma conquista de todos.

Palavras-chave: Ministério da Educação, MEC, História do MEC
 
fonte: site oficial do MEC

GOVERNO FEDERAL LANÇA PROGRAMA PARA PROMOVER CULTURA NAS ESCOLAS



Sexta-feira, 04 de outubro de 2013 - 17:22

Escolas públicas de educação em tempo integral e do ensino médio inovador, das cinco regiões do país, participam da seleção de projetos da primeira edição do programa Mais Cultura nas Escolas. A seleção deste ano vai contemplar 5 mil escolas com recursos que variam de R$ 20 mil a R$ 22 mil, do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE). O investimento em 2013 será de R$ 100 milhões.

Iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Social, o Mais Cultura tem entre suas finalidades promover a circulação de cultura nas escolas, contribuir para a formação de público no campo das artes, desenvolver uma agenda de formação integral de crianças e jovens. A formulação e o desenvolvimento dos projetos devem acontecer em parceria entre escolas, artistas e entidades culturais. As atividades poderão ser desenvolvidas dentro ou fora das escolas num período que varia de seis meses a um ano.

Conforme dados da secretaria de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC), 26,9 mil escolas fizeram inscrição e, destas, 14,3 mil unidades preencheram os requisitos e estão aptas a participar da seleção. Do total de escolas habilitadas, 13,6 mil são da educação em tempo integral, 675 do ensino médio inovador, e 251 unidades têm educação integral e ensino médio inovador.

A secretaria de políticas culturais informa que 67% das unidades que concorrem aos recursos têm estudantes do programa Bolsa Família. Entre as regiões, os projetos estão assim distribuídos: 55% na região Nordeste, 16% no Sudeste, 14% no Norte, 10% no Sul e 5% no Centro-Oeste.

A seleção das propostas será feita por especialistas de universidades públicas e homologada por uma comissão interministerial constituída por representantes do MEC, do MinC e do Desenvolvimento Social. A expectativa da secretaria de políticas culturais do Ministério da Cultura é que o resultado seja divulgado entre novembro e dezembro. Os projetos vencedores serão desenvolvidos em 2014.

A repartição dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que serão liberados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), será de acordo com o número de matrículas registradas no último censo escolar, conforme tabela.

Estudantes
R$ para custeio
R$ para capital
R$ por escola
Até 500
18.000,00
2.000,00
20.000,00
De 5001 a 1.000
18.500,00
2.500,00
21.000,00
Acima de 1.000
19.000,00
3.000,00
22.000,00

Ionice Lorenzoni
*republicado na íntegra
Palavras-chave: educação básica, educação em tempo integral, Mais Educação, ensino médio inovador, PDDE, Mais Cultura, FNDE

domingo, 6 de outubro de 2013

PISO NACIONAL DOS PROFESSORES: A AGU SE POSICIONA FAVORÁVEL


ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO/AGU manifestou-se  favorável ao piso nacional dos professores da educação básica, o pleito tem sido questionado pelos governos de Goiás e de outros quatro Estados.
PROFESSOR 23
A Advocacia-Geral da União (AGU) defende no Supremo Tribunal Federal (STF) lei federal que fixa critérios para reajustes no piso nacional dos professores da educação básica. O órgão defende aos ministros da Corte que só a União pode definir as regras sobre o tema e que a atualização salarial é um mecanismo de fomento ao sistema educacional e de valorização profissional.
Os governadores dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina ajuizaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 4848) contra o artigo 5º da Lei nº 11.738/ 2008 que regula o piso desses profissionais. Eles alegam que o reajuste salarial do magistério público viola a Constituição que prevê que tal determinação deve ocorrer mediante lei específica.
Contra essas alegações, a Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), órgão da AGU, argumenta que não existe qualquer incompatibilidade da lei com a Constituição Federal. Segundo a unidade, o artigo 5º da Lei nº 11.738/08 fixa o valor do piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, estabelecendo, ainda, elementos para aplicação do referido valor pelos estados que devem cumprir.
Os governadores também destacaram que a fixação de reajustes do piso salarial nacional do magistério por portarias do Ministério da Educação ofenderia o texto constitucional, pois o estabelecimento de um novo piso, a cada ano ou a fixação do índice de reajuste aplicável, implicará no aumento da remuneração dos professores da rede pública de ensino dos demais entes federados. E atestam que a norma não prevê mecanismos precisos para a apuração do índice de reajuste, o que prejudicaria o equilíbrio orçamentário dos entes federados.
Mas, de acordo com a manifestação dos advogados da AGU, o artigo 5° da norma atacada apenas assegura a atualização do referido piso nacional, a partir de 2009, de acordo com o percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno. Esse valor é referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, cujo índice é calculado nos moldes previstos pela Lei n° 11.494/07 que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A Secretaria-Geral ressalta, ainda, que o dispositivo em análise restringe-se a estabelecer o procedimento para a atualização do respectivo piso salarial, que servirá de parâmetro à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para a estipulação do vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica.
Além disso, segundo os advogados, as regras estabelecidas na lei federal dirigem-se ao piso salarial nacional em análise e não, especificamente, à remuneração dos profissionais do magistério público a ser definida em lei por cada unidade federada. Desse modo, conclui a manifestação pedindo que o STF reconheça a legalidade da norma com a Constituição.

   Escrito por  Marilia Costa e Silva