quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA E A LUTA - ARTIGO DE ANSELMO PAMPLONA




Sabemos que a cultura é um sistema, um todo, um conjunto de elementos que, ligados, estreitam laços comuns na sociedade. E que pode sofrer modificações diante das necessidades de cada povo.A cultura, a arte e a educação estão presentes na luta da categoria e na vida de cada ser, que discute e amplia os seus conceitos de mundo perante o outro.Indiferentemente ao exposto, temos visto na nossa cidade Natal a perseguição aos agentes culturais, artistas circenses, artistas de rua, bailarinos e atores, artistas populares, entre outros tantos.
CulturaO que é cultura? O que é arte? O que é educação? Acreditamos que os nossos gestores esqueceram! Os esforços dos nossos educadores não são compensados como deveriam ser. Dentro das instituições públicas de ensino, registramos há muitos anos, o surgimento de vários grupos culturais, diversas feiras de arte e cultura e feiras de ciências que não têm o seu valor reconhecido, a não ser pelos próprios educadores e familiares dos participantes. Para alguns gestores municipais e estaduais as atividades construídas pelos educadores servem para a exposição política em mostras de talentos e de produção. Não expressando, assim, a cientificidade e a experiência daqueles que juntos constroem a opinião e o futuro de crianças e adolescentes que beiram a marginalização devido à má gestão publica e do seu orçamento.
Construção A nossa força está justamente na criação e construção do movimento que integra a educação com a arte e também com a cultura. Temos que transpor os obstáculos criados erroneamente pelas “instituições governamentais e outros poderes”. Vamos nos contrapor ao descaso e consequentemente ao desmando daqueles que esqueceram a escola pública.Em nome da educação, da arte e da cultura, estejamos preparados para inserirmos nas escolas públicas diversos conceitos que envolvam a discussão geral sobre os fatos que já se tornaram verdadeiros vexames por parte dos poderes públicos, que não agem como deveriam para resolver a problemática existente nesse segmento da sociedade.Queremos arte, cultura e educação. Não a política desvairada do “pão e circo”.
Autor(a): Anselmo Pamplona, Diretor de Cultura do SINTE-RN
fonte: portal do sinte

MENSAGEM DE FINAL DO ANO DO MESTRE DA POESIA ADEMAR MACEDO!



<<<>>>‏


A todos os meus Irmãos Trovadores,
Poetas e Afins, Agradecendo pela orações
e por tudo, Desejo que 2010 seja para todos,
realmente um Ano de grandes realizações...
Que Deus os Abençoem!
Fraternalmente;
Ademar Macedo.


RIMAS DO POETA

Aos Poetas e Trovadores
de todas as regiões,
eu desejo um ano novo
só de realizações!
e que o menino Jesus
mostre um caminho de luz
que os conduza para o bem;
e eu me faço um porta-voz
pedindo paz para nós
por todo o ano que vem!...
(Ademar Macedo/RN)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

VOTOS DE BOAS FESTAS DO DR. RUBENS AZEVEDO - PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DENTISTAS ESCRITORES.

Mensagem de boas festas do nosso querido Rubens, na foto com o Zé Fernandes.
Rubens é esse amigo querido,
que tem uma palavra de carinho e conforto
a quem o busca, sempre aparece com soluções para problemas,
sempre sensato, comedido e sábio.
Deus continue te abençoando companheiro!
Você é grande !

A cada passagem de ano as esperanças se renovam! É tempo de fazer uma reflexão sobre os acontecimentos ocorridos em 2009, agradecendo os eventos positivos, esperando repeti-los, e os negativos, evitando novo revés no ano de 2010.
Peçamos ao nosso Pai Celestial que nos abençoe, mostrando o melhor caminho a ser percorrido nesta sempre complicada passagem terrena.
Que Ele nos conceda a necessária força e intuição para fazermos a parte que nos cabe na construção de um mundo melhor, para nós mesmos, para a humanidade e para o planeta em que habitamos.
Saúde, luz e paz a todos os seres da criação divina!
Fraternal abraço do Rubens

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

TODAS AS TRIBOS - JMARCOS


É título do mais novo CD do jovem cantor e compositor JMarcos. Belissímas canções compõem esse mais novo album de Marco.

Destaque para a canção tão distante, onde o compositor narra a história de amor entre os homens e a natureza, deslizando suavemente no tema amor platônico.

TODAS AS TRIBOS

CONTATOS

84-8817/4546

84-9605/8769


vale a pena ouvir.
O cantor/poeta é também membro da SPVA/RN

domingo, 27 de dezembro de 2009

GEORGE CÂMARA: BREVES REFLEXÕES SOBRE O NATAL E O ANO NOVO.

Natal e Ano Novo são momentos de reflexão, em que voltamos os sentimentos para alegrias e reencontros com as pessoas mais próximas. Celebramos a amizade, o afeto e o amor entre nossos entes mais queridos, compartilhando o que de melhor podemos oferecer. É um período de magia em que somos envolvidos pela aura da fraternidade que almejaríamos presente por todos os dias e não apenas no final do ano.
Bom seria se pudéssemos vivenciar tais experiências durante os trezentos e sessenta e seis dias, o ano inteiro, não por fantasia, mas na própria realidade cotidiana. Confraternizar diariamente com a família e os amigos, independentemente das festividades natalinas.

Em tais momentos somos levados à reflexão sobre a vida, as pessoas e a natureza humana. O que nos une? Que conflitos provocam nossas disputas? O que pretendemos para o nosso futuro? Que desafios a enfrentar?

Tais indagações, se observarmos melhor, não se colocam apenas por ocasião do Natal ou do Ano Novo. Mais do que imaginamos, estão muito presentes em nosso dia a dia. São questões que permeiam nossa vida e nossas relações com a sociedade, quer seja no âmbito familiar ou em outros espaços do convívio social: na escola, no trabalho, no clube recreativo, nas reuniões de caráter religioso, cultural ou esportivo.

No convívio social observamos interesses que se entrelaçam, em sentido convergente ou conflitante, subordinados às nossas condições materiais, com suas repercussões na subjetividade e na manifestação de nossas ações. Por que o ambiente fraterno tão peculiar ao período dos festejos natalinos se dissipa ao longo dos outros meses do ano?

A impossibilidade de praticar a fraternidade durante todos os dias tem origem na natureza humana ou nas condições materiais de vida? Qual é mesmo a natureza de nossas diferenças? Considero o ser humano um indivíduo solidário e fraterno por excelência, incapaz de alcançar a felicidade senão em sociedade, junto aos seus semelhantes. Isso em condições de normalidade, ou seja, vivendo sob condições de dignidade e compartilhando iguais oportunidades.

A partir do momento em que tal lógica se inverte, esse elo se quebra. Convivendo com a desigualdade, é impossível se chegar à liberdade e à fraternidade, ideais materializados em processos revolucionários que já contabilizam pelo menos dois séculos, na experiência mais recente da sociedade humana.

Como compatibilizar a fartura com a exclusão social? A opulência com a miséria? Há lugar para a verdadeira fraternidade, tão decantada em período natalino, nos marcos de uma sociedade com indicadores sociais tão díspares como a sociedade capitalista? É evidente que o ser humano busca todas as formas de enfrentar e combater as injustiças e a desigualdade. Inclusive abrindo o coração à caridade em período de final de ano.

Mas o que é a caridade senão a solidariedade impotente, ou tardia? A caridade, que se dá nos marcos do individual, teria outra força se conduzida para o universo do coletivo.

Convivendo nos marcos de um sistema tão excludente como o capitalismo, com tamanhas injustiças, desejar verdadeiramente um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo é participar da luta pela emancipação da humanidade e trilhar o caminho da construção de uma nova sociedade: o Socialismo.


Feliz Natal e um 2010 repleto de lutas e vitórias!
por George Câmara, petroleiro, advogado e vereador em Natal pelo PCdoB
georgemetropole@ yahoo.com. br www.georgecamara. com.br
fonte: por e-mail.

RECEITA DE ANO NOVO DO VEREADOR GEORGE CÂMARA!


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PAULO COELHO - UMA HISTÓRIA PARA O DIA DE NATAL

Um dia navegando na net, deparei-me com o site do Escritor Paulo Coelho, sou sua fã. Enviei ao mesmo um e-mail, dizendo o quanto lhe admirava, e desde então todo natal recebo uma mensagem do mesmo e como presente um conto. Esse, já é o quarto que recebo, resolvi compartilhar com vocês.
----------------------------------------------------
Estimado (a) leitor (a),Como maneira de agradecer o apoio recebido em 2009, e mantendo a tradição dos anos anteriores, estou enviando o conto de Natal que escrevi para as colunas que tenho em diversos jornais do mundo.Que Deus nos ilumine em 2010, Paulo CoelhoBlog: http://paulocoelhoblog.com/ / e-mail paulo@paulocoelho.com.br
.
Paulo Coelho
Uma história para o dia de Natal
Conta uma antiga e conhecida lenda, que há cinco mil anos três cedros nasceram nas lindas florestas do Líbano. Como todos nós sabemos, os cedros levam muito tempo para crescer, e estas árvores passaram séculos inteiros pensando sobre a vida, a morte, a natureza, os homens.
Presenciaram a chegada de uma expedição de Israel, enviada por Salomão, e mais tarde viram a terra coberta de sangue durante as batalhas com os assírios. Conheceram Jezabel e o profeta Elias, inimigos mortais.
Assistiram a invenção do alfabeto, e deslumbraram-se com as caravanas que passavam, cheias de tecidos coloridos.
Um belo dia resolveram conversar sobre o futuro.
-Depois de tudo o que tenho visto -disse a primeira árvore -quero ser transformada no trono do rei mais poderoso da terra.
-Eu gostaria de ser parte de algo que transformasse para sempre o Mal em Bem -comentou a segunda.
-Por meu lado, queria que toda vez que olhassem para mim pensassem em Deus -foi a resposta da terceira.
Mais algum tempo se passou, e lenhadores apareceram. Os cedros foram derrubados, e um navio os carregou para longe.
Cada uma daquelas árvores tinha um desejo, mas a realidade nunca pergunta o que fazer com os sonhos; a primeira serviu para construir um abrigo de animais, e as sobras foram usadas para apoiar o feno. A segunda árvore virou uma mesa muito simples, que logo foi vendida para um comerciante de móveis. Como a madeira da terceira árvore não encontrou compradores, foi cortada e colocada no armazém de uma cidade grande.
Infelizes, elas se lamentavam: “ Nossa madeira era boa, e ninguém encontrou algo de belo para usá-la”.
Algum tempo se passou e, numa noite cheia de estrelas, um casal que não conseguia encontrar refúgio resolveu passar a noite no estábulo que tinha sido construído com a madeira da primeira árvore. A mulher gritava, com dores do parto, e terminou dando a luz ali mesmo, colocando seu filho entre o feno e a madeira que o apoiava.
Naquele momento, a primeira árvore entendeu que seu sonho tinha sido cumprido: ali estava o maior de todos os reis da Terra.
Anos depois, numa casa modesta, vários homens sentaram-se em torno da mesa que tinha sido feita com a madeira da segunda árvore. Um deles, antes que todos começassem a comer, disse algumas palavras sobre o pão e o vinho que tinham diante de si.E a segunda árvore entendeu que, naquele momento, ela sustentava não apenas um cálice e um pedaço de pão, mas a aliança entre o homem e a Divindade.
No dia seguinte, retiraram dois pedaços do terceiro cedro, e o colocaram em forma de cruz. Deixaram-no jogado em um canto, e horas depois trouxeram um homem barbaramente ferido, que cravaram em seu lenho. Horrorizado, o cedro lamentou a herança bárbara que a vida lhe deixara.
Antes que três dias decorressem, porém, a terceira árvore entendeu seu destino: o homem que ali estivera pregado era agora a Luz que tudo iluminava. A cruz feita com sua madeira tinha deixado de ser um símbolo de tortura, para transformar-se em sinal de vitória.
Como sempre acontece com os sonhos, os três cedros do Líbano tinham cumprido o destino que desejavam -mas não da maneira que imaginavam.
Home page: http://www.paulocoelho.com.br/ Blog: http://paulocoelhoblog.com/
Caixa Postal 43003 -CEP: 22052-970 RJ – Brasil / email: paulo@paulocoelho.com.br

PROFUNCIONÁRIO - A LUTA DO SINTE FAZENDO HISTÓRIA - ARTIGO DA DIRETORA DA CUT/SINTE - JANEAYRE SOUTO!


A nossa luta fazendo História 2

A aprendizagem, principal função social da escola na perspectiva da formação cidadã, envolve a aquisição de um conjunto de informações, habilidades e valores, todos socialmente relevantes, que ocorrem no bojo de uma ação educativa desenvolvida no interior da escola.
Com a implantação do PROFUNCIONÁRIO, a escola deixou de ser apenas um espaço onde se ensina, para assumir o papel de agência educadora. Com essa mudança conceitual, as tarefas não estão mais concentradas apenas em salas de aula, como no passado. Com essa nova visão de “Escola”, os funcionários da educação passam a fazer parte do processo ensino aprendizagem. Esse programa tem a intenção de transformar os funcionários em educadores.
O Profuncionário deve melhorar essa realidade. O objetivo final do programa é o aprimoramento do sistema educacional, fazendo com que todas as experiências vivenciadas na escola tragam algo de novo à formação do indivíduo.
Vivemos o momento de ressignificação do espaço escolar, para além das paredes da sala de aula e da transmissão de conteúdos, tornando a escola um lugar sintonizado com os direitos sociais, contextualizado ao meio e ao tempo presente, nos quais sujeitos constroem, com autonomia e em cooperação, seus conhecimentos e sua própria história.
Consolida-se, assim, gradualmente, uma concepção de educação cidadã, que se afasta de modelos pedagógicos padronizados e excludentes, em favor de um ambiente de aprendizagens colaborativas e interativas, que considerem todos os integrantes da escola protagonistas do processo educativo.
MISSÃOOs funcionários, outrora identificados por nomenclaturas diversas– serviçais, servidores, auxiliares – principalmente por exercerem o papel de meros cumpridores de tarefas, são chamados agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.
As gerações que frequentaram as carteiras escolares até agora se acostumaram a ver esses auxiliares apenas varrendo, lavando, cozinhando, vigiando, anotando, sem maiores participações no processo educativo.
Para isso, os funcionários, conscientes de seu papel de educadores, precisam construir a sua nova identidade profissional, isto é, ser profissionalizados, recebendo formação inicial e continuada tanto quanto os professores.
Profissionalização, no entanto, não se traduz apenas em formação. Atrelados a esse conceito, há a necessidade de uma remuneração condigna, que fixe o trabalhador a seu posto, uma carreira que o valorize permanentemente, com jornada e condições adequadas de trabalho e o reconhecimento social. Estão aqui os pontos essenciais e obrigatórios de uma política de valorização do trabalhador em educação.
FORMAÇÃOA aprovação do PL 507/03, da senadora Fátima Cleide – PT/RO traz um novo paradigma para os funcionários de escola, pois esse segmento deixa de pertencer à categoria de funcionário público, para ser PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, alterando o que modifica a redação do artigo 61 da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” de maneira a, nas palavras da autora, dar legalidade ao exercício profissional e enquadrar na perspectiva de formação pedagógica mais de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de educação básica em funções não docentes, mas de caráter pedagógico, como educadores.
O dia 15 de julho será lembrado como um dos dias mais importantes para os funcionários de escolas.
Agora, só nos resta unir forças para lutarmos Contra a Terceirização dos funcionários de escola. Abertura imediata de concurso para ASG e TED. Pela instalação imediata da Comissão para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para os Funcionários de escola, a fim de, em dezembro, comemorarmos o PCCR Único dos Trabalhadores em Educação do RN.A luta vale a pena!
Autor(a): Janeayre Souto, diretora de Organização do Sinte-RN

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

JÂNIA SOUZA E SEU POEMA DE NATAL



O Aniversário do Sagrado Menino Jesus

Jania Souza

Sorrisos fartos, abraços solidários

Brilho de luzes multicores

No túnel que são as ruas da vida.

As fachadas dos prédios, das casas, dos bares

Sussurram cantigas em baladas de sinos.

Olhos brilham na sinfonia universal

São anjos sempre invisíveis

Ou disfarçados de homens, mulheres, crianças

Inspirados na emoção maior da fraternidade.

O ar com seu jeito mágico de Natal

Flui o nome maior da cristandade

E revela que há possibilidade na terra

Para o amor e a paz.

Portas abrem-se à luz!

Em seu humilde berço

O sagrado MeninoEstende seus braços

E colhe as dores debulhadas nas estradas.

Transforma com seu toque terno

As lágrimas de mágoas

Em sementes de esperança

Abençoadas com as pétalas do amanhã.

O parabéns repete-se constante, firme,


Na voz de anjos de qualquer origem

Com a certeza da durabilidade

Do amor extraído do Ser precioso

Que é o Sagrado Menino.


domingo, 20 de dezembro de 2009

MOSTRA DE CIÊNCIAS ARTE E CULTURA - MOSCAC DO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO



































































No dia 11 de dezembro o Instituto Padre Miguelinho realizou a terceira MOSCAC (Mostra de Ciências Arte e Cultura). Durante o evento a comunidade escolar pode prestigiar os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo e também conhecer novos talentos que se despertam na música, arte e empreendedorismo.Toda a Escola estava envolvida com atividades.Dentre tantas exposições podemos citar os trabalhos de Química realizados pelas primeiras séries orientados pela professora Ana Cláudia expostos na biblioteca, a professora também orientou a produção de vídeos das segundas séries, que tinham como tema " A vida Pede Socorro", expostos na sala de projeções. No laboratório de Ciências estavam os trabalhos de Física orientados pelo professor Nelson, e a verificação da tipagem sanguínea orientados pelo professor Josué. No pátio superior estavam os trabalhos sobre a diversidade cultural orientados pelas professoras Celina e Ester; No auditório ocorreu apresentação de uma rádio sob orientação da professora Libânea; Na secretaria estavam os trabalhos de cultura do RN, onde a professora Zilene explorou o tema " A culinária Sertaneja"; No pátio externo ocorreu um belíssimo desfile de modas além de um show de talentos de música popular.

sábado, 19 de dezembro de 2009

ELIZA MIKAELE - ANIVERSARIANTE INTELECTUAL

PARABÉNS!
NÃO ADIANTA FICAR SE ESCONDENDO...
É ISSO MESMO, HOJE É SEU DIA.
E EU COMO SUA FÃ, TE DESEJO FELICIDADES E MUITA PAZ, SAÚDE,
SUCESSO, E QUE DEUS TE CONTINUE TE ABENÇOANDO.
FELIZ ANIVERSÁRIO.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NOVOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO, DEVERÃO TOMAR POSSE DIA 22/12

Eleitos pela comunidade escola, os novos Diretores e Vice-diretores das escolas que compõem a rede estadual de educação, participarão de um seminário nos dias 21 e 22 de dezembro,no Hotel Praia Mar no bairro de Ponta Negra - zona sul da capital, culminando com a posse no dia 22 de dezembro, em solenidade a ser realizada às 14:30 horas no mesmo espaço.
Ao todo, serão 600 novos diretores aptos a desempenharem as suas novas funções, a partir de 29 de Dezembro, quando sairá a publicação do ato de nomeação, no Diário Oficial.
O pleito aqui em Natal, ocorreu no dia 09 de Dezembro, e no interior do Estado no dia 17 de dezembro.

É NATAL - POR JULIANA SARMENTO

É Natal!!!
Pois é, todo 25 de dezembro de cada ano, é comum comemorarmos o Natal, sim o nascimento de Jesus (e há quem diga que esta não é data oficial do nascimento dele, mas isso não vem ao caso), eu particularmente adoro esse período do ano, embora acho que tenha mudado o sentido da coisa.
Atualmente o Natal tem sido uma data comemorativa muito mais comercial, do que simbólica no sentindo de refletirmos sobre a vida de Jesus, como ele viveu e tudo o que fez por nós, acho que é época para ficar com pessoas que amamos, principalmente a família. Eu por exemplo, abri mão de algumas coisas para estar com a minha neste momento, não me arrependo da decisão tomada, já que sei que são eles que sempre me apóiam em todos os momentos da vida, em todas as circunstâncias, seja com minhas qualidades ou com os defeitos. Enfim, Natal para mim é data familiar.
Nesse período há toda uma magia envolvendo: troca de presentes, Papai Noel, cartões, árvores, pisca-piscas...
O sentido real da festa já foi esquecido por muitos, que é de fato o aniversário de Jesus, pois a grande maioria, hoje, prioriza o lado comercial. Mas fazer o quê? Vivemos numa sociedade capitalista e com tão pouca coragem de se autodenominar. Diante de tudo isso, muitos de nós acabamos acatando o que a sociedade e mídia diz para fazer, e nem sequer quer, pensa-se ser essa realmente a melhor opção....
Bom, apesar dos pesares, vim aqui apenas para desejar-lhes: um Natal maravilhoso ao lado das pessoas que amo, repleto de muita saúde, paz e amor!
Felicidades!!!!
Juliana Sarmento

JULIANA SARMENTO - PUBLICITÁRIA - CRONISTA

JULIANA SARMENTO, é um doce de menina, inteligente, meiga e amiga.
Ju, irá contribuir com esse blog, semanalmente escrevendo crônicas. Abaixo depoimento da mesma como nos conhecemos, e o convite feito e aceito, estou dividindo com vocês o talento dessa publicitária cronista, tenho certeza que vocês irão adorar suas mensagens.
------------------------------
Conheci Geralda Efigênia, através de um trabalho acadêmico, a Universidade que estudo, pediu aos alunos que fossem nas escolas estaduais para ter um retrato da Educação Pública no Estado. A minha equipe e eu ficamos responsáveis pelo Instituto Padre Miguelinho, onde fomos muitissímo bem recebidos pelo Diretor Getúlio Soares e a vice Geralda Efigênia, no primeiro semestre de 2009.
A partir de então, mantive contato por e-mail com a Geralda, para tirarmos dúvidas sobre a escola durante nosso trabalho. Deu tudo certo, o trabalho foi realizado, entregue e apresentado aos professores, tudo foi um sucesso.
Continuei recebendo e-mails interessantes de Gerada e me senti à vontade para enviar alguns e-mails também. Certo dia fui surpreendida com o comentário dela de estar gostando de meus comentários e me fez o convite para que eu contribuísse para seu blog, e eu o aceitei.
Cá estou iniciando neste blog de uma pessoa, que pelo pouco que conheci, é amante da Educação, e que tenho certeza de que pessoas como ela é que fazem a diferença neste país, já me ensinou algumas coisas e tenho certeza de que ainda me ensinará muito mais.
Mulher apaixonada pelo a escola onde nos conhecemos, mesmo não trabalhando mais lá, ainda se faz muito presente indiretamente, seus comentários no blog que o digam, não é mesmo?
Obrigada Geralda por tudo e vamos a luta! (risos)

Ah, eu sou Juliana Sarmento, estudante de Publicidade e Propaganda, concluinte em 2010.

PRÊMIO CURTA NA ESCOLA - DIVULGANDO


Olá Professor(a) Geralda Efigênia Macedo da Silva ,
Aproveitando o clima do Natal, a equipe do Curta Na Escola resolveu prorrogar o prazo para enviar seu(s) Relato(s) de Experiência até o dia 11 de Janeiro de 2010!
Quem sabe você não começa o ano de 2010 como Professor-Autor e com um prêmio no valor de R$ 500,00?
Para concorrer basta exibir os curtas gratuitamente aos alunos através da internet ou com os DVDs Coleção Curta Na Escola; acessar seu cadastro no Curta Na Escola e redigir o(s) Relato(s) sobre a(s) experiência(s) de exibição do(s) filme(s).
Se tiver alguma dúvida no processo de produção do seu Relato, acesse nosso passo-a-passo.
Você também pode consultar o Banco de Relatos ou os Relatos dos Professores Premiados nos anos anteriores.
Clique aqui para ler o Regulamento na íntegra
É preciso inserir login e senha ao acessar a página.
Login: ghefigenia@yahoo.com.br Senha: antunes
Boas Aulas e Bons Relatos,
Equipe Curta na Escolawww.CurtaNaEscola.org.br



Patrocinado pela Petrobras, o projeto Curta na Escola é realizado pelo serviço Porta Curtas Petrobras
» Copyright ©2008 - Porta Curtas

SEXTILHAS NATALINAS DO MESTRE JOSÉ ACACI


QUE NESTE ANO QUE VEM
DEUS, NA SUA CARIDADE,
BOTE NO SEU CORAÇÃO,
AMOR, CARINHO E BONDADE,
E QUE VOCÊ TENHA PAZ,
SAÚDE E FELICIDADE.

QUE A PAZ E O AMOR
CHEGUEM A MUITOS LUGARES,
QUE JESUS NOS ABENÇOE,
E ABENÇOE NOSSOS LARES,
E QUE PROTEJA VOCÊ
E OS SEUS FAMILIARES.

JOSÉ ACACI
Poeta, Cordelista, Professor.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PROFESSORES MIGUELINHO, OS MELHORES DE NATAL

ISSO DA UM MOTE.PROFA. EUNICE

PROFESSORAS VENILSA E ESTER E O ESPOSO VAL,
PROFESSORA CELINA

PROFESSORA, ESCRITORA E CANTORA
MACHUSLA/ MAIKE






BOAS FESTAS - TROVA

Uma história bela enfim,
é a que Jesus viveu
Morreu por ti e por mim
para levar-nos para o céu. Meus votos a todos e todas que compartilham comigo esse espaço
de comuicação.

SONETO NATALINO - POETA JERSON BRITO

Sou uma apaixonada por sonetos, leio todos que vejo, e fazendo um passeio no recanto das letras, encontrei este do poeta JERSON BRITO, encantei-me com a magia das palavras desse poeta, que tão bem decantou o espirito natalino no ser humano Cristão, e me encantou.

Já se avizinha novamente um fim de ano
com alegria, muita paz, congraçamento
Fazemos festa para lembrar o nascimento
Do Redentor de nossas vidas, Deus Humano

.

Eis o ensejo de elevar para outro plano
Sem pestanejo, o coração e pensamento
As nossas preces renovar nesse momento
Decerto o Pai atenderá, não tem engano.

.

Desejo a todos: tenham luz na caminhada
Felicidade aos borbotões, saúde e amor
Qu'essa passagem seja mui sensacional

.
Com regozijo e intensidade celebrada
A vinda ao mundo desse Cristo Salvador
Externo assim os votos meus: FELIZ NATAL!

.

AAutor: Jerson Brito.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DE QUANTO SERÁ O PISO DO MAGISTÉRIO EM 2010?

Qual o valor do piso do magistério em 2010?

*com informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Se, por um lado, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4.167), movida pelos governadores considerados “Traidores da Educação, Inimigos da Escola Pública”, gerou polêmica sobre a interpretação de alguns dispositivos da Lei 11.738, por outro, reafirmou a constitucionalidade do PSPN e sua legitimidade quanto política pública destinada a romper com as desigualdades que marcam as condições de vida dos profissionais do magistério, nas diferentes regiões do país.
Por esta razão, a CNTE tem se empenhado em fazer valer a Lei do Piso, tal como foi aprovada no Congresso, pois seus conceitos se entrelaçam com os da valorização da carreira e das condições de trabalho - inerentes à qualidade da educação - e não apenas à questão salarial. Neste sentido, a efetivação do art. 6º da Lei 11.738, que prevê a implementação ou a adequação de planos de carreira à luz do PSPN, embora seja fundamental para a consolidação do Piso como um dos elementos da valorização profissional, só se justifica se forem atendidos todos os preceitos da Lei sob a sua própria ótica conceitual.
Sobre a composição do PSPN para o ano de 2010, não obstante as diversas interpretações dos diferentes atores interessados no assunto, o parâmetro de reajuste que incidirá nas negociações das tabelas salariais dos planos de carreira é o que se encontra disposto no Orçamento da União, de 18,2%. Este percentual é o mesmo adotado para a correção do valor mínimo anual do Fundeb, referente às séries iniciais do ensino fundamental urbano, de acordo com o art. 5º da Lei 11.738.
Assim, uma vez que o PSPN de 2009 foi (ou deveria ter sido) R$ 1.132,40, e que a Lei do Piso aponta o mês de janeiro como data-base - independente de futuras variações a maior ou a menor no valor per capita do Fundeb - para 2010, o valor deve ser de R$ R$ 1.338,50.
A CNTE tem ciência de que o MEC solicitou à Advocacia Geral da União um parecer jurídico acerca da interpretação do julgamento da ADI 4.167, e que o mesmo considera impertinente o reajuste do PSPN em 2009, ou seja, o valor manter-se-ia R$ 950,00 neste ano. Contudo, não é esta a interpretação da assessoria jurídica da CNTE, que mantém o entendimento do reajuste em 2009. E não há dúvida que a palavra final sobre o assunto caberia ao STF, mas esse se mantém omisso nesta questão e no julgamento do mérito da Adin.
É importante lembrar, também, que o Piso é uma referência nacional abaixo da qual nenhum profissional do magistério, com formação Normal de nível médio, pode ser remunerado com base na jornada de trabalho de, no máximo, 40 horas semanais. Portanto, os estados e municípios que tiverem capacidade de honrar valores acima do patamar nacional, assim devem proceder, sob pena de infringir os comandos constitucionais e infraconstitucionais, que vinculam recursos orçamentários para a manutenção e desenvolvimento do ensino e para a remuneração dos profissionais da educação.
Neste momento, a CNTE está encaminhando para todos os municípios do país o Caderno de Educação sobre as Diretrizes de Carreira, lançado na 7ª Conferência Nacional de Educação, a fim de subsidiar o processo de adequação dos planos de carreira da categoria à Lei do piso do magistério. A Confederação também preparará outros materiais para orientar o reajuste dos vencimentos iniciais das carreiras no país. Nosso objetivo é fazer valer a Lei 11.738, de modo a vinculá-la, efetivamente, ao processo de valorização dos profissionais da educação.

fonte: Leilton Lima-sinte

AUTO ASAS DA HISTÓRIA DE PARNAMIRIM

Vandilma - Presidente da Fundação Parnamirim de Cultura



José Acaci - Poeta, Cordelista,Cantador, Professor e membro da SPVA/RN









Vandilma, deveras mudou a história da cultura em Parnamirim, ao lado de Acaci a menina desandou a criar, e está escrevendo o seu nome na trajetória cultural da cidade. Acaci é uma pérola, já tem nome pra dar e emprestar, é um gênio do cordel, cantador melhor não há, admiro sua arte. Por isso ai vai o convite do próprio poeta, para algumas pelejas dele, podermos participar.

1- HOJE (16/12/09) ÀS 20 HORAS, AO LADO DO CAMINHÓDROMO, NO CONJUNTO COHABINAL, TEM MAIS UMA EDIÇÃO DO AUTO “ASAS DA HISTÓRIA” EM PARNAMIRIM/RN. O TEXTO DO MEGAESPETÁCULO FOI INSPIRADO NO MEU LIVRO “HISTÓRIAS DE RIO PEQUENO”. VALE A PENA CONFERIR. O ESPETÁCULO SERÁ REAPRESENTADO AMANHÃ (17/12) NO MESMO LOCAL E NA MESMA HORA.

2- TAMBÉM CONVIDO A TODOS PARA ASSISTIR O MEU SHOW
“DO CORDEL À EMBOLADA” DENTRO DAS FESTIVIDADES DA FESTA DO CAJUEIRO. O SHOW ACONTECERÁ NO DIA 20 DE DEZEMBRO NUM PALCO MONTADO AO LADO DO CAJUEIRO DE PIRANGI COM INÍCIO ÀS 20 HORAS.

CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS.

JOSÉ ACACI

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

AMOR VIRTUAL - SONETO DE MACEDO

Amor Virtual
Autor: Macêdo, Francisco Neves(*)
.
Meu amor, por favor, não me “delete”,
na “informática” vamos “navegar”...
Se você resolver me “formatar”,
eu esqueço de vez a “Olivetti”...
No mundo virtual desta “internet”,
meu “e-mail” você pode “clicar”,
vê no “Orkut”, “Word” e só você gravar
no “DVD” em vez de algum “disquete”.
“PowerPoint” com mensagens virtuais
,que eu “edito” nos “Chip,s”
especiais
e que pela “Net”
faço a transmissão.
Mas se este meu amor
não der ibope
se me trocares por qualquer “laptop”...
Tens um “pen-drive” em vez do coração!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MENSAGEM NATALINA DR. RUBENS AZEVEDO


Querid@s Amig@s: Abram a “porta” do coração e da mente para Ele entrar!
Na data em que comemoramos mais um aniversário de JESUS CRISTO, o filho de Deus, que nos deixou tão belos ensinamentos, pedimos uma homenagem especial para ELE:
è Amemos TODAS as criaturas incondicionalmente!!!
Independente da religião de cada um, vamos nos concentrar no
aspecto espiritual da data,
não somente no material!
Que o novo ano lhes traga SAÚDE, PAZ e PROGRESSO (pessoal e profissional).
Que assim seja!Fraternal abraço de Malub

domingo, 13 de dezembro de 2009

FLOR DE MANDACARU - POETA ROSA FIRMO

Flor de Mandacaru
Rosa Firmo
No dia que o mandacaru desabrochou mansa
Entre seus espinhos, uma branca flor
Na minha vaga imaginação de criança
Não percebia ainda seu verdadeiro valor.
.
Minha alma estava ainda sem mácula
E a flor ficou esquecida na minha cerca
Guardei reminiscências do passado sem mágoa
Hoje, para colorir a vida ponho-a na minha cesta.
.
O sol que cresta também fortalece os prados
Uma vaga doçura tramita no meu coração a doer
Compreendo que uma flor em campos áridos
Prenuncia ser orvalho, na seca do sertão a arder.
.
No espelho da velha estrada, comprida,
Vejo a imagem da flor e do espinho
Posta na sacada da luz da vida
Enfeitando meus sonhos, o meu caminho.
.
Acordei de um sonho do passado sentindo os passos
Somente agora confesso, a saudade cai sobre mim,
Nessa longa estrada da vida deixo meus rastros
Embalada num compasso de sentimentos sem fim.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PROGRAME-SE E ESCOLHA O EVENTO QUE DESEJA PARTICIPAR OU SIMPLESMENTE VÁ A TODOS!

Pensando em ficar em casa amanhã? nem pensar, passear, amar e soltar belas gargalhadas faz bem pra quem deseja ficar de bem com a vida.
Então escolha a sua festa e vamos curtir, ou então faça como eu pense em ir a todas.
.
Finalzinho da tarde, 17:00 h - Ciranda Poética da SPVA
Local: FUNCARTE.
.
19:30 H - Cantata de Natal, Coral Canto de Angellis/Paróquia de Morro Branco
Local: IFRN - CEFET em frente ao Midway
Entrada: 1 k de alimento não perecível k
de alime......nto não
20:00 H - Clube América
Festa de confraternização do SINTE/RN
Senhas antecipadas no SINTE.
Então tá esperando o que? vamos nos encontrar por ai?

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ELEIÇÃO NO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO - FOTOS

Eliene Silva Santos, a Vice Diretora eleita, ao lado da atual Coordenadora Administrativa Kátia Magaly.

GESTÃO DEMOCRÁTICA, UMA CONQUISTA DOS EDUCADORES.

.abaixo um registro fotográfico do dia da eleição.alunos
Candidatas das chapas 1 Ana Claudia/Eliene - Telvalucia/chapa2 - Claudia/chapa3
ladeadas pelos professores: Sandrinha, Adenilson, Josevalda e Canindé.



As novas gestoras do Instituto Padre Miguelinho

ELIENE SANTOS E ANA CLAUDIA DELGADO


CHAPA 1 CONFIRMA FAVORITISMO E VENCE ELEIÇÕES NO INSTITUTO PADRE MIGUELINHO!


A chapa 1 que tem como tema "Ação e Participação" confirmou a preferência pela comunidade do Padre Miguelinho com uma vitória de 62% do total dos votos. A chapa é composta pela professora Ana Cláudia e a coordenadora pedagógica Eliene. A votação foi considerada tranquila e contou com a participação de alunos, pais, funcionários e professores que puderam expressar sua confiança no trabalho dessas profissionais de forma democrática. As gestoras eleitas aproveitam o momento para agradecer o carinho e a confiança demonstradas pelos alunos, pais e colegas de trabalho.

AGENDA DE SHOW DE JMARCOS

Agenda JMarcos
20/11/2009 - Escola no Teatro São Gonçalo do Amarante

25/11/2009 - Festcanto no Teatro de São Gonçalo do Amarante

27/11/2009 - Lançamento do CD no Teatro de São Gonçalo do Amarante

05/12/2009 - Festival de Gastronomia - Uruaçu/São Gonçalo

09/12/2009 - Auditório da Secretaria de Educação/ São Gonçalo do Amarante

10/12/2009 - Manhã: Ginásio de Esporte São Gonçalo do Amarante/ Noite:

12/12/2009 Escola Jonas Escolástico/ São Gonçalo do Amarante

12/12/2009 Clube América - Sinte-RN

18/12/2009 - Escola Yapiçara Aguiar - Natal
22/12/2009 Uruaçu/ Tarde:
Comunidade Canaã Noite: Passagem da Vila

AFORISMO

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo,
mas qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim !! ""
(Chico Xavier)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

POSSE DAS POETAS ROSA REGIS E DETH NA ACADEMIA DE TROVAS - REGISTROS FOTOGRÁFICOS.

GILDA MOURA - POETISA
VIVI, FATIMA E EMANOEL


OS MÚSICOS


PRESIDENTE DA ATRN
JOSÉ LUCAS DE BARROS



ZELMA FURTADO - PRESIDENTE DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN
E EU - GERALDA EFIGÊNIA - PRESIDENTE DA SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RN





CORDELISTA ROSA REGIS E VIVI VIANA





DRA. ANA, VIVI E ZELMA






DETH HAAK, PEDRO GRILO E ANA







ACADEMIA DE TROVAS DO RN EMPOSSA NOVOS MEMBROS.

DETH HAAK, ROSA REGIS E LUIS
DETH HAAK E CHICO MACEDO


JOALMIR MEDEIROS, DETH HAAK, PRESIDENTE DA ACADEMIA DE TROVAS,
DR. JOSÉ LUCAS DE BARROS, POETA ADEMAR MACEDO E A CORDELISTA ROSA REGIS


DETH HAAK E ROSA REGIS,



DUAS HISTÓRIAS, DUAS GUERREIRAS,



MEMBROS DA SPVA, NO SANGUE CORRE



MUITOS VERSOS, AGORA PRA COMPLETAR



ELAS TAMBÉM ESTARÃO PRODUZINDO



ALÉM DE VERSOS GRANDES, MUITA TROVA.









NA ÍNTEGRA O DISCURSO DE POSSE DA CONFREIRA DETH HAAK, A POETISA DOS VENTOS.








Imortalidade no Reino da Trova.
Eis que mais uma vez a ATRN-Academia de Trovas do Rio Grande do Norte esta em festa. Três novos Poetas desembarcaram na “Imortalidade Acadêmica” confirmando a força das Mulheres que a muito orgulha este pedaço do Brasil. Desde Clara Camarão uma Indigena brasileira da tribo Potiguar do bairro de Igapó na Cidade do Natal, então Capitania do Rio Grande do Norte (hoje o estado do Rio Grande do Norte), nascida na metade do século XVII é considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil ela rompeu barreiras acabando com a divisão de trabalho da tribo ao se afastar dos afazeres domésticos, para participar de batalhas junto ao seu marido durante as invasões holandesas. Clara também liderou um grupo de guerreiras nativas na luta contra os holandeses durante a colonização em1637. Em 1927, no dia 25 de outubro, A Lei n° 660 foi aprovada e várias mulheres requereram suas inscrições eleitorais e, a professora Celina Guimarães obtém seu registro e se torna a primeira eleitora do Brasil. No dia 5 de abril de 1928, foi eleita a primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo: Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes. É... Os tempos mudaram Vilma Maria de Faria Governa o Estado, Rosalba Ciarline no Senado Federal, Micarla de Souza a Prefeita da cidade, Na Câmara dos Vereadores, Julia Arruda e a Sargento Regina, Mulheres que fazem história reafirmando as conquistas do feminino na província Potiguar. E sobre as bênçãos do Vento, que soprou veementemente como se coroando a nossa indicação, essa feita pelo Vate Francisco Macedo, a ATRN inova seus quadros, desta feita dando posse a duas Mulheres, Deth Haak “A Poetisa dos Ventos” e Rosa Régis, ‘ Rosa do Cordel, Poetas Del Mundo e ao Bardo Luis Cláudio da cidade de Macau-RN. Dr. José Lucas Presidente da ATRN , convida a composição da mesa essa composta pelas autoridades presentes, e eis a minha surpresa: o Cônsul Poeta Del Mundo Silvino Potêncio de Portugal representando a entidade, e não para ai, como Sócio Correspondente, o Cônsul Poeta Del Mundo, Luis Antonio Cardoso de Taubaté São Paulo, A Presidente da Academia de Feminina de Letras Zelma Furtado, Abaeté ( Casa do Cordel) Joamir Medeiros UBT, A presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, Senhora Geralda Efigênia, Todos Poetas Del Mundo! Após o juramento do Trovador, lido pela Poetisa Cordelista e Imortal Rosa Régis em nome de todos os empossados, eis o Discurso de Posse de Deth Haak:
Boa noite Senhoras e Senhores, autoridades presentes.
Saúdo a mesa em nome do Secretário Geral de Poetas Del Mundo Senhor Luis Árias Manzo, e da Secretaria Geral do Brasil, Embaixadora Deslasnieve Daspet.
Senhor Presidente da ATRN; Poeta Del Mundo José Lucas de Barros, Confrade Ademar Macedo Cônsul Poeta Del Mundo, por Santana dos Matos, Confrade Joamir Medeiros Cônsul da cidade do Natal. Pedro Grilo Neto Cônsul Poeta Del Mundo, amigos que me são caros. Permita-me iniciar minhas palavras expressando meu sentimento de gratidão A Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, saudando as mulheres presentes. Em nome da Confreira Clevane Pessoa de Araújo. Potiguar de São José do Mipibú membro desta Academia e minha madrinha literária, e aos homens em Nome do Mestre da Trova Luis Otávio. É com muita honra que passo ocupar nesse momento a Cadeira N. 10, antes ocupada pelo Jurista Giovane Xavier da Cunha, Um potiguar nascido na Cidade de Martins, em 1º de março de 1923, Foi Juiz de Direito em Natal, membro da ATRN, da Academia Diocesia e da UBT. No biênio 1985 / 1986 da ATRN. Prometo honra-lo mesmo sem ser Jurista Pois a muito venho advogando por Justiça Social, pelas causas do Planeta e Preservação da vida, Bênçãos Poeta! E por acreditar que nada poderia ser diferente, recito uma de suas Trovas:
Na vida em sua grandeza,
há um só sistema a seguir
:- preservar a natureza,
usando-a sem destruir.
Ele disse em poucas linhas a verdade maior!
E em Poesia louvo ao Vento.
Moinhos ao Vento! Eiras! Solares!
Antepassados! Rios! Luares!
Tudo isso eu guardo, aqui ficou:
Ó paisagem etérea e doce,
Depois do Ventre que me trouxe,
A ti devo eu tudo que sou!
Assim cantou o menino triste que se chamou Antônio Nobre, em um dos mais belos poemas do Só.– não em beleza, claro, mas em candura – digo eu das paisagens da cidade do Natal: principalmente das que se acham mais vivas e ligadas à minha infância que longe vai. Areias dunares que o luar prateia refletindo nos mares, inspirando a poesia que reveste de rimas as causas e as coisas dos humildes: Casas dos pobres que o luar, à noite, caia... Contudo Mais viva a presença do Vento que sopra vindo do mar que em muitos dias a noite cala, quando busca o poeta refugio para as dores da Natureza que o homem achincalha. Nasci na beira da praia, Armação dos Búzios RJ, terra de meus ancestrais e aqui homenagem póstuma a meu pai, Manoel Custódio Alves, que precocemente alfabetizou essa que vos fala. E com esta frase, que de tanto repetir acabei por decorar “Procuremos por todos os meios fazer da vida um bem.” “A vida é boa; os homens a fazem má.” Desafiada por Orfeu a fazer um pronunciamento pequeno como são pequenas as Trovas que dizem tanto em nome da família que adotou, a Poetisa dos Ventos” a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, me pareceu bastante difícil, dado a diversidade de escolas que representamos na sociedade literária, mas, como todos somos Poetas, comecei, então, me perguntando: Você gosta de discursos longos? Não, a parti deste dia, Cinco de dezembro de 2009, prometo muito dizer em quatro linhas!
O que me fez Poesia? Deus me dotou de curiosidade incomum, um gosto especial pelo desafio, e excepcionalmente perseverante, diferiu-me dos três irmãos com uma criatividade especial e difícil de definir: curiosa, todas as crianças o são. Criativa, um mais do que os outros, mas muitas pessoas são criativas, e nem por isso optam pela missão de ser Poeta. Assim, entendo que a criatividade de todos nós, busca encontrar um ambiente favorável se estimulado, como a menina que fui para que a minha vocação pudesse desabrochar. Cada um de nós aqui presente, independente da área do conhecimento que escolhemos embora diferentes, compartilhamos algumas singularidades e similaridades. Em algum lugar, em algum momento sofremos influências de outras escolas, adicionadas a algumas características inatas (o que o Poeta não pode deixar de considerar)
0 que me trouxe até aqui neste momento extremamente honroso para qualquer Vate?
Talvez o que nos una, seja que tenhamos em comum um pouco de cada uma das características acima referidas, mas acima de tudo, certamente tivemos a sorte de encontrar um ambiente propício ao desenvolvimento de nossas potencialidades, grandes mestres, grandes mentores. Mais que tudo, tive grandes exemplos! Nesse ambiente favorável, nossos talentos inatos tiveram a oportunidade de se desenvolver. E em nome dos Poetas Del Mundo, e do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, dos Movimentos sociais Sos Ponta negra, Filhos de Ponta entre outros... Entidades agraciadas com esta honraria, que os Bardos ora empossados, venho agradecer ao Mestre dos mestres, que habita no coração de todos nós, Jesus Cristo o maior Poeta que pela terra andou.
Deth Haak
“A Poetisa dos Ventos”
“Cônsul Poeta Del Mundo – RN”.
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN
Círculo Universal dos Embaixadores da Paz
E minhas Trovas hão de ficar!
Se meu verso fosse arma
guerreando dia a dia.
O estopim era a palavra
Explodindo em Poesia...
A brisa me beija mansa,
arrepia o corpo inteiro.
A inspiração em mim dança,
escrevo o verso primeiro.
Vou dizendo no caminho;
a poesia é meu exemplo.
Poema procura o ninho,
Orfeu diviniza o templo.
A este vento que me inspira
digo voejando contente,
é triste quem não admira
traços que tecem a gente.
Do vento sou marketeira,
guerreira se for preciso.
O vento insufla a poeira
e eu me arrisco num improviso.
Não há dor nem há tortura
no meu sonho realizado,
que vento pela cultura,
não é triste, é o meu legado!
No Orbe desenho o meu dia,
aos poetas, meu recado:
Execrem a hipocrisia
no seu acorde riscado.
Brisa que aqui é soprada,
no rimar mais de repente.
Poesia chega alentada,
a toda gente que a sente...
Se um só Poeta trovar,
como as ondas no oceano.
Viria à paz pelo mar,
liberando amor humano!...
Amor chega de repente,
a Paz habita na vida.
A sorte que brinda gente
traz a amargura devida...
Encanta-me essa magia,
do ente que muito padece.
Escrevendo em poesia
o amor que a Deus agradece...
O Vento passa ligeiro
que mal consigo tocá-lo.
E logo eu, seu escudeiro,
Poeta por tanto amá-lo!
Diz-se sábio o ser humano,
para Deus isso é loucura!
Saber tudo é um grande engano
que a convicção amargura...
Se me desse Deus, saber,
dia que a morte viria...
Sorvia no amanhecer,
sereno e sabedoria.
Descobri, vou retirar,
todo o cisco de meus olhos.
Ao amor vou me entregar
sem mais temer os abrolhos.
O vento na areia escura,
marola de meu porvir.
Nele sinto que perdura.
Meu desejo de ir e vir...
Seque a brisa doravante,
o pranto da despedida.
Acena paixão errante...
Adeus não, amar é vida!
Meus versos criaram asas,
voando aos olhos do mundo.
São poemas, - vivas brasas -
de um coração vagabundo...
A vocês, vai meu recado:
Na voz que afugenta as dores,
no nordeste abandonado,
rendo ao Cordel, meus louvores...
A bênção, Luis Otavio!...
Poeta que trova ensina.
Com doce sabor Batávio,
para trovar minha sina!
Obs. Batavia era uma região da Holanda
"Mandou, pois o Senhor Deus um profundo sono a Adão; e, enquanto ele estava dormindo, tirou uma das suas costelas, e pôs carne no lugar dela. 22 – E da costela, que tinha tirado de Adão, formou o Senhor Deus uma Mulher; e a levou a Adão. 23 - E Adão disse: Eis aqui agora o osso de meus ossos e a carne da minha carne; ela se chamará Virago, porque do varão foi tomada. 24 – Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa só carne. 25 - Ora um e outro, isto é, Adão e sua mulher, estavam nus; e não se envergonhavam (porque ainda eram inocentes)."

domingo, 6 de dezembro de 2009

POETA FILOSOFO M.C.GARCIA CONVIDA PARA SEU CHÁ DE POESOFIA





CHÁ COM POESOFIA
PROJETO CHÁ COM POESOFIA - 2ª EDIÇÃO

TEMA: POR QUE A PAZ É IMPORTANTE?


.

Convidamos V. Sª e família para a 2ª edição do Projeto Chá com Poesofia que acontecerá no próximo dia 19/12/2009, 3º sábado do mês, na Biblioteca Cultural Otávio Garcia,

no PONTO DE CULTURA, das 15 às 17 horas.
Nesta segunda edição do Projeto Chá com Poesofia,onde povos do mundo inteiro têm se preocupado em alardear e dessiminar a paz, mormente neste período de confraternização universal em que estamos prestes a partilharmos intensamente com a passagem de mais um novo ano que se aproxima. Não deixe de fazer a sua refutação sobre tal indagação, pois você é nossa(o) convidada(o) ESPECIAL!!!
COMO CHEGAR:


Vindo pela Ponte Nova ou ponte Velha, na Av. João Medeiros Filho,

entrar em ruazinha - Pe. Cícero - de frente ao Posto de Gasolina ALE,

e pegar a primeira rua à direita,

já é a rua São Francisco,

ir até o nº 168,

no 2º cruzamento, de frente ao Salão:

Beleza Feminina e

loja: Neide Variedades.

CONTATO: (84) 8832-5006 / 9412-8985 c/ M. C. Garcia.

AGENDA DE SHOW DO POETA CANTADOR ZE MARTINS


ZE MARTINS - Engenheiro Mecanico, Poeta, Coquista. O musico de talento nato, tem a voz maviosa e um canto de um sabia apaixonado. O artista nos brinda com sua agenda desse mes de aniversario do autor da nossa fe, JESUS CRISTO.


hoje dia 06, as 10 hs - Ze Martins e banda fibra de coco, na Praia de Ponta Negra.


11/12/2009 - Ze Matins e Banda Fibra de Coco - Cidade de Serrinha - aniversario da Cidade.


12/12/2009 - Ze Martins e Banda Fibra de Coco - Cidade de Goianinha na feira de negocios

hora> 20 h

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DIA 12/12 - CANTATA NATALINA COM O BELISSIMO CORAL CANTO DE ANGELLIS


CANTATA NATALINA - CORAL CANTUS DE ANGELLIS
LOCAL: IFRN (CEFET)
DATA: 12/12/2009
HORA: 20 H
ENTRADA: 1 k de alimento não perecível, será doado à pastoral social da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Mirassol.
* Conheço o coral e recomendo, é um espetáculo uno.
As melodias são belíssimas, os arranjos perfeitos.
Isso sim, é um deleite para a alma.
Estarei presente ao evento,tornei-me fã desse magnifico grupo.
Parabéns a todos que participam do coral, especialmente a Professora, Escritora e Soprano Maike Teixeira.