terça-feira, 19 de abril de 2011

A EXPRESSÃO POÉTICA DE FRANCISCO CÂNDIDO DE SOUZA/CURRAIS NOVOS-RN


Poeta Francisco Cândido

Trazia a paz na pureza de uma roseira
E a calmaria dos ventos do vale, a brisa;
Naquela manhã nascente e estradeira,
O amor em mim renasce e se eterniza.

O seu encanto delimitou o meu mundo
No equilíbrio profundo, racional e finito,
Desracionalizei o sentimento mais fecundo
Para viver o instante de amor mais infinito.

O sol da manhã desabrochou a flor,
Espalhando pétalas sobre o espelho do lago
E o sereno, serenando, a cobriu de amor
No calor abrasador daquele afago.

Havia algo mais naquela flor!
Em suas formas macias e singelas,
A personificação de flor e amor
Em suas expressões raras e tão belas...

Fui possuído pelo amor daquela flor
Na ternura de seu penetrante olhar.
Aquela noite não conheceu a dor,
Só as caricias do amor de te amar.

Era uma flor mulher no alvorecer,
Emoldurando o amor e a natureza
E eu estava ali, mergulhado no prazer,
Acariciando a flor que seria minha mulher.

HOMENAGEM DO POETA CÂNDIDO SOUZA AO MEU PAI ZÉ MILANEZ


Zé Milanês: o poeta cidadão*

Poeta Francisco Cândido

Na cantoria de vida e viola,

Em noite de lua e madrugada
O poeta motivado não amola,
Nem entorta o ritmo da toada.


Lá fora o canto da passarada

Que em sinfonia, ninava a noite
Nos porões o estalar de açoite
E o canto afinado da rapaziada:


Vai-se um amor e vem outro

A andorinha só não faz verão
Não quero ser como pau torto
Vem e te dou meu coração!


Só o amor à cultura prevalecia

Havia comunhão entre amigos
E o cantador com maestria,
Louvava Dona Flor e seus maridos.


Cantava a dor e a esperança

No raiar de um novo tempo
Feito de justiça e de bonança,
Não podia ser jogado ao vento.


Idealizava um novo mundo

Onde não houvesse exploração.
A amizade fosse um bem profundo
E em tudo prevalecesse à união.


A saúde, o pão e a educação

Seria direito básico e não favor
Assegurados a toda população
Sem discriminação de religião e cor


Era conhecido como Zé Milanês,

Sindicalista e poeta popular,
Um homem de indiscutível altivez
Só queria aos trabalhadores ajudar.


Tive a honra de conhecê-lo, um dia

Numa noite de animada cantoria
O Pé de Serra se enchia de alegria
Ao som da viola, o povo sorria.


Deixou um grande legado

De coragem, justiça e lealdade.
Deixo aqui o amor poematizado
Por uma questão de fraternidade.

Versejo abraçado a minha terra,

Celebrando os caminhos da vida
Que às vezes a terra seca aterra
Ao lado do sagrado berço da lida.


Seu coração guardava segredos

De vida e viola, gado e gente
Desenrolando, dá mil enredos
De um conto ao descontente.


Sinto prazer em observar e cantar

As belezas raras do Nordeste
Só a zabumba me faz rebolar,
Sendo um valente cabra da peste.


* Poeta e líder sindical, barbaramente assinado, na cidade de Currais Novos (RN), em função de sua luta em defesa dos trabalhadores rurais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

INSPIRAÇÃO POÉTICA DO MESTRE ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE



A PRIMEIRA VISTA

Roberto Pinheiro Acruche

Quando a vi, pela primeira vez,

os meus olhos traduziram: é ela...

Não havia mais dúvidas... nem talvez...

Apaixonei-me pelo seu encanto,

pelo porte, pela alegria que irradiava.

Foi o amor que deflagrou, como um raio

que se arroja durante a tempestade;

invadindo-me o peito,

se alojando no coração.

Procurei viver esse amor... e vivi!

Nele encontrei a explosão da felicidade.

Era como ver toda a beleza do universo

ao mesmo tempo; sonhar o sonhos mais lindos, descobrir todos os mistérios da magia, mergulhar num mar de flores, de poesias e fascinação.

Agora, tudo está acabado,

estou pagando os meus pecados

domingo, 17 de abril de 2011

A EXPRESSÃO POÉTICA DE PAULO RICARDO REIS

A PRESENÇA AINDA QUE DISTANTE

Ter amigos é não ter silêncios
É espelhar -se na dimensão do mar
É encontrar a paz no crepúsculo
Na poesia constante e fiel do fascinar.

É sempre a presença ainda que distante
e nos momentos de asfixia o ar
a luz que ilumina as brancas trevas do caminho
e não sentir-se na pior solidão sozinho.

Amiga é sorriso calmo
a lágrima companheira da estranha dor
e sem dúvida tradutor em pensamentos
do maior e mais puro amor.

É isso amiga, é um dilúvio contagiante
é o crescer e o lutar da vida à morte
e ter querer e poder contar com uma gigante.


Presente poético, me emocionou bastante do meu aluno Paulo Ricardo Reis, Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú/ Polo de Parnamirim/RN

terça-feira, 12 de abril de 2011

EXPRESSÃO POÉTICA GERALDA EFIGÊNIA - MUSICADA PELO CORDELISTA NEZINHO PEREIRA


Co ração absolutamente em descompasso
peito chorando desesperado
por ter sido somente usada,
por quem não compreende o mistério do amor.
Esse amor que envolve duas vidas
isso é dom não ficou pra qualquer um
e você com certeza não compartilha dessa benção
não sabe sequer se sabe amar.
Pois o amor é encanto, é magia, é delicia
não é covardia.

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segunda-feira, 11 de abril de 2011

EXPRESSÃO POÉTICA CLÉCIA MARIA DOS SANTOS

SEIVAR

Enocntro-me árvore
,
Mármore
,
Fixa
,
Receptiva
,
Alegria e medo.
,

Faço e refaço

Natureza divina
.
Apenas feminina.


CLÉCIA Maria dos Santos, nasceu em Natal/RN, no dia 20 de agosto de 1957. Clécia tem atuação como professora em várias instituições da cidade. Em 1995, recebeu premiação da Revista Brasil (Brasilia-DF) por destaque com seus poemas. Publica regulamente no jornal Tribuna do Norte e em outubro de 1995, publicou o livro de poesias FLOR DE CACTUS.
Esse foi um poema que trabalhei com meus alunos do 2º ano do Instituto Ary Parreiras no ano de 2003. PROJETO POESIA NA ESCOLA: A ARTE DE APRENDER A LER E ESCREVER COM POESIA.

domingo, 10 de abril de 2011

CNE ADIA VOTAÇÃO SOBRE MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO





Republico matéria do portal G1, 06/04/2011



O Conselho Nacional de Educação (CNE) retirou da pauta da reunião desta quarta-feira (6) a votação sobre possíveis mudanças nas diretrizes do ensino médio. Os conselheiros pretendem analisar melhor o tema e analisar também as diretrizes da educação profissional técnica em nível médio.



Com o adiamento, o relator José Fernandes de Lima espera aproveitar o prazo estendido para aprofundar o debate, segundo o CNE.



O projeto prevê que cada escola trabalhe a partir de quatro áreas de atuação - ciência, tecnologia, cultura e trabalho. A partir da escolha da vocação, monta-se a carga horária, com as escolas adequando as disciplinas de acordo com o seu interesse. Uma escola focada em cultura, por exemplo, pode dar mais espaço às disciplinas de história e geografia, sem deixar de lado outras matérias, como língua portuguesa e matemática.



Segundo o conselheiro Cesar Callegari, no caso do ensino médio, está em discussão um conjunto de orientações sobre vários aspectos, como tipo de currículo, pesquisa como fator fundamental para estímulo dos estudos, organização da escola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras questões. A proposta prevê ainda autonomia para as escolas definirem as disciplinas com mais espaço na grade curricular.



No caso do ensino noturno, o conselho propõe que os estudos possam se organizar de acordo com necessidades dos estudantes em período maior do que três anos. "Muitos deles acabam não tendo condições de frequentar, por trabalharem, deixando clara a possibilidade que o ensino médio seja organizado em número maior de três anos com a mesma carga horária, para diminuir a evasão", afirmou Callegar


Nos próximos meses, segundo o conselheiro, o CNE discutirá as expectativas de aprendizagem do ensino fundamental. Está prevista para o início do ano que vem, a discussão de orientações mais específicas sobre expectativas de aprendizagem também para o ensino médio. "Com base numa mensagem do MEC, que mandará até final do ano, vamos dispor sobre expectativas de aprendizagem, que devem ser asseguradas a todos jovens brasileiros".

fonte: www.janeayresouto.com