quinta-feira, 31 de julho de 2014

E.E. DJALMA ARANHA MARINHO - PASSA E FICA/RN DA 3ª DIRED IN FOCO!




O Grupo de Xaxado Estrela de Couro da Escola Estadual Deputado Djalma Aranha Marinho da cidade de Passa e Fica – RN, fundado no ano de 2012, surgiu pautado na política pedagógica da instituição em promover e estimular o estudo e a promoção de eventos que priorizem a Cultura Regional.
Seguindo essa dinâmica de promoção e estudo da cultura regional, realizou-se no dia 20 de julho de 2012, estimulado pela direção e professores de Arte e História, o primeiro encontro que originou o Estrela de Couro. Inicialmente, optamos pelo estudo do movimento social do cangaço, particularmente, o cotidiano, a dança do xaxado, vestuário e acessórios utilizados pelos cangaceiros.
O Grupo de Xaxado Estrela de Couro possui enquanto proposta metodológica, o estudo do cangaço e o seu resgate cultural, através da dança (e vestuário do cangaceiro), como também sua difusão, como forma de contribuir na preservação da memória social regional do Nordeste.
Na proposta estética do Estrela de Couro, buscamos uma aproximação da realidade dos grupos de cangaceiros, procurando preservar o modelo dos seus trajes e seus acessórios, sem sua estilização, como forma de contribuir na preservação da história e da memória popular.
A coreografia do espetáculo: Na Batida do Xaxado, tem a duração de quinze minutos, foi montada a partir de cinco músicas tradicionais nordestinas: Xaxado no Pé (Trio Nordestino), Xaxado Bamba (Trio Nordestino), Xaxado (Luíz Gonzaga), Assim Nasceu o Xaxado (Marinês) e Paraíba Masculina (Luíz Gonzaga), reproduzindo o movimento corporal dos cangaceiros no momento de diversão.
Ao resgatarmos a dança do xaxado através do espetáculo Na Batida do Xaxado, estamos contribuindo para sua preservação e conservação, estimulando a sua prática no ambiente escolar, como mecanismo de acesso aos conteúdos pedagógico de regionalismo político e cultura regional nas aulas de Arte e História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário