<<< Uma Trova de Ademar >>>
Com minha alma enternecida,
confesso com todo ardor;
Deus me deu dois dons na vida:
ser “Pai” e ser “Trovador”!...
Ademar Macedo/RN
 
<<< Uma Trova Nacional >>>
De meu pai, em mim gravada,
guardo a imagem, rotineira,
de uma camisa suada
sobre as costas da cadeira...
Arlindo Tadeu Hagen/MG

<<< Uma Trova Potiguar >>>
Adotando os bons conselhos
das faculdades morais,
os filhos serão espelhos
da retidão de seus Pais.
Djalma Mota/RN

<<< Uma Trova Premiada >>>
2001 > Pouso Alegre/MG
Tema > PAI > 3º Lugar
É de dor a sensação:
meu pai... arrastando os passos;
e eu... puxando pela mão
quem já me levou nos braços!

Antônio Carlos T. Pinto/DF 
 
<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>
Disse Deus à humanidade:
“Crescei e multiplicai” ...
É nesta cumplicidade,        
que o homem torna-se pai.
Francisco Macedo/RN
 
<<<  U m a    P o e s i a  >>>
Neste domingo de agosto
os sinos bem mais, badalam,
os passarinhos se calam
do sol nascente ao sol posto,
e o sorriso no meu rosto
descreve uma frase assim
cheia de amor, pois, enfim,
do meu peito um clamor sai:
eu quisera ser um pai
tal qual o meu é pra mim.
Francisco José Pessoa/CE
 
<<< Soneto do Dia >>>
         O LAMPIÃO.    
 
                               Pedro Ornelas/SP
 
Meu velho lampião a querosene,
relíquia que conservo com cuidado,
herdei de quem também legou-me o gene
de homem de bem, guerreiro, honesto e honrado!

Sinto-lhe a falta e a dor castiga, infrene,
quando te olhando lembro inconformado
quanta festança e quanto ato solene
nós três compartilhamos no passado!

A casa então se torna o antigo rancho,
no canto o esteio, e nele o velho gancho...
e o pranto de saudade aflora e cai...

e ao transmutar-se assim todo o ambiente
– magia da lembrança – em minha frente
não vejo o lampião, vejo meu pai!
 
fonte: por e-email.