sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COMO SURGE UM DELINQUENTE



LITERATURA DE CORDEL

Entre os retalhos da vida
Quero lhes fazer ciente,
Com sugestibilidade
De mulher inteligente,
Explicando como é fácil
Produzir um delinquente.

Primeiro, eu vou explicar:
Deixar seu filho dizer
Tudo o que ele desejar,
Também o satisfazer
Em tudo que ele quiser
E ainda o defender;

Consentir que o filho faça
O que não é necessário
Sem educação moral,
Sem estilo doutrinário;
Que ele, sem instrução,
Seja um correligionário.

Ou mesmo, pelo contrário,
Com certa indignidade,
Passar a repreendê-lo
Criando-lhe má vontade,
Revolta, ressentimentos
Para a criminalidade.

Perante a sociedade
Ele descarregará!
O que ouviu em criança
Ele não esquecerá,
Depois que estiver crescido
Aos pais envergonhará.

E lógico, o filho terá
O direito de sentir!
Se o casal não tem respeito,
Brigando pra o filho ouvir,
Este julgará conforme
O que aprendeu discernir.

Castigar severamente
Sem seu filho merecer
Ou expulsá-lo de casa,
Negar-lhe roupa e comer;
Ter raiva,  menosprezá-lo,
E, dele, a face esconder,

Como também não querer
Que desfrute a mocidade:
Brincar, amar, passear...
Não gozando a liberdade.
Realmente o jovem vive
Repleto de má vontade.

Falar com austeridade
Sem definir com prudência,
Com falta de estilo e calma,
Fugindo, assim, à decência,
É a instrução que carece
Para a desobediência.

No caso de mais carência,
Privar seus objetivos
Dirigindo-se ao jovem
Com assuntos negativos,
Pois a repressão não traz
Resultados positivos.

Um tratamento abusivo,
Importuno, e negligência,
É mesmo a forma melhor
E de maior influência
Para um jovem praticar
Os atos de delinquência.

Um jovem adolescente
Vivendo a degenerar
Com seus pais nada fazendo
Que o possa recuperar,
Das ações desvirtuadas
Não poderá se safar.

Os conselhos não lhe agradam
Nem a luz do mau juízo,
Antes, nega-lhe atenção,
Para viver indeciso.
Sem o olhar no futuro,
Terá grande prejuízo.

Deixar o filho andar liso,
Malcheiroso, maltrapilho,
Depois de bem pervertido,
Analfabeto e andarilho,
Seus pais escondem-lhe os hábitos
Porque o mesmo é seu filho.

É seguindo esse mau trilho
Que realmente estará
Perdido, irrecuperável!
Isso tudo o levará
A uma vida incapaz
E na mesma viverá.

Assim, continuará
Imoral, sem reajustes,
A família perturbada
Pelos ilícitos embustes
Com os quais o jovem atua
Sem ter jeito e continua
Na senda dos desajustes.

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Guardo no meu coração
Escolhas feitas por mim
Raramente esqueço alguma,
Até mesmo a mais ruim.
Lembranças sempre marcantes
Dos atos itinerantes...
Até das dores sem fim.

Eu escolhi este assunto
Falando do adolescente
Imaginando a carência
Geral que o jovem sente.
Ele, quando é bem amado,
Não necessita o cuidado
Indispensável ao coitado
Abandonado e carente.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

IVANILDO VILANOVA - NORDESTE INDEPENDENTE

PROERD E RONDA ESCOLAR CONVIDA!


PROFESSOR CRIA PROJETO CONTRA PRECONCEITO

Professor reúne apelidos racistas e cria projeto contra preconceito Assustado com mais de 360 nomes ofensivos encontrados entre alunos de escola na Zona Norte do Rio, professor monta jardim que mistura História e cultivo de plantas Leonardo Vieira RIO - Mais de 125 anos depois da Lei Áurea, o racismo entre alunos do ensino fundamental chamou a atenção de Luiz Henrique Rosa, professor de biologia da Escola Municipal Herbert Moses, no Jardim América, Zona Norte do Rio. Assustado com a agressividade das crianças, Rosa pediu que todos colassem no papel os apelidos já ouvidos na escola. O resultado? Das mais de 400 terminologias catalogadas, cerca de 360 continham conteúdo racista, como “macaco”,...
 
fonte: revista biografia - republicado na íntegra

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO RN COMEÇA NESTA QUARTA FEIRA


Encontro cujo tema é "Quem muda as cidades somos nós: Reforma Urbana já!" reúne representantes de 144 cidades do RN.

Com o objetivo de debater a política urbana de nossas cidades, a 5ª Conferência Estadual das Cidades do RN acontece nesta quarta (18) e quinta-feira (19) no auditório da Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo. O evento que tem como tema "Quem muda as cidades somos nós: Reforma Urbana já!" vai reunir 530 representantes de várias cidades do estado que discutirão sobre moradia, saneamento básico e transporte urbano, após terem sido eleitos delegados em suas Conferências Municipais. O vereador George Câmara (PCdoB) após palestrar em 14 municípios do RN, participará da etapa estadual como delegado.
Para chegar à etapa estadual, aconteceram no estado, 144 conferências municipais que mobilizaram 12 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte na discussão dos problemas urbanos dos respectivos municípios, principalmente moradia, saneamento e transportes. Nestas etapas, foram apresentadas emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades. Além das emendas, ações prioritárias foram propostas para a política urbana nos três níveis: local, estadual e nacional.
 
A solenidade de abertura no primeiro dia de evento contará com um balanço das etapas municipais e uma conferência magna sobre a construção do Sistema Nacional do Desenvolvimento Urbano (SNDU) apresentada pelo especialista em infraestrutura, Alexandre Godeiro da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
 
Segundo o vereador George, as propostas devem contemplar as cidades norte-rio-grandenses de acordo com a realidade local de cada município. "Todas as temáticas que foram debatidas anteriormente em cada município serão discutidas também na etapa estadual, porém nós vamos eleger as prioridades que serão encaminhadas para Brasília, assim como os delegados que vão representar nosso estado”, explicou o parlamentar.
 
Na quarta-feira (18) à tarde, os participantes estarão divididos em quatro grupos de interesse, discutindo os assuntos: “Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano-SNDU”; “Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano-FNDU”; “Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial”; e “Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade”.
 
Os trabalhos da conferência estadual prosseguem na quinta-feira (19) com a continuidade dos trabalhos em grupo e a plenária final com a apresentação, votação das propostas e eleição dos delegados que representarão o RN na Conferência Nacional das Cidades. As propostas debatidas entre gestores e sociedade civil serão levadas para a etapa nacional, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro em Brasília.
 
fonte:mandato do vereador George Câmara

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A VOZ POÉTICA DO CIRO JOSÉ TAVARES - BRASILIA/DF

               DE PABLO NERUDA
                                           

Confesso ter vícios literários e a poesia de Pablo Neruda é um deles. Não menos importante é minha paixão por Federico Garcia Lorca, seja na poesia ou na dramaturgia. Apego-me aos seus trabalhos com interesses sempre renovados, para aprender mais, descobrir detalhes, refletir na beleza simples da construção do verso.
Qualquer nota técnica sobre Neruda exige que se façam referências a Lorca, principalmente por todos os sentimentos comuns que os atraiam. Ambos tinham posições políticas avançadas e foram perseguidos pelos regimes ditatoriais dos seus países. Lorca foi assassinado pelas forças franquistas em 1936, dois meses depois de ter concluído sua obra-prima A Casa de Bernarda Alba. Neruda foi um rio caudaloso de inspiração que não resistiu ao câncer, embora não faltem suspeitas de que o golpe de 11 de setembro de 1973 apressou o desenlace, ocorrido num hospital de Santiago vinte e dois dias depois da queda de Salvador Allende. Dois anos antes recebera o Prêmio Nobel de literatura e deixou nada menos de oito livros inéditos.
Tanto em Lorca como em Neruda encontramos vertentes poéticas que os identificam com os românticos ingleses do século XIX, entre eles Shelley e Keats, o verso branco refulgindo de impressionantes imagens líricas, além da rebeldia presente em suas vidas o que nos lembra de Byron.
O poema de Neruda parece estar amalgamado na sua própria vida, revelada em dois livros que não devem deixar de ser lidos e relidos; Para Nascer Nasci e Confesso que Vivi.  Para nascer nasci, para conter o passo de quanto se aproxima, de quanto me golpeia o peito como um novo coração tremente”, escreve ele na abertura do para Nascer Nasci. Essa complexa epígrafe é logo revelada no  Mulher Remota:
Esta mulher cabe em minhas mãos. É branca e ruiva, e
minhas mãos a levaria como uma cesta de magnólias.
Esta mulher cabe em meus olhos. Envolvem-na os meus
olhares, meus olhares que nada veem quando a envolvem.
Esta mulher cabe em meus desejos. Desnuda está sob a
anelante labareda de minha vida e o meu desejo queima-a como
uma brasa.
Porém, mulher remota, minhas mãos, meus olhos e meus
desejos guardam inteira para ti a sua carícia porque só tu,
mulher remota, só tu cabes em meu coração.”
Um minuto de silêncio é muito pouco para homenagens e lembranças a quem tanto ofertou. Guardemos Neruda, cuja imortalidade emerge no lirismo dos seus próprios versos:
“En su Llama mortal, la luz te envuelve.
Absorta, pálida, dolente asi situada
contra las viejas hélices del crepúsculo
que en torno de ti da vueltas.”


I FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

PROFA. BETANIA -SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
PROFESSOR JOAQUIM - SECRETÁRIO ADJUNTO

                      PROFESSORA ALIETE BORMAMM - SUBCOORDENADORA DA SUEM




No ensejo de discutir, refletir e analisar as políticas públicas destinadas ao Ensino Médio no contexto do século XXI, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura  do Rio Grande do Norte promove o I FÓRUM DE GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO, com foco na Inovação Curricular e Práticas Pedagógicas na perspectiva de um redesenho de uma proposta diferenciada de Integração Curricular que atenda aos direitos de aprendizagem dos estudantes com a finalidade de possibilitar o exercício da cidadania, conforme as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCENM/2012).
Para estruturar um cenário que possibilite a reflexão, a discussão e a elaboração de uma proposta diferenciada e inovadores para a escola. O Fórum  está acontecendo no Instituto de formação de Professores – IFESP – KENNEDY e, participando do mesmo encontram-se: Professores, Gestores e Coordenadores Pedagógico das 291 escolas de Ensino Médio do Estado do RN.
O citado fórum esta organizado em duas etapas, sob a estratégia de 08 Grupos de trabalho –GT delineados conforme as especificidades de atendimento no Ensino Médio e sob a Coordenação da Professora Doutora Aliete Bormamm e, participam como parceiros o Ministério Público por meio da Promotora da Educação Iveluska apresentando o Projeto Conte até 10 e o Professor João Maria do Núcleo de Educação Para a Paz nas Escolas.


PARTICIPANTES SEEC/DIRED

PROFA. ZELDA SUBCOORDENADORA PROINFO
                                                      Coordenadora Fátima - 2º DIRED


                                     TÉCNICA ADMINISTRATIVA LILIANNI ESTACIO

PARTICIPANTES ESCOLAS








 MODERADORES
                                          ANA CRISTINA - TÉCNICA PEDAGÓGICA

                                           VERA REIS - TÉCNICA PEDAGÓGICA
                                      GERALDA EFIGÊNIA - TÉCNICA PEDAGÓGICA

                                  ROZICLEIDE CARVALHO - TÉCNICA PEDAGÓGICA
                            GLORIA ALBINO - PROFESSORA DO IFRN - CONVIDADA

                                          RÔMULO AUGUSTO -TÉCNICO PEDAGÓGICO



O referido fórum acontecerá até o final de outubro do ano em curso.