sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ATENÇÃO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE!




Edital FAPERN/CNPq - 02/2014
Programa de Iniciação Científica Júnior – PIBC - Jr
Atenção estudantes da Rede Estadual de Ensino, matriculados no Ensino Médio, encontra-se aberto no site da FAPERN o edital N° 012/2014-PIBIC-Jr, que concede bolsas no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensal, para apresentação de Projetos de Iniciação Científica, enfocando, preferencialmente, a(s) temáticas relacionada(s) a uma das seguintes áreas prioritárias para o desenvolvimento do RN, conforme estabelecido no Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN – 2011/2020: Agronegócio, Alimentos, Aquicultura, Biotecnologia, Educação, Energias Renováveis, Gestão Pública,  Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente e Clima, Mineração, Nanotecnologia e Novos Materiais, Petróleo e Gás, Programa Espacial, Recursos Naturais, Saúde, Semiárido, Tecnologia da Informação e Comunicação, Têxtil/Confecção e Turismo.

CRONOGRAMA
Atividades
Data
Publicação do Edital e disponibilização do formulário na página da FAPERN
12/12/2014
Limite para submissão das propostas (data de postagem)
Até 13/02/2015
Divulgação do Resultado Final com a lista de pesquisadores contemplados com quotas de bolsas PIBIC-Jr
A partir de 02/03/2015
Período da seleção dos bolsistas junto às escolas
Da publicação do resultado até 09/03/2015
Publicação da lista de bolsistas selecionados pelos pesquisadores e escolas
A partir de 13/03/2015
Início do cadastro das bolsas PIBIC-Jr
A partir de 16/03/2015

& Vigência do Edital: O presente edital terá vigência a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado e dará suporte às bolsas e aos respectivos projetos, pelo período de até 24 (vinte e quatro meses).
& As propostas devem ser apresentadas conforme formulário específico disponibilizado na página da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br).
& CONTATOS:  FAPERN -  3232.1731 – Carla ou Amanda
                          SEEC – 3232.1437 - Erileide

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO RN CONVOCA PREFEITURAS PARA PACTO SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR


Garantindo o acesso do aluno à escola, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura convoca as prefeituras municipais para realizarem a adesão ao Programa Estadual de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (PETERN). Os prefeitos devem entregar a documentação necessária entre os dias 2 a 13 de fevereiro na sede da secretaria.
O PETERN é programa realizado em regime de colaboração entre as Prefeituras e o Governo do Estado, no qual o governo repassa recursos para ajudar os municípios a transportar, em conjunto, os alunos da rede estadual e municipal.
Os prefeitos devem entregar na Coordenação Estadual Executiva de Projetos (COEP) a seguinte documentação: declaração com os dados do prefeito e da prefeitura, em papel timbrado com carimbo e assinatura do prefeito; declaração dos dados bancários, conta corrente aberta especificamente para o PETERN, em papel A4, timbrada pelo Banco do Brasil, assinada e carimbada pelo gerente do banco; certidões de adimplência junto ao INSS e FGTS.
Toda a documentação deve ser entregue aos servidores da COEP, entre as 8h às 13h, a partir do dia 2 de fevereiro.

fonte: portaldaeducação - DaniloBezerra

ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RN TERÃO ACESSO AOS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS.


108.693 estudantes do ensino médio, da rede estadual de ensino, receberão no início do ano letivo 2015 o novo livro didático com acesso a conteúdos multimídia, ferramentas e ambientes virtuais para potencializar e estimular o ensino aprendizagem.
Os livros digitais são conteúdos multimídia destinados ao processo de ensino aprendizagem. Eles apresentam o mesmo conteúdo dos livros impressos correspondentes utilizando vídeos (com legendas), áudios, imagens, gráficos, tabelas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web e outros elementos (os Objetos Educacionais Digitais – OED). Esses livros serão utilizados sem a necessidade de conexão à internet, exceto por ocasião do primeiro acesso ao material.
Alunos e professores terão livre acesso aos livros digitais correspondentes aos livros impressos escolhidos pela sua escola. Os livros digitais serão disponibilizados em domínio virtual da própria editora, e permanecerão disponíveis até, no mínimo, 28 de fevereiros de 2018. Esse acesso ocorrerá por meio de login e senha, a serem fornecidos pelo editor para cada exemplar impresso.
Na acessibilidade, os alunos e professores cegos receberão as mesmas obras distribuídas às suas escolas em formato digital Mecdaisy. As adaptações das obras observam a norma DAISY, mediante conversão a partir dos aplicativos Mecdaisy fornecidos pelo MEC e disponibilizados em DVD, em conformidade com as orientações contidas no Edital do PNLD 2015.
Os livros digitais terão como requisito mínimo de padronização, acesso por multiplataformas e pelos principais sistemas operacionais tais como Andróide 2.3 ou posteriores, IOS, Linux (Ubuntu) e Windows 7 ou posteriores, para dispositivos, como laptop, desktop e tablet.
A equipe do Livro Didático da Codese – Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação do RN, vai monitorar a distribuição e entrega dos Livros Didáticos junto às Escolas e às Direcs (Diretorias Regionais de Educação e de Cultura) a partir do 1º dia de aula – 02 de março. Equipe formada pelos educadores Antonio Soares, Déla Maria Barbosa Bezerra, Erileide Maria Oliveira Rocha, Iris Maria Pinto Diniz de Sousa, Rokátia Kleania Lopes Marinho Pinto e Salizete Freire Soares.
 
fonte: portaldaeducação - DaniloBezerra

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CRONOGRAMA BRASILIANAS.ORG 2015 - AGENDE-SE E PARTICIPE



Abordar os temas de maior relevância para o desenvolvimento do país é a principal proposta dos Seminários Brasilians.org. Com a participação de especialistas e representantes  dos setores públicos e privado, o evento é uma oportunidade para discutir e trazer à tona experiências e projetos para um Brasil melhor.

Inscrições a partir de fevereiro  através do 0800 16 99 66 ramal 24 ou pelo email eventos@advivo.com.br

Caso não consiga visualizar esta imagem, Clique aqui.
Conograma
Faça parte da plateia participativa do debate, participe e confira a programação completa

ARTIGO DO ESCRITOR EDUARDO GOSSON - UBE/RN

COMBATE ÀS TREVAS – 36
Por Eduardo Gosson(*)


É lamentável vermos o ex-presidente Lula e a presidente  Dilma implorando ao Governo da Indonésia para que Marco Acher não fosse fuzilado. Ora, as leis naquele longínquo país são duras e, não tem, a elasticidade  das nossas.
Toda ação corresponde uma reação, isso a dialética nos ensina. Quando o senhor Marco começou a traficar não pensou nestes aspectos. E o mesmo sabia que o tráfico é crime hediondo e, que, lá não tem o jeitinho brasileiro (leia-se sacanagem brasileira). Lá o jogo é pesado e o negativo é esmagado. Lá não tem “intelectual progressista” para  fazer proselitismo midiático em nome dos Direitos Humanos.
Faço essas advertências porque  me sinto- na obrigação de alertar as pessoas, sobretudo os jovens: em 26.05.2012, portanto há dois anos e cinco meses, perdi um filho com 28 anos de  idade – FAUSTO GOSSON para as drogas e que está fazendo uma falta que ninguém poderá suprir.
O Brasil precisa urgentemente fazer uma revisão em nossas leis penais. O argumento de que a pena de morte hoje é para pobres é uma falácia. Traficante, estuprador e pedófilo não faz falta a humanidade.  Destroem os nossos filhos e filhas e vão embora. Essas ONGs, que defendem os canalhas, deveriam criar um serviço  de consolação para os familiares e não conversando besteira. Na Era da INTERNET não existe mais pessoas inocentes. Os tabletes, os netbooks, os notebooks, os AIFONES, os AIPODES, entre outros, rasgaram o Véu da Inocência nos deixando nus.
(*) é poeta. Presidiu a UBE-RN de 2008-2013

ATENÇÃO AUTORES DE TODO BRASIL!

INSCRIÇÕES ABERTAS - POESIA EM MOVIMENTO!
 
AUTORES DE TODO BRASIL PARTICIPANDO!
 
Imagine sua poesia ser apresentada numa linguagem corporal!
 
Tema livre!
 
Concorra para que seu trabalho seja transformado em uma linda coreografia!
 
Por um valor de R$ 150,00
Tenha seu trabalho publicado em livro (2 páginas)
Receba 4 exemplares
Concorra ao trofeu Poesia em Movimento
Participe do Sarau!
 
Evento 04/06 no Teatro Ruth Escobar em São Paulo!
 
Envie seu trabalho!
 
Luiza Moreira
Editora Delicatta
 

ARTIGO DO JORNALISTA PÚBLIO JOSE - NATAL/RN

NO MEIO DO JARDIM


      Públio José – jornalista



                        De acordo com a origem da humanidade narrada na Bíblia, segundo o livro de Gênesis (Gn. 2.15-17), Deus colocou o homem no jardim do Éden para dele tomar conta e usufruir das benesses daí advindas. Está lá escrito: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. No capítulo 3, versículo 3, também de Gênesis, a localização geográfica da árvore (um item norteador deste artigo), fica bem explícita, conforme diz o texto: “Mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”. Portanto, a localização da árvore no meio do jardim se constituiria um problema contínuo para o homem, haja vista a proximidade física dela para com ele, em contraposição à proibição.
                        Pelo texto bíblico, manifestando o desejo de Deus, ali tudo era harmonioso, inofensivo, e de livre acesso ao homem. O problema – aliás, o único problema – estava no meio do ambiente. Ao mesmo tempo em que representava a vitória, a conquista definitiva de um destino pleno de paz e prosperidade, o jardim (com a árvore proibida no seu contexto) ensejava também o enfrentamento permanente do homem com a tentação, com a curiosidade, com o desejo inato humano de desvendar o desconhecido, mesmo quando este desejo é operado no terreno da desobediência. Uma realidade, como se vê, a exigir-lhe um alto grau de renúncia, de obediência, de domínio próprio – ao que tudo indica elementos, àquela altura, ainda não amadurecidos no homem. O desfecho dessa história é por demais conhecido, embora, ainda hoje, cheio de distorções, lendas, sofismas e falsas interpretações.
                        O que o texto bíblico assegura é que o fruto da árvore, ao ser consumido, abriria ao homem o conhecimento do bem e do mal. O que, lamentavelmente, terminou acontecendo. Nos dias atuais, também temos nosso jardim, representado por tudo aquilo que recebemos de Deus para cuidar – e usufruir. O casamento, a família, a saúde, os sonhos, o conhecimento, a prosperidade nos negócios, os amigos... Conquistas, enfim, que se concretizam em nossas vidas diariamente sem nem ao menos percebermos e que, na maioria das vezes, pouco valorizamos. Entretanto, no meio de tudo, há sempre a necessidade da prática da renúncia, do exercício de contenção de nossos desejos mais caros (muitos dos quais inconfessáveis), como se, à semelhança do Éden, bem no meio das nossas pretensões, tivéssemos também a nossa árvore proibida sinalizando até onde podemos ir – materializando nossos próprios limites.
                        Desobedecer à orientação de Deus, abrir a cortina do desconhecido, vasculhar espaços antes inacessíveis, constituem atitudes que trouxeram conseqüências extraordinárias na vida do homem. Primeiramente, a responsabilidade de arcar com sua própria sobrevivência. Em segundo lugar, a obrigatoriedade de exercer o livre arbítrio com o conhecimento nítido da existência do bem e do mal, e a consciência de que, na consecução de qualquer iniciativa, estas duas realidades se farão sempre presentes – latentes, acessíveis, praticáveis. O que Deus permitiu ao homem, na essência do episódio, foi a capacidade de conviver no jardim tendo, no seu interior, condições de resistir e refrear a própria sofreguidão quando o que pretende alcançar transpõe o limite do ético, do moral, do legítimo, do recomendável. Resumo: o homem, o jardim, a árvore, o fruto do bem e do mal. Você é livre. Qual a sua escolha?