quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROFESSORA BETANIA RAMALHO DEFINE PARCERIA COM SEBRAE.

Por Assessoria da SEEC
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), em parceria com o Sebrae/RN, promove o Projeto "Despertar" no Rio Grande do Norte. O projeto será lançado no dia 09 de agosto, às 14h, no auditório do Sebrae, bairro de Lagoa Nova.

A parceria foi definida em reunião ocorrida na última terça-feira (02), entre a secretária Betânia Ramalho e o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, no gabinete da SEEC. O Projeto Despertar oferece a oportunidade para o estudante do Ensino Médio se tornar um jovem empreendedor, capacitado para enfrentar o mercado de trabalho e ter sucesso profissional.

"O empreendedorismo e a capacitação profissional são fatores decisivos para o desenvolvimento e para o progresso social. Estamos todos envolvidos na tarefa de levar aos nossos jovens educação de qualidade e eficiente, e oportunizar chances reais de aprendizagem e aquisição de conhecimentos que venham a ser úteis durante toda a vida", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betânia Ramalho.
Escolas Estaduais envolvidas .

Em sua VIII edição, o Projeto Despertar irá atingir 105 municípios e 180 Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, com a participação de 4.500 alunos. Desde sua primeira edição, em 2003, o projeto já beneficiou mais de 20 mil estudantes em todo o Estado.

O projeto tem o objetivo de preparar jovens cidadãos para ações efetivas e empreendedoras que venham a contribuir com as mudanças socioeconômicas nas suas comunidades. Jovens que se desenvolvam no campo profissional e atuem com desenvoltura, conhecimento e visão de futuro, no novo e competitivo cenário do mercado de trabalho.

O Projeto na Escola
Com o auxilio dos professores capacitados pelo SEBRAE, os alunos participam de palestras, aulas teóricas e práticas, realizando pesquisa de mercado, desenvolvendo plano de negócios para a concretização de seus projetos, visando a feira do Jovem empreendedor.

O projeto tem 96 horas distribuídas em aulas expositivas e dinâmicas de grupo. Serão tratados os seguintes temas: O cenário socioeconômico mundial; A importância da escolaridade no mercado de trabalho; O perfil do empreendedor; Elementos de qualificação; Atributos de empregabilidade; Atitudes e tendências; O plano de negócio; A atividade empreendedora como opção de carreira; Fatores que interferem na escolha da profissão; Plano de negócios e Feira do Jovem empreendedor.

A técnica pedagógica responsável pelo projeto, professora Vera Reis, da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC, diz que o projeto enseja ao aluno novos horizontes, oferecendo a descoberta do seu potencial, trabalhando seus limites em busca de oportunidades visando à realização profissional e sua contribuição para a sociedade.

O Gestor Estadual de projeto do SEBRAE/RN, Antonio Carlos Liberato, ressalta o despertar de novas gerações, visando nas escolas públicas uma grande oportunidade para o mercado de trabalho através da capacitação de professores, tornando-os multiplicadores do empreendedorismo educativo.
Maiores detalhes: www.gov.br