Refletir sobre a
proposta de ampliação do tempo integral de permanência do aluno na escola
merece análises diversas e minuciosas sobre esse pensar. Pois implica em pensar
sobre condições físicas e pedagógicas.
A constituição Federal
de 1988, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA. 1990) conclama Estado,
Sociedade e Família para a necessidade urgente da frase que correu o Brasil
inteiro na década de 90: Educação
direito de todos e dever do Estado e família, em que essa educação seja
promovida, também acompanhada e até mesmo incentivada pela sociedade.
Nesse sentido
compreende-se que somente assim encontrar-se-á o desenvolvimento pleno do
sujeito bem como a prática correta do pleno exercício da cidadania.
Algumas ações foram
implementadas ao longo dos anos. Nesse sentido, podemos destacar o Plano
Nacional de Educação que pensa objetivamente em um aumento da jornada escolar
diária, hoje de quatro horas, para pelo menos 7 horas diárias.
Assim poderemos afirmar
que há deveras uma tendência para que a educação brasileira passe a ser em
tempo integral, haja vista está se pensando, que esta realidade possa ser uma
política fundamentada na concepção de uma educação onde, sejam desenvoltas em
sua totalidade em que as dimensões: Física, afetiva, cognitiva, ética assim
como a dimensão da intelectualidade onde compreendemos e sabemos existir e tanto as crianças como os
adolescentes precisam, e que a sociedade almeja.
Considerando existir
todas as dimensões citadas, é interessante afirmar que a isso acontecerá uma
importante contribuição para a qualidade da educação no nosso país.
Em resumo a ainda muito que estudar e o que
aprender sobre essa temática, que consideramos ser de grande importância e que
deverá ser discutida, refletida no âmbito das redes escolares, da sociedade e
dos governos, que o assunto ora em pauta deva ser parte de política publica
direcionada aos que pensam e atuam na educação brasileira, e que anseiam por
uma educação em tempo integral instaurada e instalada devidamente e com
sucessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário