terça-feira, 12 de março de 2013

IFRN - UAB: ROMPENDO BARREIRAS



IFRN- UAB: ROMPENDO FRONTEIRAS

O IFRN (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) vem rompendo fronteiras no que concerne à educação a distância.
Tendo plenos direitos concedidos pela Portaria de Autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação, para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu, o IFRN, por meio da metodologia da educação a distância vem atendendo à população que tem dificuldade de acesso à formação ou qualificação acadêmico-profissional.
Apesar de estender seus cursos ao público em geral, o IFRN-UAB priorizam os professores que atuam na educação básica, buscando qualificá-los para a sua prática pedagógica.
Favorecendo a disseminação e democratização do acesso à educação a distância, são oferecidos pelo IFRN-UAB quatro cursos de pós graduação lato sensu: Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar; Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-árido, Especialização em Literatura e Ensino e Especialização em Gestão Pública.
Contando com a presença da diretora acadêmica da EaD, Ana Lúcia Sarmento Henrique, os pólos de apoio presencial sempre nos surpreende com suas apresentações culturais e relatos de experiências de cursistas representantes de cada curso ofertado.

A realização dos referidos cursos conta com atividades a distância e presenciais, mediadas por tutores. A plataforma moodle é o meio através do qual acontece a interação dos cursistas com seus tutores e orientadores.
 Como requisito de conclusão, os alunos/cursistas produzem um artigo científico, que é apresentado por uma banca composta por avaliadores escolhidos pela coordenação dos mencionados cursos. A professora Jucileide Maria de Santana é orientadora de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Especialização em Literatura e Ensino, atuando desde 2010, fazendo parte também da equipe de avaliadores das bancas.
Semana passada, propriamente entre os dias 4 e 8, foi realizada mais uma rotina de bancas nos municípios de Caraúbas, Grossos e Luís Gomes, onde os cursistas apresentaram o seu Trabalho de Conclusão de Curso.


            De acordo com Jucileide, “a qualidade dos trabalhos apresentados vem comprovar o nível de eficiência dos cursos acima citados, bem como o compromisso de toda a equipe que os compõe”.
            “Às vezes chegamos a nos emocionar ao presenciarmos tamanha segurança, domínio e paixão com que os cursistas defendem a sua temática. É um mix de satisfação e de certeza do dever cumprido”, completa a referida educadora.

Diante do exposto, resta-nos a certeza de que essa parceria entre IFRN e UAB só tende a trazer benefícios para o nosso Estado, no que diz respeito à formação e qualificação do público assistido, uma vez que contribui para a busca de novos paradigmas educacionais no sentido de deslocar-se da concepção de educação como sistema fechado, voltado para a transmissão e transferência, para um sistema aberto, implicando processos transformadores que decorrem da experiência de cada um dos sujeitos da ação educativa.
“Grande mérito desse trabalho deve-se aos coordenadores de curso e de TCC, que estão sempre atentos ao desenvolvimento de todo esse processo, primando sempre por sua qualidade e eficácia. Destaco aqui o coordenador do curso de especialização em Literatura e Ensino, João Batista Morais, e da coordenadora de TCC, Maria das Graças Aquino Santos, pela seriedade e organização com que tratam o curso em questão”, conclui a orientadora e avaliadora de Trabalho de Conclusão de Curso, Jucileide Maria de Santana.


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