09 de janeiro de 2014
AFLAM, Biblioteca Municipal e
Fundação Vingt-Un Rosado
Local – biblioteca municipal
Profa Dra Taniamá Vieira da Silva Barreto
Boa noite!
Digníssimas autoridades:
reconheçam-se todas nominadas e agraciadas; pois me sinto por demais honradas
em tê-las neste momento histórico da minha vida.
Senhoras e Senhores: Numa
legítima pretensão, não de homogenizar, mas de perceber o homem holístico,
independente da sua posição na escala hierárquica da estrutura social, quero
cumprimentar todos e todas de forma carinhosa e com os meus especiais
agradecimentos, pela sua presença e seu compromisso com a cultura.
Parafraseando o provérbio chinês
sobre a persistência : A gota d’água, paciente e repetitiva, bate, pinga, cai
e, na persistência, vence o mais forte.
É, companheiros e companheiras!
Frente a repetição do frágil, o mais forte torna-se fraco.
Refiro-me ao frágil da ideia
preliminar do Projeto que deu origem a estes dois livros.
E é justamente na fraqueza, mas,
na plenitude da fortaleza que esse momento representa para mim, a transformação
da frágil semente das ideias temáticas, na consistente fortaleza dos argumentos
construídos em torno e sobre as teses, as antíteses e as sínteses aqui
apresentadas e socializadas.
Sim, meus amigos, nestes livros
estão as sínteses das significações e ressignificações de três frágeis; mas
fortes ideias.
Ideias que assumi o desafio de
transformá-las, coletivamente, com Ivanilza Nascimento, Marta Noberto e Socorro
Gurgel, em um criativo e ousado projeto de produção e sistematização do
conhecimento da área das Ciências da Religião.
Foram horas, dias e meses a fio
na incansável e difícil missão de construir, a partir da frieza do conhecimento
científico e metodológico, a face sensível da espiritualidade sagrada e do
imaginário da leitura de temas do Ensino Religioso a saga de uma legendária
Pedagogia que desafia e é desafiada a romper as barreiras da disciplina para
alcançar a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade da vida, do amor, da
natureza e do ser em seu significado mais amplo, que é a Sagrada Pedagogia de
Jesus.
Eis, meus amigos, o motivo da mistura
de emoções que me invade neste momento, pela certeza do dever cumprido!
O tamanho da minha emoção parece
ser em MAIOR proporção do que aquela que senti em 1982 quando publicava o meu
primeiro livro de poesias: Contemplando os Céus.
A emoção é mais intensa porque o nível de
consciência é maior, por vários motivos:
Primeiro, por saber que é na
minha família, por ela e para ela que a produção do conhecimento que produzo
acontece.
O Segundo motivo, porque tenho na
Academia Feminina de Letras e Artes (AFLAM) o compromisso com a minha
imortalidade;
E o Terceiro, porque a ação
coletiva desenvolvida durante a produção deste conhecimento ultrapassa o
compromisso científico e técnico de uma orientadora com suas alunas, pois ela
está comprometida com a fidedignidade da nossa cultura, da nossa prática
religiosa e da nossa condição de sermos integrantes de um grupo de leitores
sociais, com os pés fincados em um município, o de Mossoró, mas com o olhar na
amplidão da dinâmica que é este nosso Estado, nosso País e o Mundo em que
vivemos.
Quando afirmo que estes livros são fruto de
uma ação coletiva não é só porque foi escrito por quatro pessoas; mas sim, por
eles significarem o resultado de um processo de trabalho especificamente ímpar.
Ao receber na minha casa estas 03
professoras solicitando a minha orientação para as dissertações do seu curso de
mestrado, de pronto percebi o curto tempo para realizarmos as pesquisas e a
fragilidade metodológica da grade curricular do citado curso, provocando nelas
também esta característica.
Eis o grande desafio assumido:
montamos um cronograma não só de orientação, mas de trabalho coletivo e de
divisão de tarefas, em que orientandas e orientadora tinham os mesmos
compromissos de produção de textos, por assuntos.
Nesse cronograma tinha as
seguintes especificidades:
a) Momentos de orientação coletiva orientadora e todas as
orientandas, quando tratávamos de assuntos formativos sobre: metodologia,
teologia, filosofia e redação e estilo na produção científica, bem como a
avaliação dos trabalhos como um todo;
b) Momentos de Produção independente em que cada uma,
considerando suas habilidades, potencialidades e possiblidades produziam
determinados textos temáticos que seriam discutidos e revisados com a
orientadora, no caso a minha pessoa. Impõe esclarecer que os capítulos das
metodologias, das Introduções, da tabulação e representação dos resultados da
pesquisa empírica e da bibliografia ficaram sob minha competência;
c) Momentos de orientações individuais em que orientadora /
orientanda analisavam o que havia sido produzido e ressignificavam os conteúdos
temáticos, inclusive, com a revisão linguística.
Eis o real sentido da partilha na
produção do conhecimento e a efetividade do processo de trabalho, que agudizam
a minha emoção por termos conseguido construir um conhecimento de tão
magnitude, vez que todos os temas foram recomendados para publicação.
Desta minha experiência 03 outros
livros estão em fase de construção e ressignificação, que serão lançados até o
final de 2014.
Enfim, quero dizer que Pensar,
Refletir e Escrever sobre a Teologia, a Pedagogia, o Ensino Religioso e o
Sagrado de forma coletiva exigem uma aguçada sensibilidade e um imaginário que
deem voo à criatividade sensível sobre o Transcendente. Significa ser cristão
sensível e aberto ao pensamento do outro com respeito, sabendo colocar na letra
a subjetividade da realidade, que se alicerça no vazio da ideia e na
materialidade do significado da vida, da ciência, da cultura e da arte.
Então, obrigada minhas crianças
grandes (Ivanilza, Marta e Socorro) por me proporcionarem tão preciosos
momentos;
Obrigada ex-alunos e amigos por
terem direta ou indiretamente, contribuído para o meu crescimento de ser e
estar aqui.
Obrigada meus familiares que têm
sido exemplo de oração e partilha, vivendo comigo a ação missionária, no terço
e no ofício de Nossa Senhora a coluna de sustentação para sermos família e
igreja doméstica.
Obrigada a você que me fez
refletir e aprender a filtrar o que é significativo para o meu crescimento e a
minha sintonia com Deus. Aliás, está escrito em Eclesiastes, capítulo 7,
versículo 5: "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção
do insensato" ; pois, a repreensão do sábio nos faz crescer e entender o
significado da vida.
Que a Pedagogia de Jesus nos faça
entender o Sagrado nas nossas vidas, como caminho para assumirmos nosso projeto
de responsabilidade social cristã!
Obrigada!
DISCURSO PROFERIDO EM 09/09/2014, NO LANÇAMENTO DO LIVRO
Ivanilza Silva do Nascimento
EXCELENTÍSSIMOS, AMIGOS E PARENTES, BOA NOITE
Há 26 anos como professora de Educação Infantil, jamais
imaginei viver um momento como esse.
Sinto-me honrada em estar publicando meu primeiro livro.
Chegar até aqui, não foi fácil nem simples, foram muitos obstáculos e
renúncias.
Com a motivação de minha orientadora, Profa Dra Taniamá
Vieira da Silva Barreto, mergulhei nos livros, tendo a ousadia de pesquisar no
livro sagrado. Livro tão complexo e ao mesmo tempo tão simples. Complexo porque
uma pesquisa dessa natureza torna-se infinita. Simples porque a medida que
invocava o Espírito Santo, Jesus mostrava o caminho que eu tinha que percorrer
para chegar até aqui.
E é nessa relação com Deus que realizo todos os projetos de
minha vida, que são simples, porém significativo.
Sou professora, esposa, mãe, amiga e uma cidadã comprometida
com a vida.
Por isso sou feliz. Tenho o melhor esposo, a melhor família,
e os melhores amigos.
Dizem que os verdadeiros amigos são aqueles que estão
presentes nas horas difíceis. Mas acredito que são também aqueles que se
alegram com a sua vitória. Percebi essa alegria no olhar dos meus amigos ao
entregar o convite.
E agradeço a Deus por nos proporcionar um encontro como
esse. Havia amigos que não via há anos, mas eles estão aqui. Outros até
viajavam de ferias, mas também estão aqui para celebrar esse momento comigo.
Obrigada amigos pela sua fidelidade.
Obrigada Senhor! E obrigada a todos
DISCURSO PROFERIDO QUANDO DO LANÇAMENTO DE LIVROS
09 de janeiro de 2014
AFLAM, Biblioteca Municipal e Fundação Vingt-Un Rosado
Local – biblioteca municipal
Apresentação das autoras e das obras:
1) A LEITURA
E O ENSINO RELIGIOSO: DIALOGANDO COM A PEDAGOGIA DE JESUS - Profa. Msc. Ivanilza
Silva do Nascimento, Profa. Msc. Marta Noberto de Souza Aquino de Medeiros e
Profa. Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto
2) POESIA E
BÍBLIA: INFLUENCIA DO SAGRADO NA POESIA DE ANTONIO FRANCISCO – Profa. Msc.
Maria do Socorro de Albuquerque Gurgel e Dra Taniamá Vieira da Silva Barreto.
Acadêmica Joana D´Arc Fernandes Coelho
Meus cumprimentos a mesa diretiva já nominada
Sras. e Srs.
Para gáudio meu, sinto-me gratificada por ter sido convidada
pela acadêmica da AFLAM Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto, para apresentar
um grupo de mulheres escritoras e suas obras que concretiza a transformação da
mulher na sociedade hodierna, pela emancipação feminina, fortalecida pela
silenciosa revolução das mentalidades, que teve seu começo, nos fins do século
xix atingindo o seu ápice em todo o século XX.
No decorrer deste século se intensifica uma gigantesca
transformação das mentalidades nas mais diferentes atividades humanas. e uma
das maiores responsáveis por essa gigantesca revolução foram os movimentos das
mulheres que no passar dos tempos descobrem, cada vez mais, o seu potencial
diversificado, abrindo campo em muitas áreas da existência humana.
A revolução da mulher já remonta de muitas eras, sendo
considerada uma das maiores já assistida por este país, e de resto, pelo mundo.
A mulher se destaca em todo o processo histórico como uma
das excelentes máquinas de produção com selo de qualidade e fidelidade
feminina, tanto no campo profissional, no campo da beleza e da sensualidade
natural.
Associando às ideias de religiosidade, do sagrado e da
poesia, sabemos que na história do mundo, a figura de Jesus cristo se destaca
como o maior defensor das mulheres em todos os tempos. O mestre dos mestres
correu dramáticos riscos por elas, quando teve a coragem de fazer das
prostitutas, seres humanos da mais alta dignidade.
Nas obras a serem apresentadas o enfoque à pedagogia de
jesus está pautada no evangelho segundo Lucas relacionada à leitura do ensino
formal; enquanto que a excelência do sagrado está relacionado com a prosa e o
verso – decantado na beleza poética.
As escritoras mestras pela Universidad Evangélica Del
Paraguay - Ivanilza Silva do Nascimento, Marta Noberto de Sousa Aquino de
Medeiros e Maria do Socorro Albuquerque Gurgel alicerçaram as suas trajetórias
de vida social, política e cultural, através da busca pelo conhecimento da
práxis, à base dos mais diversos ensinamentos na área da ciência da educação
formal.
As escritoras Ivanilza e Marta Noberto inspiradas pelo
conhecimento das ciências teológicas buscaram interpretar a Pedagogia de Jesus
– o professor peregrino – tendo como base as parábolas do evangelista Lucas,
procurando saber qual a contribuição do ensino religioso para a formação
teológica do professor da Educação Infantil em função da formação humana,
religiosa e social da criança.
A escritora Maria do Socorro Albuquerque Gurgel nos seus
escritos faz a construção de um conteúdo que consta de uma relação onde se
associam duas orações:
- Uma inspirada pelo imaginário que enleva o
sacro/transcendental contido na excelência do conteúdo bíblico
- E, a outra, originada pelo vôo transcendente da
subjetividade do sentimento humano.
Essas duas orações expressam a aproximação do etéreo/sagrado
com a vida material dos homens manifestada pela construção de pensamentos de
sensibilidade espiritualista, que se enleva pela suscetibilidade da mística, e
pela prática experienciada de uma pessoa dotada de grande inspiração sensível
de um poeta – o poeta Antonio Francisco.
Faço por último, a minha
reverência à acadêmica da aflam professora Dra Taniamá Vieira da Silva
Barreto mulher aguerrida às causas que assume e que dedicou maior parte de sua
vida à instrumentalidade do Ensino Acadêmico, contribuindo para a formação de
um grande número de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento
científico.
E, tenho a certeza de conhecendo como a conheço, eu sei que
muito contribuiu para a inspiração, construção e finalização das ideias das
obras das citadas mestras, não só como orientadora de competência profissional
e metodóloga, mas também, como profunda conhecedora das ciências sociais e
teológicas.
Muito obrigada
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