O que é o ensino noturno diferenciado.
É uma proposta curricular com identidade
própria, pioneira no Brasil e que contempla as especificidades do trabalhador
estudante na busca por uma educação que
possibilite a permanência do estudante na escola, assim como o seu
desenvolvimento e a sua formação para a vida e, para o trabalho. A proposta
enfatiza a reformulação curricular para este turno de ensino, com foco nas
peculiaridades dos estudantes do turno noturno, conforme previsto no Art. 4º,
inciso VI da LDB nº 9.394/96 que assegura como dever do Estado a “oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando”.
O DIFERENCIAL DA PROPOSTA:
Organização Curricular
. Blocos semestrais;
. Carga horária do curso – 2.400h –
1.800h de atividades presenciais – Base Legal – obrigatória + 600h de
atividades vivenciais ofertadas por meio de um projeto interdisciplinar.
. Aula em bloco por área de conhecimento;
. 02 tempos de 90 minutos correspondente
a 04 aulas de 45 minutos (ex. 2 aulas de Biologia e 02 aulas de Química);
. Carga horária anual: 800 horas (200
dias x 3 horas = 600 horas presenciais + 200 horas de atividades
complementares).
. Formação continuada para os
professores;
. Desenvolvimento de projeto
interdisciplinar para Mostra Científica ao final de cada semestre.
|
A ideia nasceu em 2006, foi implantado em 11 escolas em 2007.
A partir de 2010 houve a expansão para 35, 2012 para mais 35 e 2014 para toda a
rede. O RN serviu de referencia para o Estado do Paraná, Ceará e ainda recebeu
a visita de técnicos do Rio Janeiro, para conhecer a proposta.
.
Acesso e permanência e o direito à aprendizagem
.
Ampliar o acesso da faixa etária acima de 18 anos com a garantia das mesmas
condições do diurno.
.
Ampliar ações de superação da distorção idade-série.
.
Consolidar a identidade e a organização curricular desta etapa educacional.
Números do
ensino noturno no Estado em 2013 - Cerca de 87.278 e uma evasão de 17,3%.
Fonte: SEEC/SUEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário